Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Motivos da evasão escolar na visão dos alunos evadidos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Arinos(UFVJM, 2019) Batista Júnior, Aherton; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Santos, Rosana Baptista dos; Alves, Thamar Kalil de CamposA evasão escolar tem sido associada à retenção e repetência do aluno na escola, a saída do aluno da instituição escolar, a saída do aluno do sistema de ensino, a não conclusão de um determinado nível de ensino ou ao abandono da escola. O ensino profissional possui uma história de mais de 100 anos de existência. Apenas entre os anos de 2003 e 2016 foram construídas mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando, atualmente, 644 Campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em funcionamento. A evasão, especialmente nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, é um fenômeno de causas variadas e complexas. Diagnosticá-la, compreender seus determinantes e propor soluções eficazes para seu controle parece um caminho ainda um tanto obscuro. O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos da evasão escolar no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Arinos sob a ótica dos alunos evadidos entre os anos de 2010 a 2017. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa no Campus Arinos. Primeiramente foi realizada uma pesquisa documental, o que permitiu fazer o diagnóstico da evasão escolar no Campus Arinos nos anos de 2010 a 2017 e delinear o perfil dos alunos evadidos. Ademais, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 06 alunos evadidos, selecionados de acordo com o perfil delineado pela pesquisa documental. Os resultados apontam que o perfil dos alunos evadidos é representado por alunos dos primeiros anos, independente do curso, do sexo masculino, proveniente da cidade de Arinos, com idade entre 15 e 16 anos, da raça parda e que possuem renda familiar per capta inferior a um salário mínimo e meio. Como causas principais motivadoras da evasão escolar estão a dificuldade de adaptação à jornada de aulas, medo da reprovação, não identificação com o curso escolhido e o bullying. Apesar de haver um esforço institucional e governamental de estímulo à permanência e êxito do aluno na escola, tais esforços ainda se mostram insuficientes diante das dificuldades econômicas e sociais quais passam as famílias da classe trabalhadora brasileira, em especial, àquelas provenientes de regiões pobres, até então esquecidas pelo poder público, no tocante a educação de qualidade e a formação profissional.Item Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais(UFVJM, 2017) Chaves, Vanusa Soares; Paccola, Rivaldo Alfredo; Santos, Amedis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Thamar Kalil de Campos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaAo longo da história das civilizações, as universidades desempenharam importante papel em prol do desenvolvimento das sociedades, sendo portadoras de uma herança cultural de saberes, ideias e valores. A transmissão desse legado é imprescindível para o avanço científico e tecnológico, mas também fundamental para a construção de uma cultura voltada para um ensino metaprofissional, metatécnico, que forme o profissional ético e consciente da sua importância no processo de transformação social. As funções da educação superior estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207 que assim dispõe: ―as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão‖. A compreensão deste comando constitucional pelos sujeitos envolvidos no processo de formação acadêmica traduz-se em perceber a importância da atividade extensionista em sua dimensão social e humanista, capaz de reunificar os saberes compartimentados pelas rígidas especializações disciplinares e não apenas como um resíduo ou apêndice da ação universitária em seu viés assistencialista, ações sociais típicas das perspectivas liberais. Considerando a importância da extensão para a formação profissional do discente, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizado em maio de 2012, criou a Política Nacional de Extensão Universitária, que ratificou o Plano Nacional de Extensão Universitária de 1999 e acrescentou outros objetivos necessários ao enfrentamento dos novos desafios para o fortalecimento da extensão universitária no país, sendo que um dos pontos que interessa à pesquisa em tela é o Objetivo 5 constante neste documento que visa ―estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade‖. Com fundamento na supracitada meta, a pesquisa em tela se propõe a investigar como a prática extensionista pode promover uma interligação de saberes através de metodologias multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais e como a mesma pode contribuir para a formação profissional do discente, a partir da análise da experiência vivenciada por 25 (vinte e cinco) acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Educação Física das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni/DOCTUM e Universidade Presidente Antonio Carlos/UNIPAC, ambas localizadas em Teófilo Otoni/MG, no Vale do Mucuri, em um Projeto de Extensão denominado Universitário Cidadão, realizado durante 15 dias das férias escolares de julho de 2011, nas cidades mineiras de Itaipé e Setubinha que apresentavam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esta experiência extensionista idealizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, gestada como política pública de combate à pobreza nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu ênfase ao trabalho de equipes multiprofissionais, não sendo parcos os exemplos de interação entre os vários cursos de graduação. Após 06 (seis) anos desta incursão em campo pelos discentes, quando já se graduaram e estão (ou não) inseridos no mercado de trabalho, atuando (ou não) nas respectivas profissões, recolhemos as impressões destes dias de aprendizado interprofissional para analisar o impacto da atividade extensionista na formação profissional dos egressos. A pesquisa tem cunho qualitativo e a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e exploratória, sendo utilizada a análise documental e bibliográfica, além de estudos correlacionais. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a oito participantes e a análise de dados foi organizada conforme metodologia apropriada da obra intitulada Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.