PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A formação continuada do professor no contexto das políticas públicas de educação básica: uma análise das atividades extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG
    (UFVJM, 2019) Neves, Ednéia dos Santos Cunha; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Silva, Anna Helena de Almeida Pires Altenfelder
    A pesquisa em questão tem como objeto de análise as Atividades Extraclasse (AEC) uma estratégia de formação continuada de professores da educação básica. Destacam-se como ferramenta da política pública educacional, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. As AEC, também, denominadas na rede de ensino mineira como “Módulo II”, são de caráter obrigatório e compete aos gestores institucionais seu acompanhamento e monitoramento. Tem como objetivo analisar a prática das AEC no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, focando nos elementos referenciais como ações de seu desenvolvimento, no período 2013-2018. Neste estudo, tomam-se como fundamentação teórica autores que dialogam com o universo da educação, sobretudo, concepções da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002) entre outros. Como pressuposto metodológico utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados, a abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Optou-se para o desenvolvimento do estudo a delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina). Esta pesquisa desenvolve-se em três etapas, sendo: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. Como resultado a pesquisa desvelou que há cumprimento da frequência dos professores nas atividades previstas pelo processo de formação, objeto do estudo em questão, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, que se constitui a essência das AEC. Aponta fragilidade na prática de um dos elementos implícitos ao processo de formação, o estudo-formação. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para fortalecer a efetividade das AEC, visando melhorias no processo da formação continuada em serviço, dos professores da SRE Diamantina, quiçá da SEEMG.