PPGAP - Mestrado Administração Pública (Dissertações)
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Item Analisando o fornecimento de serviços de microcrédito em cooperativa de crédito: um estudo de caso com a Sicoob Credivale(UFVJM, 2021) Ribeiro Neto, José Maria; Vieira, Naldeir dos Santos; Higuchi, Agnaldo Keiti; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O crédito tem um papel fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de negócios e da própria população. A exclusão do mercado tradicional do crédito é um problema que vem sendo enfrentado desde a revolução industrial. Nesse contexto, o cooperativismo de crédito e o microcrédito foram soluções desenvolvidas para o atendimento das necessidades da população de menor renda. No Brasil, diversas políticas voltadas para o chamado “microcrédito produtivo orientado” vêm sendo desenvolvidas desde o final da década de 1990. Contudo, percebe-se a baixa adesão das linhas de microcrédito nas cooperativas de crédito. Com isso, este trabalho se propôs a analisar a oferta de microcrédito em cooperativas de crédito, por meio de um estudo de caso na Sicoob Credivale. A escolha da instituição se deu pela longa tradição dentro dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, regiões notadamente pobres e menos desenvolvidas que as demais do estado brasileiro de Minas Gerais. Para explicar este fenômeno, foi realizado um estudo com métodos mistos. A primeira etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com três representantes da Sicoob Credivale. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo qualitativa, a fim de identificar as razões pelas quais a cooperativa optou por não fornecer o Sicoob Microcrédito, linha desenvolvida com base na metodologia do PNMPO. Em segundo momento, visando identificar a existência de demanda de microcrédito por parte dos cooperados, foi realizado um survey transversal com 113 cooperados, identificando o interesse desses na metodologia do microcrédito e a satisfação com os serviços de crédito da cooperativa. Os dados coletados pelo survey foram analisados por meio de estatística descritiva e, posteriormente, foi realizado teste de correlação de Spearman entre os dados relativos ao interesse em uma linha de microcrédito e a satisfação com os serviços existentes, partindo do pressuposto de que haveria uma correlação negativa entre eles. A análise dos dados permitiu identificar que elementos como o perfil da cooperativa e cooperados, bem como, a existência de linhas com taxas mais atrativas aos cooperados inviabilizavam a penetração da linha de microcrédito na cooperativa. Ademais, foi identificada uma correlação positiva, de modo que, quanto maior o interesse por uma linha de microcrédito, maior seria a satisfação com os serviços fornecidos pela Sicoob Credivale, evidenciando o atendimento da demanda de microcrédito dos cooperados por meio de linhas alternativas.Item O cooperativismo de crédito mineiro como fator de inovação social na educação financeira comunitária(UFVJM, 2022) Ribeiro, Quetsia Dantas Magalhães; Vieira, Naldeir dos Santos; Higuchi, Agnaldo Keiti; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O analfabetismo financeiro promove problemas de ordem social e coletivos em um país, pois o desconhecimento sobre essa temática gera perdas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. A questão sobre a ausência de educação financeira é um problema no Brasil e medidas propostas pelo legislativo buscam tratar educação financeira como uma política pública. Porém, as políticas de Estado não são suficientes para solucionar todos os problemas de ordem social existentes em seu território. Assim, é preciso que o Estado atue de forma integrada com organizações não estatais com o fim de fortalecer a comunidade e então construir uma sociedade mais equitativa, com mitigação e até solução de problemas sociais. Para tanto, as medidas socialmente inovadoras desenvolvidas por organizações da sociedade civil tornamse novos horizontes para contribuir com o debate. Dentre as organizações da sociedade civil, as cooperativas, especialmente as do ramo de crédito, podem contribuir com esse trabalho integrado. Tais cooperativas possuem potencial para realizar, criar e disponibilizar iniciativas inovadoras que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados e dos demais membros de suas comunidades, ações estas que podem ser consideradas como inovações sociais. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar se as ações das cooperativas de crédito registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) podem ser consideradas como fator de inovação social no combate à ausência de educação financeira nas comunidades onde estão inseridas. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica para construir o referencial teórico a respeito do tema, mas a pesquisa tem natureza quantitativa com a aplicação de questionários a dirigentes das cooperativas do campo estudado e a análise de dados realizada por meio das tabelas de frequência. Para complementar a análise, foi utilizada uma etapa qualitativa, por meio de análise de informações disponíveis nos sites das cooperativas respondentes e de instituições representativas do cooperativismo de crédito mineiro. Como principais resultados, foi considerado que as cooperativas de crédito são relevantes para a educação financeira nas comunidades as quais estão inseridas e geram mudanças nesses ambientes, o que permite identificar características da inovação social nos trabalhos desenvolvidos por elas. Além disso, as características da inovação social foram identificadas nesses projetos e/ou ações, como o empoderamento dos beneficiários, aumento do bem-estar social e maior participação destes junto às suas cooperativas. Apesar de algumas destas práticas terem sido desenvolvidas por influência de forças isomórficas, também foram identificadas iniciativas individuais relevantes e originárias do contexto local.Item Educação à distância: o desafio SEBRAE como instrumento de preparação profissional dos alunos de cursos presenciais(UFVJM, 2021) Silva, Deivson Aroeira da; Higuchi, Agnaldo Keiti; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A Educação à Distância se apresenta como alternativa de inovação, e não somente isso, tem potencial para se mostrar como ferramenta de prática e preparo profissional em várias áreas. Mas, qual a avaliação dos alunos de cursos presenciais com relação a atividades efetuadas a distância e como essa afeta a propensão dos alunos em realizar cursos à distância visando o preparo para atuação profissional? Assim torna-se objetivo neste estudo: investigar a influência da participação no jogo empresarial a distância, desafio sebrae, na melhoria da preparação profissional dos alunos de cursos presenciais. Para isso utilizou-se de pesquisa exploratória em parte descritiva, bibliográfica, documental e por avaliação e análise de reatórios de atividades pedagógicas. Esta pesquisa, se divide em um primeiro momento apresentando a proposta de pesquisa. Na segunda parte destaca-se o olhar sobre o Estado, a Educação, em especial a EAD, as Tecnologias digitais de informação e comunicação e o Sistema “S” em destaque o Sebrae como foco de pesquisa, em especial o Desafio Jovem Empreendedor 2020. Na terceira parte, trata-se da metodologia de pesquisa, na quinta parte a análise e discussão dos resultados e na sexta e última sessão a conclusão. Percebeu-se, portanto, que houve aprovação do mecanismo EAD para validação de conceitos aplicados em sala de aula, destacando-se características percebidas que validam a aplicação de mecanismos EAD como apoio às atividades educacionais tradicionais. Esta discussão pode influenciar políticas públicas voltadas a melhores práticas EADs para difusão, universalização e aumento de abrangência da educação profissional na sociedade.