Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item O aluno surdo na escola regular: um olhar sob o viés da inclusão(UFVJM, 2017) Fernandes, Maraísa Kíssila Oliveira; Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Ramalho, Maria Nailde Martins; Ferreira, Bárbara Carvalho FerreiraNo atual contexto, a legislação brasileira tem procurado proteger e garantir uma educação inclusiva, para que todos os alunos, independente de diferenças, tenham acesso à educação de qualidade, porém, a prática cotidiana nem sempre se desenvolve como o estabelecido nas políticas públicas. Apesar do crescimento da educação inclusiva e do „reconhecimento‟ da cultura surda e de amparos legais, estudos apontam a ocorrência do fracasso escolar de alunos surdos. Esta pesquisa teve como foco a inclusão escolar de alunos surdos, com o objetivo de analisar se e como tal processo ocorre em uma escola pública da cidade de Diamantina. Tendo em vista tal questionamento, apresentou como objetivos específicos: (i) averiguar se e como a inclusão de surdos se dá na escola; (ii) identificar como a inclusão tem sido tratada nos documentos da escola que institucionalizam o atendimento a pessoas com deficiência; e (iii) desvelar o diálogo existente entre os documentos orientadores da ação inclusiva dos docentes na escola e a organização de práticas pedagógicas. Para responder aos objetivos deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de dados produzidos através de análise documental, observações e entrevista. Posteriormente, foram realizadas a análise de conteúdo dos documentos selecionados da escola pesquisada e a construção de categorias dos dados empíricos produzidos. Foram produzidas seis subcategorias, a partir dos documentos selecionados. Tais subcategorias embasaram a construção de cinco categorias que organizaram as informações e as falas presentes nos materiais de pesquisa (extratos das entrevistas e diários de campo). Dessa forma, foi possível constatar, no que tange à inclusão de alunos surdos na escola pesquisada, além das dificuldades relacionadas à educação inclusiva de modo geral, outros problemas e peculiaridades tais como a falta de formação de profissionais, a dificuldade de aplicação de práticas pedagógicas diferenciadas e a não implantação de ações previstas nos documentos norteadores da escola.