PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil
    (UFVJM, 2021) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Machado, Cristiane Tolentino; Melo, Janaína de Oliveira; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Silvia Regina
    Quando se trata da efetivação do direito à saúde, o poder judiciário tem papel importante no deferimento de pedidos para fornecimento de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros. No entanto, é amplo o desconhecimento sobre a judicialização do acesso à saúde e é crescente a busca por informações nas mídias sociais virtuais como o YouTube e a inserção de tecnologias educacionais para informação e comunicação em saúde. Neste contexto a presente dissertação tem dois objetivos sendo: avaliar os vídeos brasileiros mais assistidos no YouTube sobre a judicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público; e descrever a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde. Assim, esta dissertação foi organizada em dois artigos e cada um deles responde, respectivamente, a esses objetivos. O primeiro identificou que o YouTube promove notável compartilhamento de informações sobre judicialização da saúde pública no Brasil. Seus vídeos analisados são populares, têm abundância de fontes e seus conteúdos possuem pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que a utilização de tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuário dessa rede social virtual. Mas, os profissionais do direito e da saúde no Brasil têm uma ferramenta pública a ser explorada para oferecer informação útil sobre o tema e combater a desinformação na internet. O segundo estudo descreveu e construiu uma tecnologia educacional em formato de livro digital intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do Estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais virtuais. A tecnologia foi destinada aos gestores da saúde, mas pode ser compartilhada com usuários do Sistema Único de Saúde e profissionais das áreas do direito e da saúde que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo contribua sobre o tema junto ao público-alvo por conter informações atuais acerca da judicialização da saúde no Brasil.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação a distância como contribuição para difusão do direito fundamental à saúde
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Maria Orminda Santos; Cambraia, Rosana Passos; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis; Paes, Silvia Regina; Carvalho, Marivaldo Aparecido de
    Embora saúde se encontre assegurada pela Constituição Federal como “dever do Estado e direito de todos”, muito ainda precisa ser feito para sua plena efetividade. As tecnologias digitais, além de novas formas de comunicação e acesso a informação, apresenta hoje como meio de coordenar as interações facilitando assim a construção de conhecimento em espaços geográficos diferentes. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer a proposta do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos. O curso foi oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD) pela Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri da cidade de Diamantina (Minas Gerais). O estudo foi caracterizado como transversal, de abordagem quantitativa. Durante o curso os estudantes responderam dois questionários semiestruturados on-line, utilizando formulários do Google Drive com questões que delineariam o estudo, para obter a identificação sociodemográfica do grupo e verificação do conhecimento sobre a saúde como direito fundamental. A partir dos resultados obtidos foi possível apresentar o perfil sociodemográfico dos estudantes, sendo um grupo jovem, que está no mercado de trabalho, especificamente na área da educação tendo a oportunidade de cursar uma primeira especialização na área da saúde com curso na modalidade a distância e são conhecedores dos serviços de saúde que estão disponíveis próximo as suas residências, tendo assim a oportunidade de exercerem os seus direitos humanos.