PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 176
  • Thumbnail Image
    Item
    A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante – modalidade EaD: um estudo de caso no Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2018) Lima, Keila Marinalva Bento; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Dayse Lúcide Silva; Couto, Regina Célia do
    A evasão constitui um tema recorrente nas pesquisas em educação no Brasil, principalmente em se tratando de escolas públicas. Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como proposta a análise de causas da evasão de alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade Educação a Distância – EaD – do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, tendo em vista o índice de abandono apresentado pela instituição. Nesta perspectiva, a fim de investigar as causas desta evasão, partiu-se de uma abordagem quantiqualitativa para a efetivação da pesquisa, que foi realizada a partir do levantamento e da análise de dados provenientes das justificativas apresentadas pelos discentes no documento “termo de desistência de vaga” – material arquivado na secretaria da instituição; os procedimentos da pesquisa consistiram na aplicação de questionários e na realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes evadidos dos cursos profissionalizantes do IFNMG – Campus Diamantina, no período de 2015 a 2017 e foi submetido à análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Como aporte teórico utilizamos os estudos das produções de autores como Vitelli e Fritsch (2016); Carneiro, Silva e Bizarria (2014); Mugnol (2009); Romani (2000) e Castanho (2012), cujos trabalhos colocam em relevo a questão do gênero, os papéis das famílias, os aspectos sociais e as condições internas da organização escolar. A pesquisa justifica-se pela fragilidade e falta de clareza na definição dos conceitos sobre a evasão, indicador importante para o campo da educação. Os resultados contribuem para o entendimento de que a evasão é um fator multifatorial que, no caso estudado, apresenta impacto com a capacidade de gerenciamento do tempo pelo aluno. Os dados obtidos revelam aspectos relevantes que condicionam o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EaD: disciplina e autonomia no processo de aprendizagem; compreensão do aluno como centro e auto construtor de seu aprendizado; consequências do atraso do material didático impresso, em razão das dificuldades da leitura de texto digitais e a questão da autonomia da mulher no processo educativo, tendo em vista as condições de permanência no curso e a conciliação com a vida familiar. Apurou-se ainda que as instituições de ensino precisam superar obstáculos ao ofertar a modalidade de ensino EaD, considerando-se os processos de adaptação, resistência e evasão dos educandos em relação a essa modalidade, além de desafios organizacionais no interior das instituições.
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma aplicação da Metaheurística Vitis Vinifera para detecção dinâmica e automática de estilos de aprendizagem para sistemas adaptativos inteligentes para a educação
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Hilton Lesllie de; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Berti, Cláudia Beatriz; Tameirão, Cinthya Rocha; Assis, Luciana Pereira de
    O presente trabalho aborda o problema de detecção de traços cognitivos de estudantes para customização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, aplica-se a Meta-heurística Vitis Vinífera para a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno para futura seleção de objetos de aprendizagem de forma a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A abordagem proposta e avaliada em relação ao estado da arte que utiliza um Algoritmo Genético para a identificação do Estilo de Aprendizagem. Resultados experimentais apontam que a abordagem proposta é superior em relação ao estado da arte considerando o numero de erros de detecção cometidos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma nova abordagem baseada em Lógica Fuzzy para modelagem automática de Estilos de Aprendizagem
    (UFVJM, 2016) Rodrigues, Luis Henrique Silva; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Carvalho, Leonardo Lana de
    Nos últimos anos, o ensino deixou de seguir sua forma convencional, que se limitava a uma sala de aula e aos períodos de encontros presenciais, para se instalar em plataformas tecnológicas de ensino à distância que possibilitam flexibilidade e personalização no processo de aprendizagem. Aprender é um processo particular que engloba diversos aspectos internos e externos a vida do estudante. Um dos principais aspectos a ser analisado durante o processo de aprendizado é a identificação do Estilo de Aprendizagem do aluno. Essa informação possibilita o uso de técnicas de ensino que se adaptam ao estilo do aluno, sendo elas mais eficientes e eficazes. Assim sendo, este estudo tem como objetivo a minimizaçao dos problemas de aprendizagem através da adaptação dos conteúdos ministrados durante um curso, levando em consideração as preferências individuais dos estudantes. Especificamente, este trabalho apresenta uma análise detalhada do trabalho desenvolvido por Dorça (2012) no qual propõe diversas técnicas que possibilitam simular a interação entre um sistema de tutoria inteligente e o aluno, e capaz de detectar e corrigir de maneira automática o seu estilo de aprendizagem. No trabalho mencionado, a seleção da forma como um conteúdo deverá ser apresentado ao aluno é dada por meio de uma cadeia de Markov. Este trabalho propõe uma modificação neste procedimento no qual utilizou-se um algoritmo baseado em Lógica Fuzzy. A eficiência na técnica de seleção reflete diretamente no desempenho do aluno, uma vez que, o conteúdo apresentado de maneira correta, de acordo com o estilo de aprendizado do aluno, sugere uma tendência maior de ser assimilado por ele. Assim, o método proposto neste trabalho apresentou um número menor de problemas de aprendizado e melhores médias das notas obtidas durante o processo de simulação, uma vez que apresenta melhor desempenho no processo de seleção da forma como o conteúdo será ministrado.
  • Thumbnail Image
    Item
    A disciplina Psicologia da Educação na Escola Normal Oficial de Diamantina (1951-1974)
    (UFVJM, 2019) Silva, Alice Matoso da Costa; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Rota Júnior, César
    O estudo objetivou compreender a aplicação da disciplina de Psicologia da Educação da Escola Normal Oficial de Diamantina, atualmente denominada Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, entre os anos de 1951 a 1974. O recorte temporal compreendeu a data de reestabelecimento da escola e de finalização da oferta do curso normal pela instituição. A Escola Normal era o local de propagação da Psicologia, conteúdo que influenciou o entendimento do ensino e das necessidades educativas ao longo do tempo. Os objetivos específicos foram identificar os professores da disciplina de Psicologia da Educação, sua formação e possível conteúdo de atuação. A pesquisa se justifica ao perceber a escassez de estudos históricos sobre a disciplina Psicologia da Educação dos cursos de formação de professores. A metodologia utilizada foi qualitativa com uma pesquisa documental, com etapas de levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise documental e uso de técnica de entrevistas. As fontes utilizadas foram: pasta de professores, livros de ponto, quadro informativo, pastas de alunos, jornais e manuais didáticos. O referencial teórico utilizado consistiu em teóricos da História da Educação e História das Disciplinas Escolares, dando ênfase ao currículo das escolas normais e ao conteúdo e ministração da disciplina Psicologia da Educação, no contexto de consolidação da Psicologia no Brasil. Autores como Antunes (2008), Larocca (2007), Lima (2005), Saviani (2005), Campos (2003), Juliá (2001), Monarcha e Lourenço Filho (2001), Faria Filho (1998) Chervel (1990) e Patto (1987) nortearam o trabalho. No desenvolvimento do estudo foram evidentes os obstáculos e as lacunas estabelecidas pelas fontes e inquietações. As categorias que sustentaram as argumentações consistem em Escola Normal, formação de normalistas, desenvolvimento da Psicologia e disciplina Psicologia Educacional. Concluiu-se que a disciplina de Psicologia da Educação obteve sua construção a partir dos entendimentos conceituais da criança com influência política e social; e que os estudos psicológicos do período enfatizaram a necessidade de ajustamento da criança-problema. Como contribuição a pesquisa resgata e problematiza dados históricos e a formação de professores diante da Psicologia da Educação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Webfólio de mapas conceituais: entrelaçando olhares sobre a avaliação da aprendizagem dos discentes do curso de graduação em Medicina da UFVJM – Campus Diamantina
    (UFVJM, 2017) Barroso, Luciane do Divino Pereira; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Franzi, Juliana; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    O presente estudo tem por objetivo verificar se o webfólio de mapas conceituais pode favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem, para isso, os sujeitos que participaram deste estudo pertencem ao curso de medicina da UFVJM da cidade de Diamantina, com entrada no segundo semestre de 2016. Assim foi proposto como método de pesquisa, um estudo de caso com abordagem qualitativa, visto que este método demonstrou ser o percurso mais apropriado para esta pesquisa, considerando a utilização dos mapas conceituais para realização das análises. Os mapas conceituais produzidos pelos sujeitos participantes neste estudo apresentaram elementos relevantes em relação ao conteúdo e forma, e que se fundamentam no referencial teórico sobre: mapas conceituais, aprendizagem significativa e avaliação da aprendizagem, sendo esta última abarcada pelas concepções pedagógicas e funções da avaliação. Os resultados provenientes da elaboração dos mapas conceituais revelaram também, a importância destes vinculados ao instrumento de webfólio, visto que este é fonte constante de feedbacks entre os envolvidos. Sinalizaram ainda, que os mapas conceituais podem ser utilizados no contexto da avaliação formativa, propulsora da autorregulação da aprendizagem, e a sua importância no processo de aprender e ensinar, desapropriando os professores de graduação da concepção avaliativa que continua a viger no meio acadêmico, a concepção classificatória, a qual emana o tom de punição, sendo que a prática avaliativa , na sua maioria, vem sendo realizada ao término do semestre, embora já se tenha inúmeros estudos sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Assim, foi possível destacar o papel da ferramenta tecnológica para propiciar uma prática avaliativa agradável, dinâmica e favorável aos professores e discentes, e caracterizar o uso de webfólio de mapas conceituais por intermédio de uma arquitetura tecnológica e pedagógica, para demonstrar o processo avaliativo realizado por meio de mapas conceituais, favorecendo a prática de avaliação formativa.
  • Thumbnail Image
    Item
    Políticas públicas de inclusão: acessibilidade e uso de tecnologia assistiva no sistema de bibliotecas do CEFET-MG
    (UFVJM, 2019) Santos, Kátia Gonçalves dos; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Couto, Regina Célia do; Silva, Isabel Cristina Leite da
    A política de inclusão foi inserida no contexto educacional a partir das reformas educacionais de 1990. No Brasil, embora a matrícula de alunos(as) com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas classes comuns do ensino regular estivesse prevista desde a Constituição (1988), o governo federal passou a optar por essa política somente em 2003. Já em 2016, o número de alunos(as) com NEEs nas classes comuns do ensino regular ultrapassou consideravelmente os números das classes e instituições especiais. Devido a essa mudança, sentimos a necessidade de investigar os desdobramentos práticos das políticas de inclusão para essas pessoas, em uma instituição de ensino técnico e superior do país. Sendo assim, objetivou-se, por meio deste estudo, analisar as condições de acessibilidade e o uso de Tecnologia Assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e a relação destas para autonomia e inclusão de alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Para a realização desta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, consistindo de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação nos espaços de duas bibliotecas do SIBI, questionários para os bibliotecários(as) coordenadores de cada biblioteca do SIBI e entrevistas semiestruturadas com dois alunos(as) e um ex-aluno(a) com necessidades educacionais especiais do CEFET-MG. O estudo mostrou aspectos positivos da política de inclusão, como o recebimento do público da educação especial, o acesso parcial à acessibilidade e tecnologia assistiva e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, percebemos a necessidade do desenvolvimento dessa política em relação ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), a capacitação de servidores, a comunicação e informação sobre essas pessoas na instituição analisada e uma melhora na acessibilidade e na disposição de tecnologia assistiva. Ficou evidente a relação entre a presença de acessibilidade e tecnologia assistiva no SIBI e a autonomia e inclusão de alunos(as) com NEEs, visto que a ausência dessas acarreta impedimento na democratização do acesso a informação para esses alunos(as).
  • Thumbnail Image
    Item
    Formação dos técnicos em enfermagem na cidade de Teófilo Otoni / MG no período de 2010 a 2014
    (UFVJM, 2015) Souza, Fábio Lemes de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Alvia Maria Tereza
    O debate sobre educação profissional tem ocupado espaço muito relevante nas discussões sobre o futuro da educação no País. Com o aumento dos serviços de saúde e a crescente demanda de profissionais qualificados para atuarem em diferentes áreas de trabalho, a oferta de formação técnica em saúde não tem suprido de forma adequada as lacunas existentes. Destaca-se, ainda, o atraso no processo de construção de um sistema capaz de qualificar profissionalmente o indivíduo que queira ingressar na área de saúde. Com a oferta pública insuficiente, a área da saúde demonstra ser o setor educacional mais privatizado dos últimos anos, o que compromete o alinhamento da formação com os interesses das politicas públicas da educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a formação dos técnicos em enfermagem na perspectiva dos profissionais qualificados pelo sistema educacional disponível na cidade de Teófilo Otoni – MG, no período de 2010 a 2014. O referencial bibliográfico foi extraído de trabalhos e publicações que recortam a situação da educação profissional, seus rumos e desafios. A metodologia escolhida para o estudo foi a história oral, sendo realizada través de entrevista direta com profissionais que atuam nos serviços de saúde do município investigado. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação do técnico em enfermagem não desenvolveu o preparo suficiente para o exercício da profissão, com os conhecimentos, habilidades e competências necessárias, inviabilizando uma formação independente e emancipatória. É apontado que a deficiência no processo de formação, identificados na estrutura da escola, na oferta de estágio curricular supervisionado e nas práticas de ensino, foram disfarçadas pelo excesso de vagas de trabalho, o que garantiu ao técnico exercer a profissão mesmo com a qualificação comprometida.
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeitos do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na rede estadual de ensino em Bocaiúva/MG
    (UFVJM, 2015) Pimenta, Danielle Christine Leite; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiando, Ronan Pereira; Canoas, Silvia Swain
    O Programa Dinheiro Direto nas Escolas – PDDE é um programa federal de financiamento da educação básica, gerenciado pelo FNDE, cujo propósito é descentralizar o repasse financeiro, fazendo-o diretamente às escolas, na perspectiva de ampliar a autonomia dessas unidades e de promover a gestão participativa. Com o objetivo de analisar os efeitos do PDDE em duas escolas estaduais do Município de Bocaiuva-MG, no período de 2007 a 2013, buscou conhecer o processo de descentralização financeira para as escolas, analisar se a aplicação do PDDE alcança suas finalidades principais e conhecer as estratégias de adequação do PDDE para elevação do IDEB. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, cujo instrumento utilizado na obtenção dos dados foi a análise documental. Quanto aos seus fins, e quanto aos procedimentos, classifica-se como bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, sendo que as informações foram agrupadas por temas em comum e divididas em categorias. O estudo demonstrou que os recursos descentralizados pelo PDDE baseiam-se normalmente em critérios quantitativos em sobreposição aos qualitativos e se destinam muito mais à manutenção de despesas do dia a dia do que em investimentos permanentes. Quando há a destinação de uma parcela extra, baseada em aspectos qualitativos da educação, tal parcela não se transforma em estratégias para perpetuação da qualidade identificada. Em relação ao processo de descentralização administrativa, no âmbito da educação, visando à participação coletiva e a gestão democrática, tendo como objetivo final o aumento dos níveis de qualidade da educação, encontra-se implantado. Entretanto, há importantes desafios a serem enfrentados para sua efetivação. Além disso, no contexto pesquisado, não há uma relação direta dos recursos do PDDE e nem de sua parcela adicional ao êxito do desempenho superior dos alunos das escolas pesquisadas, em relação às metas do IDEB. Antes, os projetos isolados, realizados em cada escola, podem estar contribuindo para a promoção da qualidade da educação registrada nos índices do IDEB no período analisado.
  • Thumbnail Image
    Item
    As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG
    (UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira da
    Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos no Centro de Internação do Adolescente (CIA) em Teófilo Otoni - 2014
    (UFVJM, 2015) Costa, Vinícius Sampaio da; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Souza, João Valdir Alves de; Germano dos Santos, Amédis
    A presente pesquisa trata da educação escolar ofertada aos adolescentes infratores na perspectiva dos direitos humanos. Mesmo diante dos avanços educacionais, políticos e legais ainda há inúmeros impedimentos para aplicação de políticas públicas voltadas para garantir a democratização do acesso e a permanência na escola de jovens autores de atos infracionais. Na esfera educacional as dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar são fenômenos comuns na vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; portanto, a maioria desses adolescentes encontra-se com defasagem idade-série, tornando-se público alvo para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na esfera política visa-se discutir as políticas públicas para garantir a educação e assistência social aos apenados. Na esfera jurídica observa-se que o respeito à dignidade da pessoa humana é um dos principais fundamentos da Constituição Federal (1988), porém, no sistema penitenciário o seu cumprimento é quase inexistente. A Lei de Execução Penal (LEP) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconizam a assistência educacional como um dos mecanismos possíveis para a prevenção do ato infracional e orientação ao adolescente infrator para o seu retorno, reintegração social e convivência em sociedade. Porém, há indícios de que a assistência educacional não tem apresentado os resultados desejados e pouco tem contribuído para o alcance desses objetivos, uma vez que a preocupação maior do sistema socioeducativo tem sido a de manter o adolescente apreendido, sem o devido oferecimento dos meios à sua recuperação. Contrapondo a essa constatação, buscamos estabelecer uma reflexão quanto aos direitos humanos à medida que cada vez mais são exigidos mecanismos de humanização no cumprimento das penas e das medidas socioeducativas. Assim, o objeto desta pesquisa consiste em compreender a disparidade entre o proposto nas normas existentes no ordenamento jurídico brasileiro e a realidade vivenciada no interior das escolas em funcionamento nos centros socioeducativos, em razão do descaso do Poder Público quanto à implementação das políticas voltadas para a educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos. Por outro lado, o trabalho busca investigar os fatores que contribuem para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é documental e a instituição pesquisada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, instalada dentro do Centro Socioeducativo São Cosme, no município de Teófilo Otoni - MG.