PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/fe0f1f6d-b084-4bd3-8be7-3983aabbbdb9
Browse
Item Necessidades formativas dos egressos do curso de enfermagem na área do envelhecimento(UFVJM, 2020) Marques, Giselia Aparecida; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela Oliveira; Araújo, Christiane MottaAs necessidades curriculares e formativas na área de saúde do idoso e no atendimento das demandas específicas do processo de envelhecimento, para profissionais da área da saúde, em especial para os enfermeiros, são indispensáveis para uma formação adequada e atualizada com foco no novo perfil da população brasileira. Além disso, a população idosa em crescimento, apresenta fator de risco para diversas patologias, entre elas o novo coronavírus, que tem despertado a necessidade de reestruturação e melhorias na formação profissional voltadas a proteção, saúde e bem-estar do idoso. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as necessidades formativas levantadas pelos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, após sua inserção na prática profissional. Os sujeitos do estudo foram constituídos de 20 enfermeiros formados na UFVJM, que trabalham em serviços de saúde no município de Diamantina/MG. Este estudo de abordagem descritiva e qualitativa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM, parecer sob número 3.562.996. No primeiro momento foi realizado um extensivo levantamento bibliográfico, a fim de fornecer melhor compreensão do processo de transição demográfica, do envelhecimento da população e a relação das competências profissionais necessárias para o cuidado ao idoso na área de enfermagem. Para o levantamento das demandas profissionais necessárias na área do idoso, segundo a ótica dos próprios enfermeiros foi realizado uma entrevista semiestruturada aos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, formados no período de 2008 a 2018. A metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise de conteúdo para compressão dos dados, onde os discursos foram transcritos na integra e posteriormente categorizados em unidade de registro e unidade de sentido. Na análise dos dados observou que a abordagem sobre o envelhecimento na graduação é de extrema importância, bem como seu reflexo na prática profissional. Os entrevistados apontaram que os conteúdos abordados durante as disciplinas foram generalistas e superficiais, gerando grande insegurança no início da atuação profissional. Desta forma, essa pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da saúde do idoso e do processo de envelhecimento atualmente, especialmente devido aos fatores de risco associados ao idoso e da situação de isolamento social devido à pandemia do COVID-19. Bem como, fomentar a construção dos currículos do curso de enfermagem com abordagens mais aprofundadas nessa temática, tanto na teoria quanto na prática clínica.