Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente

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PPGSSA - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente

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    Saúde mental e estratégias de coping de estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social
    (UFVJM, 2021) Mendes, Tâmaro Chagas; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Leite, Roberta Vasconcelos; Oliveira, Graziella Lage
    Introdução: Devido ao surgimento da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e à orientação para realizar o distanciamento social, as atividades teóricas e práticas do curso de medicina foram suspensas em decorrência do risco de contágio pelo novo coronavírus. Pesquisas nacionais e internacionais demonstram que a ausência das aulas presenciais e a interrupção de outras atividades acadêmicas provocaram significativo sofrimento psíquico nos estudantes de medicina, fazendo-os mobilizar diferentes estratégias de enfrentamento (coping) para lidar com as situações difíceis deste momento. Objetivo: Identificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e as estratégias de enfrentamento (coping) de estudantes de medicina no contexto da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social. Método: Trata-se de um estudo transversal com 141 estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A saúde mental dos estudantes foi avaliada com a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e as estratégias de enfrentamento foram avaliadas com o inventário Brief COPE. Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 por meio da plataforma Formulários Google. O teste qui-quadrado de Person foi usado para examinar a associação entre variáveis categóricas e depressão, ansiedade e estresse. A correlação de Spearman foi utilizada para avaliar a correlação entre depressão, ansiedade e estresse e as estratégias de enfrentamento agrupadas em categorias funcionais (foco no problema, foco na emoção e evitação), realizando o teste r-to-z de transformação de Fisher para avaliar se havia diferenças significativas entre as correlações. O teste t de Student para amostras independentes foi utilizado com o objetivo de investigar se havia diferença no uso de estratégias de enfrentamento entre os estudantes no nível normal e nos níveis mínimo a muito grave de depressão, ansiedade e estresse. Resultados: Em relação à saúde mental dos estudantes, 97 (68%; IC95%: 60,7-75,9) demonstraram sintomas de depressão, 80 (56,7%; IC95%: 48,5-64,6) demonstraram sintomas de ansiedade e 102 (72,3%; IC95%: 64,4-79,1) demonstraram sintomas de estresse. Os fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram faixa etária (25-30), sentir-se seguro para ter aulas práticas, histórico de acompanhamento psicológico/psiquiátrico, diagnóstico de covid-19 e autoavaliação de que a saúde mental piorou durante o período da pandemia. Estudantes com sintomas de depressão, ansiedade e estresse usaram mais estratégias de enfrentamento da categoria evitação, principalmente autoculpa e desinvestimento comportamental. Estudantes no nível normal usaram mais estratégias focadas no problema e na emoção, principalmente aceitação. Conclusão: Nossos resultados demonstram a relação significativa entre estratégias de enfrentamento e presença de comprometimento psicológico em estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19.
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    Saúde mental e o uso abusivo de álcool e outras drogas em universitários
    (UFVJM, 2021) Brígido, Luciana Aparecida de Morais; Drummond, Andréia Maria Araújo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Drummond, Andréia Maria Araújo; Murta, Agnes Maria Gomes; Mattos, Flávio de Freitas; Halboth, Nadia Veronica; Pinto, Rafaela da Silveira; Andrade, Renata Aline
    O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas entre os universitários têm gerado uma série de problemas psicossociais por estar associado ao desencadeamento de transtornos mentais e ainda coincidir com um período de transição do ensino médio à universidade. O objetivo dessa pesquisa foi identificar o uso indiscriminado de álcool e outras drogas, associando-os a transtornos mentais relatados pelos universitários. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se do Questionário para Triagem do uso de Álcool, Tabaco e Outras Substâncias, a Escala de Dependência de Álcool e o Self-Reporting Questionnaire, aplicados via plataforma online (Google Forms), além da coleta de dados sociodemográficos, socioeconômicos, condições de saúde, ano de admissão, curso e regularidade na universidade. Participaram da pesquisa um total de 310 universitários com 18 anos ou mais de idade, sendo que 94,8% (n=275) tinham até 30 anos de idade. A idade média foi de 23,08±4,38 anos, sendo a maioria do sexo feminino (63,5%, n=197), solteira (93,8%, n=291) e residentes em Minas Gerais (95,5%, n=273). A maioria relatou ser heterossexual (73,7%, n=232), entretanto, apenas 49,2% da amostra (n=155) optou por relatar a identidade de gênero, sendo a maioria mulher ou homem cisgêneros (54,7%, n=127). A grande maioria dos universitários não trabalha (84,4%, n=266) ou recebe bolsa de iniciação científica (86%, n=271), mora com amigos em repúblicas ou familiares (77,1%, n=243), estuda em horário integral (64,1%, n=202) na área da saúde/biológicas (49,2%, n=155), tendo ingressado na universidade entre os anos de 2018 e 2019 (41,2%, n=130). Na avaliação de sofrimento mental dos universitários, observou-se que metade da amostra apresentou sofrimento mental (49,2%, n=155). Segundo o risco do padrão de consumo de cada droga questionada, observou-se que nenhuma droga foi classificada como alto risco, não sugerindo dependência pelos universitários participantes. Porém, observou-se risco moderado para tabaco (16,8%, n=52), maconha (11%, n=34), cocaína (3,9%, n=12) e álcool (1,3%, n=4). As instituições de ensino devem focar em estratégias mais eficientes e viáveis para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas por meio da criação de espaços de acolhimento de universitários, troca de experiências e apoio profissional. Ainda, faz-se necessário uma maior inserção do tema na formação acadêmica para que este fenômeno seja amplamente compreendido.
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    Da loucura ao crime: perspectivas das medidas de segurança ente a Reforma Psiquiátrica aderida pelo Sistema Único de Saúde
    (UFVJM, 2013) Gonçalves, Renato Santos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga Júnior, Américo; Lessa, Angelina do Carmo; Carvalho, Marivaldo Aparecido de