PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

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    O Instagram nas ações de extensão universitária em saúde diante da pandemia da Covid-19 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Boaventura, Leonardo da Silva; Silva, Edson da; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Murta, Nadja Maria Gomes; Honorato Sampaio, Kinulpe; Machado, Cristiane Tolentino
    A pandemia de COVID-19 trouxe vários desafios às autoridades e organizações que buscaram na ciência desenvolver ações e meios para combatê-la. No âmbito da educação superior, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as rotinas administrativas, foram afetadas com a migração dos trabalhos da modalidade presencial para a remota. Nesse distanciamento social foi necessária a adaptação às formas alternativas de comunicação e divulgação de informações por instituições junto à sociedade. O ambiente digital, especialmente as mídias sociais, se constituiu como principal espaço de interação, inclusive no âmbito da área de saúde e nas atividades de extensão. Nas instituições de ensino, as ações extensionistas são elos fundamentais para integração e apoio mútuo da universidade à sociedade. O estudo dessa dissertação teve objetivo de compreender o uso da mídia social Instagram por ações de extensão universitária da área de saúde, registradas na Proexc/UFVJM diante da pandemia da Covid-19. É uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Incluiu-se no estudo as ações de extensão da área de saúde cadastradas na Proexc nos anos de 2020 e 2021 com a análise das postagens publicadas entre março de 2020 a agosto de 2022, com uma análise comparativa do uso dessa rede nos períodos do ensino remoto e presencial na UFVJM. Os resultados apontam uma gestão bastante heterogênea dos perfis analisados. Muitas vezes as redes são utilizadas como espaços de informação, sem explorar as particularidades do ambiente digital voltado à interação, o que é muito relevante para a extensão universitária. Vê-se que não há diretrizes da Proexc quanto ao uso desses espaços. Observou-se no período presencial, frente ao remoto, uma diminuição nas postagens publicadas nos perfis, bem como nas interações do público nas curtidas e nos comentários dos usuários. Todavia, os perfis que mais se destacaram aos seus usuários, pelo engajamento, utilizaram-se de postagens em formato e conteúdo diversos e buscaram a interação com o público. Evidenciamos um potencial do Instagram para as ações extensionistas no engajamento com seus públicos e como ferramenta educacional na propagação do conhecimento aliado ao desenvolvimento de ações dirigidas às necessidades da comunidade.
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    O YouTube como ferramenta de informação e mobilização do público para adoção de comportamentos de mitigação comunitária da COVID-19 no Brasil
    (UFVJM, 2022) Santos, Rodrigo Lellis; Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Cambraia, Rosana Passos
    O surgimento e o rápido agravamento epidemiológico da COVID-19 no Brasil revelaram a necessidade de educar e mobilizar o público para adotar comportamentos de mitigação comunitária. As mídias digitais para o acesso à informação nesse contexto são potencialmente relevantes, entre as quais, o YouTube fornece uma fonte crescente de conteúdo digital, o que torna relevante avaliar a qualidade do teor dos vídeos apresentados. O objetivo desta dissertação foi desenvolver uma pesquisa para avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTube como fonte de informação sobre a COVID-19. O estudo observacional, transversal, quantitativo foi realizado no YouTube em duas fases e utilizou o descritor ‘coronavírus’. A fase 1 foi realizada no YouTube em 30/04/2020, com vídeos carregados entre 01/01/2020 a 30/04/2020. A fase 2 foi realizada no YouTube em 30/06/2020, com vídeos carregados entre 01/05/2020 a 30/06/2020. Foram selecionados em cada fase os 100 primeiros vídeos com maior número de visualizações, gravados em português do Brasil, relacionados ao tema, não duplicados e com menos de 30 minutos de duração. Dois avaliadores registraram os localizadores uniformes de recursos (Uniform Resource Locator - URL) dos vídeos, os quais foram descarregados do sítio YouTube para análise de dados sobre os vídeos. Foram realizadas análises estatísticas e adotado o nível de significância de 95% (p<0,05). O estudo dispensou aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, pois trata-se de dados públicos. Os resultados foram descritos ou expressos em média e desvio padrão ou em percentuais. Na primeira fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 140.027.282 de visualizações; 7.201.187 “gostei”; 165.624 “não gostei”; 352.541 comentários; e duração de 12 horas, 28 minutos e 12 segundos. Na segunda fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 29.278.053 de visualizações; 1.062.780 “gostei”; 65.017 “não gostei”; 125.841 comentários; e duração de 10 horas, 15 minutos e 26 segundos. Observa-se que apesar de serem amplamente vistos, menos de um terço dos vídeos na fase 1 e menos de um quinto na fase 2 abordaram qualquer um dos comportamentos necessários à mitigação da COVID-19 listados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A educação, mobilização e engajamento do público na adoção e na prática de comportamentos para mitigação comunitária são importantes no contexto da pandemia de COVID-19. Considerando a necessidade de distanciamento social e das grandes dimensões territoriais do Brasil, é interessante avaliar o potencial do YouTube em desempenhar um papel importante na interação e na comunicação sobre a COVID-19.