Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
1 results
Search Results
Item Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)(UFVJM, 2017) Pacheco, Alessandra Cristina; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Máximo, Geovane da Conceição; Ramalho, Mara LúciaEsta pesquisa tem como principal objetivo investigar as possíveis ações implementadas pela Escola Estadual Matta Machado que contribuem para o desempenho dessa escola no IDEB, bem como identificar, de maneira geral, se e como são utilizados os resultados expressos pelo IDEB, e quais as possíveis ações utilizadas pela Escola diante desses dados. Na perspectiva de responder aos objetivos deste estudo, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos através de análise documental, observações não participantes e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os documentos selecionados da escola pesquisada foi utilizada a análise de conteúdo, e para a análise dos dados empíricos foram elaboradas categorias de análise. Os resultados encontrados, confirmando as evidências de outras pesquisas, apontam que os fatores associados ao desempenho da escola no IDEB são: dedicação e compromisso dos profissionais com o processo de ensino e aprendizagem; participação e acompanhamento dos pais; gestão democrática; trabalho em equipe; ambiente escolar respeitoso e harmônico; foco na avaliação como reguladora do processo de ensino e aprendizagem; foco nas atividades de leitura e escrita; intervenção contínua e paralela. Entretanto, os indicadores de qualidade da escola investigada fazem parte de um contexto. Assim, não devem ser tratados isoladamente. Cada escola possui suas especificidades, motivo pelo qual seus indicadores não devem ser entendidos como 'fórmula de qualidade'.