Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A efetividade do programa de intervenção pedagógica: um estudo de caso na Escola Estadual professor Leopoldo Miranda em Diamantina - MG
    (UFVJM, 2015) Fernandes, Xymene Trindade; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Veloso, Geisa Magela
    O Programa de Intervenção Pedagógica II (PIP II) é temática dessa pesquisa que materializou-se na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda (EEPLM), em Diamantina – MG, vinculada à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educacionais, teve, como objetivo geral analisar a efetividade do Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, no período de 2011 a 2013. Os objetivos específicos oportunizaram: conhecer o Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda no período de 2011 a 2013; analisar a efetividade do PIP II com base no Guia de Organização e Reorganização do PIP 2013; e analisar os elementos que dificultaram a efetividade do PIP II na EEPLM. Quanto à natureza e abordagem metodológica, essa pesquisa é qualitativa, possuindo características metodológicas descritivas e analíticas. Apresenta-se por um estudo de caso, tendo, como técnica, a pesquisa documental, utilizando a análise de conteúdo para interpretação dos dados. A delimitação da pesquisa deu-se no 9º ano do Ensino Fundamental por ser nessa fase de ensino a ocorrência de avaliação pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) que subsidia a organização e reorganização do PIP II nas escolas. Os resultados obtidos mostram o desenvolvimento de ações pela escola, visando atender as necessidades para que o ensino-aprendizagem acontecesse com êxito, porém evidenciaram-se questões dificultadoras do processo de ensino-aprendizagem relacionadas à falta de comprometimento dos alunos com os estudos e a pouca participação da família, à indisciplina, à violência e ao comprometimento do professor, à orientações pedagógicas equivocadas por parte de inspetor escolar, à dificuldade na utilização do Currículo Básico Comum, ao fracasso na efetivação da interdisciplinaridade, ao privilégio no atendimento às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa em detrimento das demais, às dificuldades na participação dos alunos na avalição do PROEB, ao grande quantitativo de alunos em progressão parcial, às ações do PIP II voltadas para o treinamento de habilidades e competências, ao número reduzido de analistas para o atendimento às escolas, às dificuldade de acesso aos municípios pelos analistas, às características e dimensões territoriais, às condições socioeconômicas dos alunos, à falta de recursos para o desenvolvimento do trabalho, à ausência de diagnóstico da realidade para implementação de políticas públicas, a desvalorização dos profissionais da educação, às condições precárias de trabalho nas escolas, à violência dos alunos contra professores, diretores e colegas de classe, à valorização de avaliação quantitativa em detrimento da qualitativa, à ausência de formação interdisciplinar para os professores e equipe pedagógica, e, ainda, sobrecarga de trabalho, tanto para os professores, quanto para os analistas do PIP II. A hipótese levantada nessa pesquisa confirmou-se, ou seja, o Programa de Intervenção Pedagógica II não se mostrou efetivo, uma vez que não houve melhoria para os alunos do 9º ano em relação ao ensino de qualidade,