PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

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    Saúde mental e estratégias de coping de estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social
    (UFVJM, 2021) Mendes, Tâmaro Chagas; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Leite, Roberta Vasconcelos; Oliveira, Graziella Lage
    Introdução: Devido ao surgimento da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e à orientação para realizar o distanciamento social, as atividades teóricas e práticas do curso de medicina foram suspensas em decorrência do risco de contágio pelo novo coronavírus. Pesquisas nacionais e internacionais demonstram que a ausência das aulas presenciais e a interrupção de outras atividades acadêmicas provocaram significativo sofrimento psíquico nos estudantes de medicina, fazendo-os mobilizar diferentes estratégias de enfrentamento (coping) para lidar com as situações difíceis deste momento. Objetivo: Identificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e as estratégias de enfrentamento (coping) de estudantes de medicina no contexto da pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2) e do distanciamento social. Método: Trata-se de um estudo transversal com 141 estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A saúde mental dos estudantes foi avaliada com a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e as estratégias de enfrentamento foram avaliadas com o inventário Brief COPE. Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 por meio da plataforma Formulários Google. O teste qui-quadrado de Person foi usado para examinar a associação entre variáveis categóricas e depressão, ansiedade e estresse. A correlação de Spearman foi utilizada para avaliar a correlação entre depressão, ansiedade e estresse e as estratégias de enfrentamento agrupadas em categorias funcionais (foco no problema, foco na emoção e evitação), realizando o teste r-to-z de transformação de Fisher para avaliar se havia diferenças significativas entre as correlações. O teste t de Student para amostras independentes foi utilizado com o objetivo de investigar se havia diferença no uso de estratégias de enfrentamento entre os estudantes no nível normal e nos níveis mínimo a muito grave de depressão, ansiedade e estresse. Resultados: Em relação à saúde mental dos estudantes, 97 (68%; IC95%: 60,7-75,9) demonstraram sintomas de depressão, 80 (56,7%; IC95%: 48,5-64,6) demonstraram sintomas de ansiedade e 102 (72,3%; IC95%: 64,4-79,1) demonstraram sintomas de estresse. Os fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram faixa etária (25-30), sentir-se seguro para ter aulas práticas, histórico de acompanhamento psicológico/psiquiátrico, diagnóstico de covid-19 e autoavaliação de que a saúde mental piorou durante o período da pandemia. Estudantes com sintomas de depressão, ansiedade e estresse usaram mais estratégias de enfrentamento da categoria evitação, principalmente autoculpa e desinvestimento comportamental. Estudantes no nível normal usaram mais estratégias focadas no problema e na emoção, principalmente aceitação. Conclusão: Nossos resultados demonstram a relação significativa entre estratégias de enfrentamento e presença de comprometimento psicológico em estudantes de medicina durante a pandemia da covid-19.