PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

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    O YouTube como ferramenta de informação e mobilização do público para adoção de comportamentos de mitigação comunitária da COVID-19 no Brasil
    (UFVJM, 2022) Santos, Rodrigo Lellis; Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Cambraia, Rosana Passos
    O surgimento e o rápido agravamento epidemiológico da COVID-19 no Brasil revelaram a necessidade de educar e mobilizar o público para adotar comportamentos de mitigação comunitária. As mídias digitais para o acesso à informação nesse contexto são potencialmente relevantes, entre as quais, o YouTube fornece uma fonte crescente de conteúdo digital, o que torna relevante avaliar a qualidade do teor dos vídeos apresentados. O objetivo desta dissertação foi desenvolver uma pesquisa para avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTube como fonte de informação sobre a COVID-19. O estudo observacional, transversal, quantitativo foi realizado no YouTube em duas fases e utilizou o descritor ‘coronavírus’. A fase 1 foi realizada no YouTube em 30/04/2020, com vídeos carregados entre 01/01/2020 a 30/04/2020. A fase 2 foi realizada no YouTube em 30/06/2020, com vídeos carregados entre 01/05/2020 a 30/06/2020. Foram selecionados em cada fase os 100 primeiros vídeos com maior número de visualizações, gravados em português do Brasil, relacionados ao tema, não duplicados e com menos de 30 minutos de duração. Dois avaliadores registraram os localizadores uniformes de recursos (Uniform Resource Locator - URL) dos vídeos, os quais foram descarregados do sítio YouTube para análise de dados sobre os vídeos. Foram realizadas análises estatísticas e adotado o nível de significância de 95% (p<0,05). O estudo dispensou aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, pois trata-se de dados públicos. Os resultados foram descritos ou expressos em média e desvio padrão ou em percentuais. Na primeira fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 140.027.282 de visualizações; 7.201.187 “gostei”; 165.624 “não gostei”; 352.541 comentários; e duração de 12 horas, 28 minutos e 12 segundos. Na segunda fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 29.278.053 de visualizações; 1.062.780 “gostei”; 65.017 “não gostei”; 125.841 comentários; e duração de 10 horas, 15 minutos e 26 segundos. Observa-se que apesar de serem amplamente vistos, menos de um terço dos vídeos na fase 1 e menos de um quinto na fase 2 abordaram qualquer um dos comportamentos necessários à mitigação da COVID-19 listados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A educação, mobilização e engajamento do público na adoção e na prática de comportamentos para mitigação comunitária são importantes no contexto da pandemia de COVID-19. Considerando a necessidade de distanciamento social e das grandes dimensões territoriais do Brasil, é interessante avaliar o potencial do YouTube em desempenhar um papel importante na interação e na comunicação sobre a COVID-19.