Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise da motivação para o exercício profissional dos docentes no IFNMG/Araçuaí: influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira
    (UFVJM, 2021) Dornas, Tábata Teixeira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino Serretti
    A motivação docente é um dos fatores que colaboram com a eficiência no exercício das funções profissionais na área da educação e pode ser influenciada por fatores internos e externos em um continuum, segundo a Teoria da Autodeterminação. A presente pesquisa objetivou analisar a influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira profissional, na motivação docente. A população foi constituída por 27 docentes do IFNMG Campus Araçuaí. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Google formulários software. Adotou-se a uma pesquisa institucional com a metodologia da pesquisa descritiva de opinião pública. Os resultados obtidos permitem concluir que a estabilidade, o reconhecimento externo de alunos, comunidade acadêmica e colegas, as atitudes dos superiores hierárquicos a estrutura e organização do trabalho e o plano de carreira foram considerados como os fatores que exercem maior influência na motivação docente. Estes fatores podem direcionar a criação de estratégias institucionais, capazes de mobilizar mudanças positivas e fomentar a motivação docente. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas particularidades, as conclusões e recomendações são restritas ao universo de estudo. Sugere-se que as contribuições tenham continuidade contrapondo características regionais das Instituições e outras teorias que permeiam o tema motivação.