PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
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Item Avaliação de risco da utilização do formaldeído em um laboratório de anatomia humana de um instituição de ensino superior(UFVJM, 2023) Andrade, Fabrício Raimundi; Morais, Harriman Aley; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Nogueira, Edna Madeira; Silva, Evanildo José da.O objetivo deste trabalho foi avaliar os riscos da utilização do formaldeído pelos servidores do laboratório de anatomia humana de uma instituição federal de ensino em Minas Gerais, bem como propor medidas de controle seguindo a hierarquia de controles preconizada pela legislação. O reconhecimento dos perigos iniciou com visitas prévias ao setor de Anatomia Humana, no qual o formaldeído é usado na conservação de peças anatômicas. A partir das informações levantadas, estabeleceu-se a estratégia de amostragem, com definição dos grupos de exposição similar, datas e duração das coletas e equipamento a ser utilizado. Posteriormente, procedeu-se à avaliação quantitativa da exposição aos vapores de formaldeído, com o detector ToxiRae Pro. Os dados coletados foram tratados utilizando o aplicativo NDExpo e, em seguida, foram tabulados na planilha IHSTAT para avaliação da normalidade (teste de Shapiro-Wilk), realização de estatística descritiva e verificação da classificação de risco de acordo com o limite de exposição ocupacional, e na planilha BEStat, para realização da análise de variância e teste de Levene. Os resultados foram comparados com o limite de exposição ocupacional previstos pela ACGIH. Observou-se que a utilização do formaldeído pelos servidores do laboratório de anatomia humana apresenta um risco potencial à saúde, principalmente em relação aos efeitos cancerígenos. Foi identificado que os níveis de exposição ao formaldeído estão acima dos limites de tolerância previstos pela ACGIH, indicando a necessidade de implementação de medidas de controle para reduzir o risco ocupacional. Para isso, foram propostas medidas de controle seguindo a hierarquia preconizada pela legislação, como a substituição do agente químico por alternativas menos tóxicas e o controle de engenharia com a adoção de medidas de ventilação e exaustão localizada. Além disso, é importante instruir os servidores que trabalham no laboratório sobre as precauções necessárias para manipulação correta dos produtos químicos, medidas de segurança e a ventilação adequada do ambiente de trabalho. Dessa forma, é possível conscientizar e capacitar os trabalhadores para que possam desenvolver suas atividades de forma segura e eficiente, minimizando riscos e aumentando a qualidade do trabalho realizado no laboratório.Item Estresse ocupacional entre servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2020) Sampaio Júnior, Marcos Flávio de Souza; Morais, Harriman Aley; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Carreiro, Danilo Lima; Bonadiman, Heron Laiber; Pires, Herton Helder RochaAs novas tendências de reestruturação do emprego e do trabalho e a aceleração das mudanças organizacionais fazem com que o estresse ocupacional seja um fator a ser bastante discutido nas organizações devido ao impacto que pode gerar na saúde dos trabalhadores. O conhecimento das características laborais que acarretam em fatores estressores nas instituições públicas é de relevância para que se promova a qualidade de vida no trabalho. Este estudo tem como objetivo identificar o estresse laboral utilizando como ferramenta a versão resumida da “job stress scale” relacionando aos aspectos sociodemográficos, comportamentais e laborais. Em um primeiro momento, foi realizada a pesquisa de dados bibliográficos para identificação dos conceitos e modelos para avaliação do estresse ocupacional e da qualidade de vida no trabalho. Posteriormente, foi realizada a análise de estresse ocupacional que teve como amostra 211 servidores técnico-administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujos dados foram computados pela aplicação de formulário eletrônico. A análise dos dados foi executada utilizando estatísticas descritiva e inferencial com análises univariada e multivariada. Foi possível a identificação com este estudo de 34,6% dos respondentes enquadrados em trabalho passivo e 30,8% em alto desgaste. Foram identificados, ainda, índices de significância de diversas variáveis com os quadrantes demanda-controle. Fatores previsores dos quadrantes demanda-controle apresentaram resultados significativos em trabalho passivo para os cargos aux./assistente administração e intenção de rotatividade com razão de chances (OR) 3,767 e 6,482, respectivamente, e para o quadrante alto desgaste os cargos aux./assistente administração com valor de (OR) 4,134 e intenção de rotatividade (OR) 4,084. O estudo recomenda possíveis intervenções para os cargos aux./assistente administração, assim como indica que podem ser realizados novos estudos para identificação das causas do alto índice de intenção de rotatividade.