PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)
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Item Ações de hemovigilância para rastreabilidade e prevenção de reações transfusionais: revisão da literatura(UFVJM, 2023) Assis, Isis Carvalho; Araújo, Alisson; Barroso, Heloísa Helena; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Introdução: A hemotransfusão é ato de transferir o sangue e seus componentes via endovenosa, podendo ser a única maneira de salvar uma vida ou melhorar rapidamente uma grave condição. Apesar disso, o receptor não está isento dos riscos relacionados à transfusão e estratégias podem ser adotadas para reduzir complicações. Nesse sentido, a hemovigilância contempla procedimentos de acompanhamento de todo o ciclo do sangue e de seus componentes desde doação até a transfusão para os pacientes, incluindo monitoramento e análise de eventos adversos. Objetivo: Descrever, por meio de uma revisão da literatura, as ações de hemovigilância que possibilitem rastrear e prevenir as reações transfusionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na qual os dados foram obtidos por meio de busca de estudos originais completos publicados em periódicos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, PUBMED/MEDLINE e SciELO. As buscas foram feitas entre junho de 2022 e abril de 2023 nos idiomas português, inglês e espanhol. Em relação à abordagem, os estudos foram classificados em ações preventivas tomadas e/ou indicadas para evitar novas ocorrências de reação transfusional e as ações propostas para rastrear a fonte do incidente. Resultados: Foram identificados 63 trabalhos dos quais 34 atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A capacitação de profissionais para identificação de reações transfusionais e o registro das ações envolvendo a transfusão para rastreio foram apontados como principais estratégias para prevenção de reações transfusionais. A utilização de sistemas eletrônicos, check-lists e instrumentos organizacionais podem ser úteis na prevenção de falhas no processo de hemotransfusão e na diminuição de subnotificações. A educação permanente em saúde articulada entre teoria e prática é necessária para que os profissionais sejam capazes de identificar falhas e promover transformações nos processos de trabalho. Além disso, é importante o encorajamento dos profissionais de saúde a reportar os eventos adversos com o intuito de fortalecer processos de trabalho focando na melhoria de fluxos identificados como pontos frágeis. Aliado a isso, padronização das notificações através de treinamento prévio em profissionais envolvidos no processo de transfusão pode ser uma ferramenta importante para evitar falhas e omissão de notificações. Conclusão: É necessário a implementação de educação permanente no serviço para efetivação da identificação e notificação de eventos adversos, bem como o estabelecimento de protocolos de hemovigilância nas instituições de saúde para prevenção e rastreabilidade de incidentes transfusionais.Item Avaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem(UFVJM, 2015) Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Alves, Marilia; Araújo, AlissonRESUMO Estudo de caráter quantitativo e descritivo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e a satisfação do cliente externo de um hospital pólo, referência para a região ampliada de saúde. Para coleta de dados utilizou-se o instrumento adaptado e validado no Brasil, intitulado de Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Dentre os clientes 53,4% era do sexo masculino, 43% com ensino fundamental incompleto, 52,9% casados, média de idade de 53,3 anos, média de internação hospitalar de 6,4 dias, 51,1% era a primeira internação na instituição. Os resultados apontaram que na avaliação dos três domínios, percebemos que os clientes externos relataram satisfação com o cuidado de enfermagem recebido uma vez que obtivemos uma média total de 3,7%, sendo que o domínio profissional foi o melhor avaliado seguido respectivamente pelos domínios de confiança e educacional. Esperamos que tais resultados forneçam ferramentas para subsidiar a gestão do serviço de enfermagem da instituição e forneça subsídios para a melhoria no processo de trabalho.Item Condições de vida e trabalho de profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid 19(UFVJM, 2020) Almeida, Álida Renata de; Araújo, Alisson; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Moura, Luciana Ramos deObjetivo: Identificar as condições de trabalho e aspectos emocionais de trabalhadores ou profissionais de enfermagem durante a Pandemia da COVID 19 em uma instituição de referência macrorregional em atenção terciária. Métodos: Estudo quantitativo descritivo transversal, com aplicação de questionário, contendo 24 perguntas fechadas. Foram entrevistados 138 profissionais da enfermagem, atuantes na pandemia da COVID-19. Resultados: Os achados evidenciaram que eram n 94 (68%) técnicos em enfermagem e n 44 (32%) enfermeiros. Do total de entrevistados, n 107 (78,1%) profissionais expuseram o medo de contaminação, resultando no distanciamento familiar e ao surgimento de crises de ansiedade, 66 (48,2%) e 39 (28,5%) dos casos, respectivamente. 114 (82,6%) dos profissionais entrevistados relataram usar paramentação completa, sendo que 24 (17,40%) não usavam. Dos que responderam não usar a paramentação completa, 20 pessoas (83,3 %) relataram não ver a necessidade do uso no setor. Já para 16,7% não havia paramentação completa disponível. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados não se sente acometido negativamente no que diz respeito a sua saúde mental, apesar de 78,1% relatar ter medo de contaminação pela COVID- 19 em seu ambiente de trabalho. Ainda, 78,1% declararam não ter doença crônica não transmissíveis. Nota-se, também, que a maioria dos participantes da pesquisa realiza algum tipo de ação no intuito de minimizar os possíveis impactos que a pandemia possa causar.Item Conhecimentos dos diretores das escolas públicas de Diamantina/MG quanto às legislações sobre alimentação saúdavel: aplicações, dificuldades e impactos junto à comunidade estudantil(UFVJM, 2021) Nascimento, Gustavo José Fonte Bôa do; Araújo, Alisson; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ferreira, Vanessa Alves; Ribeiro, Milton CosmeO objetivo deste trabalho foi analisar os conhecimentos de diretores de escolas públicas da rede municipal e estadual da cidade de Diamantina/MG quanto às legislações estaduais sobre alimentação saudável para o ambiente escolar, as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, suas abrangentes aplicações, dificuldades e impactos junto à comunidade estudantil. Trata-se de um estudo transversal descritivo, exploratório com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio a novembro de 2021. Foram entrevistados 35 diretores sendo (n=19 de escolas estaduais, n=09 de escolas municipais e n=07 de Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs), utilizando um questionário estruturado, do software Google Forms. Dentre as escolas municipais, 12 estavam localizadas na sede do município e 04 nos distritos e povoados. Na rede estadual 13 das escolas estavam localizadas na sede do município e 06 nos distritos e povoados. Os dados foram apreciados através de análises estatísticas descritivas realizadas através de tabelas de distribuição de frequência (absoluta e relativa) e gráficos. Toda a análise foi realizada no software Microsoft Excel 2010 e/ou Google Forms. Os resultados do presente trabalho indicaram que todos os diretores envolvidos na pesquisa possuíam algum grau de conhecimento acerca das legislações sobre alimentação saudável, entretanto tal conhecimento não foi verificado concernente a todas as leis, 82,90% (n=29) conheciam a Lei 15.072/04; 77,10% (n=27) a Resolução nº 1.511/10 e apenas 57,10% (n=20) a Lei 18.372/09. Em todas as escolas abrangidas pela pesquisa a modalidade de alimentação foi gratuita, o cardápio elaborado por nutricionistas e não se verificou a comercialização de produtos e bebidas em cantinas. A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas disciplinas de Ciências e Biologia foi de conhecimento de 71,40% (n=26) dos participantes. Foi possível deduzir pelo estudo que em 68,57% (n=24) das escolas o corpo docente estava apto a transmitir aos alunos conceitos da EAN. Mudanças positivas têm sido observadas junto aos alunos, posto que em 74,29% (n=26) das instituições pesquisadas os discentes demonstraram melhor aceitação da alimentação saudável servida no ambiente escolar. A partir dos resultados foi possível inferir que a comunidade estudantil assistida pelas escolas do presente estudo esta incorporando novos e saudáveis hábitos alimentares em seu cotidiano, assim como constatou-se a fragilidade no desenho traçado pelas legislações estaduais para a promoção da alimentação saudável em escolas públicas, referente ao envolvimento dos seus diversos atores sociais e a sociedade civil.Item O curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina: articulação de seu projeto pedagógico com as diretrizes curriculares nacionais(UFVJM, 2018) Medeiros, Ana Paula Antunes de; Araújo, Alisson; Salvador, Lucimar Daniel Simões; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ramos Júnior, Silvio Pereira; Ribeiro, Liliane da Consolação CamposA formação profissional em saúde, no último século, despertou uma série de anseios e preocupações nos âmbitos educativo, cultural, social, político e ético, especialmente com a formalização e implantação do Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil. Com isso surge a necessidade de uma nova organização dos serviços de saúde e de qualificação diferenciada para formação de um perfil profissional. O Conselho Nacional de Educação do governo brasileiro instituiu, em 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, objetivando definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos a serem adotados nos projetos pedagógicos e currículo. A flexibilização e inovação curricular, integração teoria prática, utilização de metodologias diferenciadas de ensino e formação por competências em busca da formação de um profissional crítico e reflexivo capaz de resolver problemas, são pontos de discussão que geraram estudos e necessidades de adaptações. Nesse contexto em 2014 foram instituídas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e indicadas mudanças importantes para formação médica em busca de um novo perfil profissional atento para as necessidades da comunidade e atendimento ao SUS. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK, em Diamantina iniciou em 2014 o curso de graduação em Medicina, sendo importante conhecimento sobre a proposta curricular apresentada. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi compreender como o projeto pedagógico do referido curso articula nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas diretrizes. Buscou-se também identificar semelhanças e diferenças dos aspectos encontrados com os aspectos já apresentados nos projetos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da UFVJM em outros estudos. Tratou-se de um estudo de caso, exploratório e de enfoque qualitativo, com utilização da pesquisa documental, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apresentam o que projeto pedagógico do curso (PPC) traz em suas dimensões política e pedagógica, para a formação médica a luz das diretrizes e um comparativo com a visão da formação proposta pelos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia dentro das mesmas dimensões.Item Estudo da percepção profissional sobre preenchimento do sistema de informação em saúde de um município do Vale do Jequitinhonha/MG(UFVJM, 2021) Chaves, Midiã Marcelina Pereira; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Silva, George Sobrinho; Araújo, AlissonLevando em consideração a análise do Sistema de Informação em Saúde, esta permite traçar o perfil epidemiológico da população e facilita o estabelecimento das prioridades em saúde, sendo subsídio importante no planejamento das ações em saúde. Neste sentido, como os colaboradores o percebe faz toda a diferença no que diz respeito à qualidade das informações em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a finalidade de fornecer um material de apoio que auxilie na continuidade do processo de atualização dos dados em saúde para a equipe. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais que operacionalizam o Sistema de Informação em Saúde de um município do Vale do Jequitinhonha/Minas Gerais, Brasil. Os participantes do estudo foram 21 profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde do município. Os dados foram coletados por meio de questionário de perguntas no período de dezembro/2019 a março/2020. O material alcançado foi submetido à Análise de Conteúdo de Bardin. Foram construídas as seguintes categorias: I- Conceito e importância do Sistema de Informação em Saúde, II- Gestão, III- Educação Permanente em Saúde, VI- Desafios técnicos e operacionais na execução da função, V- Sugestões para melhorar o desempenho da função. Durante a análise das respostas obtidas, percebe-se a necessidade de investimento no desempenho e qualificação dos funcionários. A atual pandemia Covid-19 trouxe as fragilidades desse sistema, que vão de encontro desde a falta de capacitação dos profissionais que lidam diretamente com os programas, à falhas técnicas do próprio sistema, evidenciando a necessidade de investimento e atualizações importantes. A partir dos resultados dessa pesquisa, foi construído um Manual para a Criação de um Comitê Gestor com a finalidade de auxiliar o município no enfrentamento das demandas apresentadas nesta investigação. Esse Manual tem a função de auxiliar o município no domínio das tecnologias de informação e comunicação e na qualificação da rede que abastece o Sistema de Informação em Saúde.Item Estudo do perfil e das percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde sobre a formação e o desenvolvimento profissional(UFVJM, 2013) Fernandes, Aline Graziele; Ribeiro, Milton Cosme; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Moysés, Neuza Maria Nogueira; Araújo, Alisson; Ribeiro, Milton CosmeEste estudo tem por objetivo conhecer o perfil e as percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde acerca da formação e do desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa e foi realizado com profissionais do departamento de vigilância em saúde de um município do Centro-Leste de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2013. Consistiu em duas etapas, sendo: 1) Aplicação de um questionário estruturado com dados sócios demográficos, de atuação e formação/desenvolvimento profissional; 2) Entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro com perguntas norteadoras. Após a realização das entrevistas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para a análise dos resultados. Na primeira etapa, a amostra foi composta de 55 trabalhadores e na segunda de 20. Dentre outros, verificaram-se os seguintes resultados: 58,2% dos entrevistados têm como cargo agente de combate a endemias; 61,8% são contratados; 69,1% ganham até dois salários mínimos; 41,8% possuem escolaridade de nível médio; 50% dos profissionais de nível superior são graduados na área de ciências da saúde; 41,8% nunca participaram de cursos de capacitação; 78,2% dos profissionais entrevistados disseram ser capacitados para as ações que desenvolvem; 58,2% dos profissionais atribuíram o conceito “bom” para o seu conhecimento em relação à vigilância em saúde. Obtiveram-se as seguintes categorias empíricas: entendimento de vigilância em saúde - prevenção de riscos e doenças para a saúde da população; importância das ações educacionais - conhecimento adquirido por meio da capacitação e atualização dos profissionais para a melhoria do trabalho na área de atuação; dificuldades - desconhecimento da gestão quanto à vigilância em saúde e inexistência de recursos financeiros; facilidades - interesse do servidor em se capacitar; levantamento dos temas: atuação dos agentes de endemias, educação em saúde para a população, imunização, vigilância sanitária nos estabelecimentos e curso básico de vigilância em saúde. Dentre outros achados, foi possível identificar a necessidade de implementação de ações educacionais, voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional e relacionadas à vigilância em saúde para os trabalhadores da área, com o intuito de propiciar a transformação dos processos de trabalho para a efetivação da vigilância em saúde.Item Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária(UFVJM, 2016) Oliveira, Ariane Gonçalves de; Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ornelas, Haline Falcão de; Romano, Márcia Christina Caetano; Paula, Fabiana Angélica deA formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e experiências profissionais no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada. Levantou-se então o problema: Como acontece a integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e os serviços de saúde do município de Januária-MG? Quais os desafios e as facilidades? O objetivo geral do estudo foi conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o curso referido e os serviços de saúde de Januária-MG. Definiu-se abordagem qualitativa para o estudo, cujo cenário foi o município de Januária, seus serviços de saúde e o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os sujeitos foram enfermeiros dos serviços de saúde que são cenários de prática do curso técnico em estudo, docentes e discentes do curso. Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, dois com discentes, um com os docentes e um com enfermeiros assistenciais. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram definidas unidades temáticas que constituíram três artigos. O primeiro artigo trata sobre a caracterização da integração ensino-serviço no município de Januária. Observou-se que a integração ensino-serviço em Januária é incipiente, e destaca-se na fala dos discentes um conceito de integração reduzido à aplicação da teoria na prática nos campos de estágio. O segundo artigo abordou a temática das facilidades e desafios para integrar trabalho e a formação em saúde. Como potencialidades foram apontados o reconhecimento dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem e o relacionamento interpessoal entre os atores da integração ensino-serviço. Além da atuação humanizada junto ao usuário, a boa interação e comunicação entre estagiários, docentes e equipe de saúde pode interferir tanto no aprendizado como na articulação das tarefas nas unidades de saúde. Quanto aos desafios, evidenciou-se a distância entre a teoria e a realidade nos cenários de prática, e a escassez de recursos. Outras questões apontadas: matriz curricular não contextualizada aos serviços, equipes com profissionais resistentes ao estagiário e a mudanças de rotina, não envolvimento dos gestores no processo, e distância entre enfermeiros docentes e assistenciais. No terceiro artigo foram apresentadas propostas para efetivar a integração como estratégia de reorientação na formação em saúde. Considera-se necessária a formalização da parceria entre serviço e escola, com a participação dos gestores nesse vínculo, e sugere-se a constituição de uma comissão no município para discussão da temática integração ensino-serviço. Sugere-se também a realização de mais estudos sobre a formação do profissional de saúde de nível técnico à luz das políticas de integração ensino-serviço. Por fim, espera-se a partir deste estudo, elaborar ações e documentos que favoreçam melhorias nos serviços de saúde prestados à comunidade através da Integração Ensino-Serviço, além de novas reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem.Item Internações por condições sensíveis à atenção primária em menores de um ano: um estudo ecológico na macrorregião Norte de Minas Gerais, Brasil(UFVJM, 2023) Santos, Fernanda Marinela Canário; Araújo, Alisson; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ribeiro, Cláudia Danyella Alves Leão; Damasceno, Renata FiuzaAs internações por condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde passaram a ser adotadas como instrumento para avaliação do desempenho dos Sistemas de Saúde nos territórios. O estudo objetivou analisar as internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde em crianças menores de um ano na macrorregião Norte do estado de Minas Gerais, entre os anos 2009 e 2019. O cenário foi escolhido em função da vulnerabilidade social, das extensões territoriais e da conformação das redes de atenção à saúde que se mostram ainda frágeis. Trata-se de um delineamento ecológico, de série temporal, com abordagem quantitativa de registros do Sistema de Informação Hospitalar disponibilizados pelo Ministério da Saúde. As internações foram classificadas segundo os grupos de causas estabelecidos na Lista Brasileira de condições sensíveis, considerando as faixas etárias Neonatal precoce e Pós-neonatal. Para coleta e análise dos dados foram adotados os softwares Tabwin e Statistical Package for the Social Science 20.0 (SPSS Statistics), respectivamente, a fim de verificar a prevalência dessas hospitalizações e sua associação com as variáveis faixa etária, sexo, raça/cor e microrregião de residência. Para análise da tendência temporal dessas hospitalizações foi adotado o modelo de regressão linear generalizado de mínimos quadrados ordinários, através da plataforma Gnu Regression, Econometric and Time-séries Library e o cálculo da Annual Percent Change. No período foram realizadas 8.350 internações de menores de um ano, sendo mais frequentes no grupo pós-neonato (84,75%), do sexo masculino (54,87%), raça/cor sem informação (48,87%) e residentes, principalmente, nas microrregiões de Montes Claros, Brasília de Minas/São Francisco, Janaúba/Monte Azul e Pirapora. A taxa dessas internações apontou tendência de crescimento de aproximadamente 0,72/1000NV ao ano, sendo mais acentuada no grupo dos neonatos (5,39casos/1000NV). Dentre os principais grupos de causas de internações destacam-se as pneumonias bacterianas (21,99%), doenças pulmonares (20,19%), gastroenterites infecciosas e suas complicações (19,22%), infecção no rim e trato urinário (11,14%) e asma (4,74%). A análise de tendência demonstrou redução entre as pneumonias bacterianas (-7,78/1000) e asma (-2,66/1000), contrapondo-se ao crescimento das doenças pulmonares (11,64/1000), infecção no rim e trato urinário (2,21/1000), gastroenterites infecciosas e suas complicações (1,96/1000) e, em maior magnitude, das doenças relacionadas ao pré-natal e parto (38,96/1000), grupo de maior prevalência entre os neonatos. Espera-se que os resultados desta pesquisa sejam adotados como ferramenta de gestão na definição de estratégias que minimizem a morbidade infantil na Macrorregião Norte Mineira.Item Saúde do adolescente e o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde(UFVJM, 2015) Mata, Renan Neves da; Araújo, Alisson; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Botti, Nadja Cristiane Lappann; Ribeiro, Liliane do Consolação CamposEstudo composto de referencial teórico (revisão narrativa) acompanhado de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas. A revisão narrativa foi realizada com consulta em bases de dados científicos, abrangendo o período dos últimos dez anos (2005-2015), com a qual se objetivou identificar as publicações relativas à temática: formação do profissional de saúde para atender o adolescente no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Optou-se por realizar a coleta do material de forma não sistemática, o banco de dados foi sendo complementado com os materiais encontrados, pela busca de citações nas publicações inicialmente identificadas, órgãos governamentais e autores relevantes na área. Os artigos encontrados abordavam no campo da saúde do adolescente, predominantemente, temas como: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, violência, gravidez na adolescência. Foram escassos os estudos que buscaram contextualizar a formação dos profissionais de saúde para atender essa clientela, em especial por meio da APS, fato que ressalta a importância deste trabalho. No tocante a pesquisa qualitativa foi estudada a perspectiva dos profissionais que atuam em Estratégia de Saúde da Família (ESF) acerca de seu processo de formação profissional, durante a graduação, para cuidar dos adolescentes. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Participaram 11 trabalhadores da atenção primária à saúde de municípios da Microrregião de Diamantina/MG. Os dados foram obtidos por meio de 11 entrevistas abertas e analisados conforme a Análise de Conteúdo. As informações convergiram para três categorias: 1)o preparo na graduação para atender os adolescentes na ESF; 2)assistência insatisfatória prestada ao adolescente; 3)perspectivas para a melhora da formação e dos profissionais. O processo de ensino adotado nas universidades apresenta reflexos claros na assistência prestada pelos profissionais, que se sentem despreparados para atender o público que vivencia a fase da adolescência. Nesse sentido, é fundamental o diálogo contínuo entre instituições de ensino, Sistema Único de Saúde, e comunidade, para que as fragilidades no processo de formação e assistência em saúde possam ser reconhecidas e superadas.