Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Análise do livro didático para educação do campo da coleção girassol: letramento e alfabetização(UFVJM, 2015) Sousa, Paulina Barbosa de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Valiengo, Amanda; Costa, Patrícia de Fátima SouzaO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública, que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico do professor, por meio da distribuição de livros didáticos que atendam toda a educação básica (ensino fundamental e médio). O foco da investigação aqui proposta está no livro didático (LD) do 1º ano da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, denominado Letramento e Alfabetização. Essa dissertação visa investigar como o LD de Letramento e Alfabetização faz parte das interações no processo de alfabetização e letramento do sujeito campesino. Para tanto, como categoria da análise escolho a Análise de Conteúdo na proposta de Laurence Bardin (2011), e esta se refere à análise de conteúdo como um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que estão em constante aperfeiçoamento. Dentro desta categoria de análise utilizo também duas outras categorias: Alfabetização e Letramento. A presente dissertação é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo utilizo de algumas ferramentas teóricas: LD como produto cultural e comercial, ideologia e LD, conceituo Alfabetização e Letramento na perspectiva de Soares (1990, 2003, 2004), Mortatti (2004), Pérez (2008), Ferreiro & Teberosky (1986). No segundo capítulo proponho discussões acerca do PNLD, PNLD Campo, funções do LD na perspectiva de Choppin (2004), apresento o Guia Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo proponho as discussões sobre como a Alfabetização e Letramento são propostos no LD da Coleção Girassol. Para tanto, analiso as atividades propostas e as orientações destinadas ao professor.