PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Uso da consciência situacional em ambientes virtuais de aprendizagem
    (UFVJM, 2019) Silva, Dirlene Aparecida Almeida e; Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel da
    A Educação à Distância surgiu com o objetivo de alcançar diversas pessoas, inclusive as residentes em áreas isoladas ou que não tenham condições de cursar o ensino regular no período apropriado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no Brasil o número de estudantes nesta modalidade vem crescendo a cada ano e, na mesma proporção, cresce a evasão. Por ser um fator preocupante para professores, tutores e gestores, instituições de ensino tentam descobrir os motivos da evasão, visto que afeta tanto os estudantes, que não conseguem alcançar o fim dos estudos, como a instituição cujo objetivo é prover formação a estes estudantes. Análise de Sentimento é uma área de pesquisa que vem se destacando no ambiente educacional. Objetiva estudar e analisar os sentimentos dos estudantes com objetivo de interpretá-los, podendo ser utilizada para mensurar a motivação destes, a partir de interações, como por exemplo, em fóruns educacionais. A criação de ambientes que envolvam, além da automação do processo de aprendizagem, a interpretação e compreensão do sentimento do estudante, pode auxiliar professores, tutores e gestores no processo de tomada de decisão para ações efetivas na prevenção da evasão. A compreensão da situação como precursora do processo de tomada de decisão é o conceito denominado Consciência Situacional. Este conceito refere-se à habilidade da pessoa que está envolvida obter percepção, compreensão e antecipação de um estado futuro da situação corrente. O conceito de Consciência Situacional possui potencial para ser aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A utilização de métodos e técnicas da Consciência Situacional aliada às técnicas computacionais da Análise de Sentimento em ambiente educacional são promitentes como caminhos para a solução da evasão observando o dinamismo de informações e situações geradas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe um Modelo de Apoio à Decisão fundamentado nos conceitos da Consciência Situacional e utilizando técnicas da Análise de Sentimento como auxílio na Tomada de Decisão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para a validação do modelo proposto foram utilizados algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado em uma base de dados sobre estudantes motivados ou não, a partir de postagens em fóruns educacionais. O Modelo de Apoio à Decisão é genérico e pode utilizar diferentes informações presentes no Ambiente de Ensino. Resultados dos experimentos indicam a viabilidade da utilização de tais técnicas como forma de suporte ao entendimento da situação em curso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e apoio às decisões dos tutores e gestores.