PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    A disciplina Psicologia da Educação na Escola Normal Oficial de Diamantina (1951-1974)
    (UFVJM, 2019) Silva, Alice Matoso da Costa; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Rota Júnior, César
    O estudo objetivou compreender a aplicação da disciplina de Psicologia da Educação da Escola Normal Oficial de Diamantina, atualmente denominada Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, entre os anos de 1951 a 1974. O recorte temporal compreendeu a data de reestabelecimento da escola e de finalização da oferta do curso normal pela instituição. A Escola Normal era o local de propagação da Psicologia, conteúdo que influenciou o entendimento do ensino e das necessidades educativas ao longo do tempo. Os objetivos específicos foram identificar os professores da disciplina de Psicologia da Educação, sua formação e possível conteúdo de atuação. A pesquisa se justifica ao perceber a escassez de estudos históricos sobre a disciplina Psicologia da Educação dos cursos de formação de professores. A metodologia utilizada foi qualitativa com uma pesquisa documental, com etapas de levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise documental e uso de técnica de entrevistas. As fontes utilizadas foram: pasta de professores, livros de ponto, quadro informativo, pastas de alunos, jornais e manuais didáticos. O referencial teórico utilizado consistiu em teóricos da História da Educação e História das Disciplinas Escolares, dando ênfase ao currículo das escolas normais e ao conteúdo e ministração da disciplina Psicologia da Educação, no contexto de consolidação da Psicologia no Brasil. Autores como Antunes (2008), Larocca (2007), Lima (2005), Saviani (2005), Campos (2003), Juliá (2001), Monarcha e Lourenço Filho (2001), Faria Filho (1998) Chervel (1990) e Patto (1987) nortearam o trabalho. No desenvolvimento do estudo foram evidentes os obstáculos e as lacunas estabelecidas pelas fontes e inquietações. As categorias que sustentaram as argumentações consistem em Escola Normal, formação de normalistas, desenvolvimento da Psicologia e disciplina Psicologia Educacional. Concluiu-se que a disciplina de Psicologia da Educação obteve sua construção a partir dos entendimentos conceituais da criança com influência política e social; e que os estudos psicológicos do período enfatizaram a necessidade de ajustamento da criança-problema. Como contribuição a pesquisa resgata e problematiza dados históricos e a formação de professores diante da Psicologia da Educação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Escola Normal Oficial de Diamantina - instalação e supressão: representação pela imprensa local - 1928 -1938
    (UFVJM, 2020) Nascimento, Mônica do Carmo; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Santos, Dayse Lucide Silva
    O presente trabalho integra o campo de pesquisa da História das Instituições Educacionais, com o tema Representação da Escola Normal Oficial de Diamantina pela Imprensa local, no período de 1928 a 1938. Essa delimitação temporal está vinculada a história da escola, sendo que 1928 foi o ano de sua oficialização, ou seja, sua estadualização. Antes, era particular e denominava-se Escola Normal Regional Américo Lopes, fundada em 1913 pelo Professor Leopoldo Miranda, sua esposa e professores abnegados. O ano de 1938 foi o fechamento da escola, suprimida pelo Governador Benedito Valadares que fechou também mais cinco escolas normais, em Minas Gerais. Em 1951, a escola voltou a funcionar, após ato de reinstalação do Governador e diamantinense Juscelino Kubitscheck, e atualmente continua funcionando com denominação de Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda. O objejtivo geral , portanto, foi investigar a representação da Escola Normal Oficial de Diamantina sob a ótica da imprensa local, sendo os objetivos específicos compreender o contexto político e social, a legislação vigente e as possíveis influências na instalação e funcionamento da escola; identificar a representação da Escola junto a comunidade diamantinense por meio da imprensa; e articular junto a atual Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda a conscientização da gestão do arquivo escolar pela escola, e para os estudos da História da Educação local e regional. Esta pesqusia foi fundamentada com a metodologia da pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre as instituiçoes educacionais e escolas normais na Primeira República e Era Vargas, tendo como principais suportes SAVIANI (2004), ARAÚJO; FREITAS; LOPES (2007), VEIGA (2011), ROCHA (2004), FARIA FILHO (2000) e VIEIRA (2011). A pesquisa documental foi realizada com os jornais Estrella Polar, Pão de Santo Antônio e Vóz de Diamantina, bem como Atas da Câmara Municipal de Diamantina. Antemão a categoria de análise dessa investigação seria cultura escolar, mas após percurso metodológico por onze arquivos, e a ausência dos documentos oficiais da escola, houve alteração da rota e seguiu-se pelo trato do jornais Diamantinense. Pela ótica dos chamados “Homens da Imprensa”, foi possível visualizar a Escola Normal Oficial de Diamantina representada nas atividades realizadas, na participação aos eventos e festividades da cidade, pelos atos e decretos do Governo, notícias dos sujeitos que a compunham, do corpo docente e discente, desde sua instalação até a supressão.