PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)

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    Subnotificação de doenças no SINAN- a percepção do profissional da atenção primária
    (UFVJM, 2018) Pinho, Débora Santos de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Oliveira, Wellington de; Coelho, Fernanda Helena Marques
    Os Sistemas de Informação em Saúde são ferramentas fundamentais para a Epidemiologia e Saúde Pública. Transmitem informações imprescindíveis para a formulação de políticas públicas, bem como para a incorporação de ações e estratégias de enfrentamento a doenças e agravos. No Brasil, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação é o principal sistema de informação utilizado pela Atenção Primária, cujo objetivo primordial é fornecer informações de saúde sobre as regiões de saúde, por meio da coleta, processamento, análise e transmissão de informações relacionadas às doenças, agravos e eventos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa- qualitativa desenvolvida através da aplicação de questionário semiestruturado, do tipo atitudinal ou Likert, a 51 profissionais Enfermeiros e Médicos da Atenção Primária à Saúde de um município mineiro, a fim de averiguar a percepção dos profissionais sobre o SINAN e o processo de notificação de doenças. Para a análise dos dados, foi realizado o teste de correlação qui-quadrado e o cálculo das frequências absolutas. De acordo com os dados obtidos, existem fatores que contribuem com o processo de notificação de doenças e fatores que dificultam a correta notificação de doenças nos Sistemas de Informação em Saúde. Concluiu-se que, apesar da existência de subnotificações no SINAN, a notificação é percebida pelos profissionais como um processo de grande importância para a epidemiologia e saúde pública.
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    Restaurante universitário: avaliação da segurança alimentar e nutricional
    (UFVJM, 2018) Silva, Thânia Cristiane Rocha e; Pires, Ivy Scorzi Cazzeli; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Ivy Scorzi Cazzeli; Miranda, Lucilene Soares; Neumann, Dora
    A Segurança Alimentar e Nutricional tem por finalidade garantir alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, baseadas em práticas alimentares voltadas para a saúde, a maneira como os alimentos são produzidos e consumidos é fundamental para garantir a segurança alimentar e nutricional, pois sabemos que a segurança alimentar e nutricional não se limita apenas ao fornecimento de quantidades adequadas de alimentos, devendo ser levado em consideração o aspecto nutricional, a qualidade e o aproveitamento biológico. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o cumprimento satisfatório da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216 e as recomendações do PAT. Justificava: Sabendo que o Restaurante Universitário trata-se de uma vertente para Segurança Alimentar e Nutricional, o tema apresentado torna-se relevante, uma vez que avalia dados, no que tange à segurança alimentar e nutricional dos usuários. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo observacional descritivo transversal, cujo referencial teórico utilizado serão legislações e livros publicados acerca do assunto e o referencial metodológico. O estudo será realizado a partir de dados disponibilizados através do cardápio referente a 03 (três) dias consecutivos, considerando para os cálculos de macronutrientes e fibras os seguintes valores: CHO 60%, PTN 15%, LIP 25% e Fibras 25g e aplicação de itens selecionados no check list da ANVISA. Para a avaliação do check-list da ANVISA (2006) foram classificados de acordo com o percentual de conformidade em três grupo: sendo grupo I de 76 a 100% satisfatório, grupo II 51 a 75% regular e grupo III 0 a 50% insatisfatório para observação quanto ao modo de produção dos alimentos, bem como a manipulação e condição do espaço físico. Considerações Finais: Através da avaliação dos cardápios e da aplicação do check list, identificou-se que o percentual médio diário de macronutrientes foram os seguintes: PTN (37,22%) e o NDPCAL 22,45%, CHO (33,57%), LIP (29,21) e o percentual médio diário de fibra de (11,46%). Nos quesitos higiênico-sanitária avaliados através do check list da anvisa, observou-se os seguintes percentuais: local de trabalho (100%), banheiros (66%), cuidados com a agua (100%), cuidados om lixo (100%), manipuladores de alimentos (75%), matéria prima (100%), preparo dos alimentos (71,44%), distribuição dos alimentos (83,33%). Deste modo, entende-se que o restaurante estudado, apesar das limitações viabiliza Segurança alimentar e Nutricional, e que a pesquisa poderá trazer contribuições para o seu funcionamento no que tange ao cumprimento satisfatório da Resolução da Diretoria Colegiada RDC/216.
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    Desenvolvimento de um ambiente virtual para farmacêuticos da atenção básica à saúde
    (UFVJM, 2018) Medeiros, Sâmia Aguiar; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Ribeiro, Liliane Consolação Campos; Barrado, Jean Carlos dos Santos
    Essa produção técnica relata o desenvolvimento de um ambiente virtual direcionado aos farmacêuticos da atenção básica à saúde abrangendo ações e políticas de assistência farmacêutica em âmbito municipal, visando minimizar os impactos causados pela pulverização das informações, orientações e pela rotatividade profisional que reflete na descontinuidade das ações e serviços de saúde já implementados. Portanto foi utilizada a metodologia de desenvolvimento em três fases, sendo a primeira a constituição de um grupo de trabalho composto por farmacêuticos municipais e regionais que delimitou os temas de interesse do ambiente, a segunda fase envolve o planejamento dos módulos e sistematização das informações e orientações que seriam hospedas no ambiente virutal e a terceira fase comprrendeu a projeção das telas em ambiente de domínio público. Está previsto a implementação do ambiente virtual nos trinta e cinco municípios jurisdicionados a SRS/Sete Lagoas, explicitando as funcionalidades e vantagens que a utilização regular da tecnologia pode proporcionar ao ser incorporada ao ambiente de trabalho, avaliação constante do emprego da ferramenta, a necessidade de inserção, alteração ou retirada de conteúdos e a satisfação do público alvo. Espera-se que o ambiente virtual auxilie no processo de disseminação, organização e acesso das informações contribuindo para otminização dos procesos de trabalho proporcionando a manutenção de um ambiente participativo, democrático e de proximidade entre os farmacêuticos municipais e regionais além de buscar uma ferramenta de qualificação profissional.
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    Análise dos comitês municipais de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal nas regiões de saúde de Sete Lagoas e Curvelo-MG
    (UFVJM, 2018) Lodi, Gabriela Souza França; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Barroso, Heloísa Helena; Rodrigues, Letícia Alves; Medeiros, Ana Paula Antunes de
    A implantação dos comitês de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal é uma política pública do Ministério da Saúde, que vem sendo adotada no Brasil desde meados da década de 90. Consiste em uma estratégia para alcançar avanços na assistência materno-infantil, redução de mortes evitáveis e, consequentemente, diminuição da mortalidade materna, fetal e infantil. Dessa forma, a atuação dos comitês é também um instrumento de gestão, capaz de dar visibilidade e de gerar pensamento crítico a respeito da mortalidade fetal, infantil e materna. Entretanto, para que esse papel tão importante dos comitês seja alcançado, eles devem estar implantados e efetivamente funcionantes em todos os municípios. O objetivo do presente estudo foi caracterizar os comitês municipais de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal das regiões de saúde de Sete Lagoas e Curvelo-MG quanto ao perfil dos seus membros, processo de implantação e funcionamento. Trata-se de um estudo de corte transversal, abordagem quantitativa e caráter descritivo, que pesquisou os comitês dos 35 municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas. Foram aplicados questionários para as referências técnicas dos comitês e secretários municipais de saúde. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e do teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 95% (p<0,05). Sobre o perfil dos participantes, constatou-se que a formação predominante é em enfermagem e que eles possuem, em média, idade acima de 30 anos e tempo no cargo superior a quatro anos. A respeito da implantação, observou-se que a maioria dos municípios possui comitê implantado, oficializado e atuante, mas muitos não realizam cronograma nem registro das reuniões. Quanto ao funcionamento, muitas foram as fragilidades encontradas, tais como inexistência de discussão conjunta entre os membros, não realização da correção da causa básica do óbito, falta de divulgação dos dados e dos relatórios finais das análises e ausência de atividades de mobilização social. Dentre os entraves enfrentados pelos comitês, os mais citados foram: dificuldade de acesso aos documentos necessários para a investigação, falta de suporte da SRS e necessidade de capacitação. Os achados do estudo permitiram identificar diversas deficiências e dificuldades nos processos de trabalho dos comitês, o que indica a existência de inadequações em seu funcionamento. Esse fato alerta sobre a necessidade de qualificação das ações dos comitês, objetivando o aumento da sua efetividade na redução da mortalidade materna, infantil e fetal.
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    Representações sociais dos profissionais da rede de atendimento e proteção social sobre as famílias de crianças e adolescentes que sofreram violência
    (UFVJM, 2018) Rocha, Andreza Aparecida; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant’Anna, Paulo Afrânio; Novaes, Adelina de Oliveira; Lima, Josélia Barroso Queiroz
    O fenômeno da violência encontra na família espaço propício para a sua naturalização, principalmente, no que se refere às crianças e aos adolescentes. Ao buscar entender a complexidade desse fenômeno e a necessidade de ações interdisciplinares na prevenção e tratamento das sequelas produzidas por ele, este trabalho possui o objetivo de identificar as Representações Sociais dos profissionais atuantes na Rede de Apoio e Proteção Social sobre famílias de crianças e adolescentes que sofreram violência, bem como suas influências no processo de inclusão destas famílias nas ações da Rede do município de Diamantina- MG. O presente estudo justifica-se pela importância das relações familiares no processo de socialização, o que aponta para a relevância de sua consideração no processo de atendimento profissional, bem como o reconhecimento histórico social das relações de classe que se estabelecem entre profissionais e grupos atendidos. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa exploratória, na modalidade de estudo de caso, na qual se utilizou as técnicas de entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. A análise dos dados se desenvolveu conforme análise de conteúdo sustentada pela Teoria das Representações Sociais. Os sujeitos do estudo foram os profissionais que atuam na Rede de Apoio e Proteção Social às Crianças e aos Adolescentes, que se encontram vinculados ao Grupo Rede Polícia e Família, que se reúne com o objetivo de traçar estratégias para o atendimento do município. A organização dos dados permitiu que o objeto de representação fosse compreendido em três aspectos diferentes, a saber: em contexto geral, de violência e de atendimento. Os sentidos apresentados indicaram as seguinte práticas: de caráter pedagógico e punitivo, com objetivo de corrigir os desvios comportamentais; de cunho altruístas e assistencialistas, com o objetivo de suprir as carências consideradas pertencentes ao público atendido; e do tipo acolhedoras que destacaram atitudes de empatia, escuta e crença no potencial das famílias. Os aspectos cognitivos das representações sociais, ancoragem e objetivação foram identificados. O primeiro distinguiu-se nos preceitos constitucionais que colocam a família enquanto base da sociedade, ao mesmo tempo em que essa deve ser protegida pelo Estado, neste sentido necessita encontrar-se em condição de vulnerabilidade, para atuação profissional. Já a objetivação apresentou-se por meio de um caráter especular do padrão de comportamento dos filhos, em relação ao comportamento familiar. Embora a maiora das práticas evidenciadas estejam pautadas na relação de verticalidade, as diferentes representações proporcionadas pela heterogeneidade do grupo, apresentam uma possibilidade de tensão nos padrões hegemônicos que pode ser acentuada por meio do processo de conhecimento, compreensão e conversação em torno das representações vigentes.
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    As representações sociais de estudantes de medicina sobre o curso
    (UFVJM, 2019) Quadros, Suzana Esteves; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant’Anna, Paulo Afrânio; Hemmi, Ana Paula Azevedo; Sampaio, Cristina Andrade
    O curso de medicina suscita no imaginário social um repertório de significados e valores do que é ser “estudante de medicina”. As representações sociais podem impactar na forma como o estudante se insere e vivencia o curso de medicina. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as representações sociais de discentes de medicina sobre o curso e seus impactos no processo de formação. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório baseado na Teoria das Representações Sociais com estudantes de medicina de uma universidade pública federal. A coleta dos dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal. Os interessados em participar da pesquisa foram distribuídos em quatro grupos focais, sendo 3 com 10 participantes e 1 com cinco. O material composto pelas gravações dos quatro grupos focais foi transcrito e organizado para a composição do corpus da pesquisa. O tipo de análise realizada foi a análise lexical e a interpretação dos resultados seguiu o referencial da Teoria das Representações Sociais. Para a realização da análise lexical do corpus foi utilizado o software IRAMUTEQ. Os segmentos de textos analisados pelo software apresentaram retenção de 91,78%, o que indica consistência da análise. Foram identificadas cinco classes de palavras delimitando campos semânticos que possibilitaram a construção de cinco categorias temáticas, a saber: Impactos do curso, Curso de Medicina, Profissão de Medicina, Organização do Curso e Investimento Pessoal. As categorias Impactos do curso, Curso de Medicina e Profissão de Medicina estão diretamente relacionadas, indicando que no campo da representação sobre o curso os aspectos relacionados aos impactos do curso na aprendizagem e na saúde dos estudantes estão associados a como eles percebem e caracterizam a formação em medicina e a profissão de médico. A categoria Organização do curso relaciona-se com a categoria Investimento Pessoal sugerindo que a organização e o desenvolvimento do curso afetam diretamente os esforços que os estudantes devem realizar para atender as expectativas e exigências impostas pelo primeiro. Os indicadores obtidos sinalizam aspectos relevantes sobre os impactos do curso na saúde mental dos discentes e reforça a importância dos serviços de apoio psicopedagógicos direcionados a este público. Também, as imagens, informações e condutas que os estudantes de medicina apresentam sobre o curso constituem-se como elementos importantes que podem colaborar para a reflexão do sistema de ensino do futuro médico.
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    Perfil nutricional, hábitos alimentares e estilo de vida dos servidores de uma instituição de ensino federal do norte de Minas Gerais, Campus Januária e sua relação com as doenças do trabalho
    (UFVJM, 2019) França, Evaldo Luiz; Miranda, Lucilene Soares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, Lucilene Soares; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Dias, Ana Catarina Perez
    A saúde do trabalhador está condicionada a diferentes fatores com múltiplos mecanismos de ação que interferem diretamente na qualidade de vida do trabalhador. Variáveis do tipo, estado nutricional, hábitos de vida, consumo alimentar e tipo de trabalho executado alteram a relação existente entre o binômio saúde /doença. O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil nutricional, o estilo de vida e a saúde ocupacional dos trabalhadores de uma instituição pública de ensino do norte de Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo cuja coleta de dados ocorreu nos meses de agosto a novembro de 2018. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) 2013, avaliado com o Critério de Classificação Econômica (CCEB), com variáveis relacionadas as características da saúde, voltado para as doenças ocupacionais e perfil nutricional, sendo aplicado nos trabalhadores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG – Campus Januária. Os dados foram tabulados e analisados no Software Excel 2013 sendo aplicada estatística inferencial para a descrição dos resultados. Foram avaliados 68 trabalhadores ativos, de forma voluntária, a maioria do sexo masculino (53%), pertencentes às classes sociais B1(41,18%) e B2 ( 41,18% ), lotados no cargo de técnico administrativo (67,65%), e no cargo de docente (32,35%), de cor parda (48,53%), residindo em residência própria (86,76%), natural da cidade da instituição (50%), com curso superior completo (91,18%) cujo chefe de família trabalhava regularmente ( 88,24% ).Quanto ao grau de satisfação com a saúde, a maioria (57,35%) demonstrou estar muito satisfeita com sua saúde, satisfeita com seu lazer (58,82%), satisfeita com sua alimentação (54,41%) e muito satisfeita com seu peso (42,65%). A grande maioria dos avaliados (75%) pratica atividade física, do tipo caminhada (27,94%), mais de duas vezes por semana (56%) com duração de 69 minutos em média, cujo objetivo principal é a saúde. Quanto ao perfil alimentar 82,83% dos indivíduos realiza mais de duas refeições por dia sendo o almoço a principal (95,59%) e consumida em casa. Em relação ao estado nutricional, 36,77% estão acima do peso e 10,29% são obesos. As patologias musculoesqueléticas foram as mais prevalentes e a lombalgia foi a queixa que mais se acentua com o trabalho executado. Destaca-se a importância da implementação de medidas ergonômicas no ambiente de trabalho, bem como o incentivo a prática permanente de atividade física e promoção da alimentação saudável.
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    Dificuldades e desafios no uso das metodologias ativas na área da saúde: revisão integrativa
    (UFVJM, 2019) Vigário, Alécia Elizandra; Sant´Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant´Anna, Paulo Afrânio; Guedes, Helisamara Mota; Sampaio, Cristina Andrade
    A formação profissional em saúde tem sido objeto de muitos debates no âmbito do Ensino Superior, principalmente após a aprovação das DCNs no começo da década de 2000 apontando a necessidade de mudanças no ensino em cursos da área da saúde no sentido de formar profissionais capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações que visem o bem-estar geral da comunidade e que atendam as diretrizes do SUS. Nesse contexto, as metodologias ativas têm sido recursos importantes para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. O presente estudo objetivou identificar as dificuldades e desafios que as instituições, docentes e discentes enfrentam no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa da literatura. A partir da análise dos artigos emergiram sete categorias: Fatores relacionados aos docentes, fatores relacionados aos discentes, fatores relacionados a organização do currículo, fatores relacionados ás instituições de ensino, fatores relacionados as interações, fatores relacionados á integração ensino-serviço e fatores relacionados a carência de pesquisas e avaliações das metodologias ativas. Embora sejam comprovados os benefícios e a viabilidade do uso das metodologias ativas, foram evidenciados no presente estudo, importantes dificuldades para o seu uso. Por fim, apontamos para a necessidade de manter esforços visando o seu aperfeiçoamento.
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    Educação farmacêutica na escola entre pais de alunos do ensino fundamental
    (UFVJM, 2019) Carvalho, Marcony Raimundo Figueiredo de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Bonadiman, Heron Laiber; Santos, Delba Fonseca
    A realização do presente estudo tem por base o conhecimento sobre a utilização de medicamentos em crianças e adolescentes através da compreensão de como pais de alunos do ensino fundamental promovem o uso de medicamentos em seus filhos. Seu objetivo é compreender como os cuidadores regulam a utilização de medicamentos em crianças e jovens na idade escolar: condutas mais comuns, seguimento da posologia, medicamentos utilizados, fontes dos medicamentos, associações e expectativas em torno dos medicamentos, tempo de tratamento, além da observação em relação à automedicação. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa e análise de conteúdo temática. Foi realizado na Escola Municipal Jorge Mascarenhas, localizada no município de Araçaí, Minas Gerais. Participaram desde estudo pais de alunos no ensino fundamental 1, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os dados foram obtidos através da realização de grupos focais no contexto da utilização racional de medicamentos e de acordo com os hábitos e culturas dos pais. Os dados do estudo foram submetidos à análise de conteúdo, procurando identificar as problemáticas debatidas durante as sessões dos grupos focais. Dentre os vários resultados alcançados, a pesquisa indicou um alto consumo de medicamentos por crianças e adolescentes mediado pelos pais, sendo importante a introdução de práticas para a construção de uma saúde pública focada no cidadão e em suas relações com o meio em que vive, como forma de melhoria da qualidade de vida. Sendo assim, a partir do estudo conseguiu-se o delineamento de proposta de ação em educação farmacêutica a ser desenvolvida no contexto pesquisado, o Projeto Farmácia com Alegria. Este é baseado nos resultados do estudo, servindo como instrumento para a Educação Farmacêutica nas escolas.
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    Simulação realística: uma estratégia para a capacitação de profissionais com enfoque no pré-natal
    (UFVJM, 2019) Reis, Síntia Nascimento dos; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Liliane da Conceição Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Miranda, João Luiz de; Vogt, Sibylle Emilie
    A organização da assistência obstétrica em todo mundo ainda enfrenta importantes desafios para a oferta de serviços de qualidades. Diante disso está pesquisa originou dois artigos que serão demonstrados separadamente. O artigo I objetivou avaliar a associação entre a qualidade do pré-natal e variáveis sociodemográficas de parturientes provenientes de uma região de saúde do Vale do Jequitinhonha. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal realizado com parturientes que deram entrada em uma maternidade no Vale do Jequitinhonha no período de julho a setembro de 2018. Considerou-se para avaliação da qualidade do pré-natal o índice de Kessner (IK) e o Programa de Humanização no Pré- natal do Ministério da Saúde. A assistência pré-natal se mostrou com vários problemas relacionados à sua adequação às recomendações do Programa de Humanização no Pré-Natal. A prevalência de inadequações foi de 21,4%, segundo critério utilizado por Kessner. O artigo II objetivou comparar o conhecimento, satisfação, autoconfiança e debriefing de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade e paciente ator. Trata-se de uma pesquisa quase experimental, sobre a simulação realística (paciente ator e simuladores de alta fidelidade). Para avaliar o conhecimento dos profissionais foi aplicado o mesmo instrumento avaliativo, em dois momentos: antes da parte teórica e após a simulação. Foi aplicada a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Experiência com o Debriefing. Houve diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas nas 2 provas (p<0,000), o conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação. A média geral da satisfação foi maior no grupo com atores (4,08) comparando com o SimMan (3,95). Também foi maior a autoconfiança com atores (4,13) comparado com o SimMan (4,08). O estudo mostrou que a utilização de diferentes estratégias de ensino é aceito pelos profissionais de saúde e contribui para o aumento do conhecimento.