Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Análise crítica do simulado: instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Januária(UFVJM, 2019) Vieira Júnior, Emanoelito Fernandes; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Frota, Roberto CominiO objetivo deste trabalho é analisar em que medida o Simulado, um instrumento avaliativo usado no IFNMG – Campus Januária, contribui para uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino médio. Assim como foi adotado no Campus Januária, conforme regulamento interno, o uso desse instrumento avaliativo nas instituições de ensino vem crescendo, pois há uma preocupação da família e da escola em promover uma preparação dos alunos para a realização de exames vestibulares, ENEM, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualititativa numa perspectiva exploratória, configurando-se ainda como um estudo de caso. Foi enfocada numa abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários a docentes e discentes como forma de coleta de informações. Para o desenvolvimento do trabalho, fez-se uma análise geral da história da educação profissional, um estudo sobre a avaliação da aprendizagem e sobre instrumento avaliativo. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é uma área da educação que ainda é muito discutida em razão da visão que docentes, pais/alunos/escola têm dessa ação, da confusão que há entre o que é avaliação (processo avaliativo) e do que se pensa ser avaliação (exame, prova), esta última constituída com o passar dos anos e a mais praticada. Assim, foram usados, como referencial teórico, autores como Ribeiro (2011), Gil (2010), Cunha (2009), Chueiri (2008), Luckesi (2008), Vasconcellos (2008), Veiga (2007), Villas Boas (2004), Haydt (1998), Moreira (1997), Aranha (1996), Romanelli (1986). Hoffmann (1993) entre outros. Durante o estudo, aplicaram-se os questionários aos envolvidos com o simulado que são os membros da comissão organizadora do simulado, os docentes e os discentes. Através dos quais, pôde-se realizar uma análise da percepção dos participantes da pesquisa quanto à concepção de avaliação, das questões apresentadas para a prova, bem como a discussão delas em sala de aula, e as contribuições do simulado para o processo de ensino. Assim, a partir do arcabouço teórico e das informações levantadas com os questionários aplicados, percebeu-se que o estudo proporcionará às instituições uma reflexão sobre essa prática adotada como parte da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Januária, o formato como o simulado vem sendo trabalhado está voltado para um processo de treinamento do aluno para os processos de seleção como ENEM, vestibular e não como parte do processo de avaliação na qual se possa diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e planejar estudos de recuperação.