PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
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Item RPG de mesa como metodologia gamificada para desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma investigação sobre a aceitação dos estudantes do IFNMG(UFVJM, 2022) Castro, Felipe Túlio de; Santos, Caroline Queiroz; Villela, Maria Lúcia Bento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Caroline Queiroz; Villela, Maria Lúcia Bento; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Falcão, Taciana Pontual da RochaDiversas pesquisas debatem estratégias para aprimorar o desenvolvimento do Pensamento Computacional. O termo tem sido visto como uma forma de raciocínio lógico focado na solução de problemas, sendo bastante promissor para ensino da Computação. Contudo, algumas publicações expõem as dificuldades na aprendizagem dos conceitos da área, argumentando que eles são complexos e exigem dos estudantes certas habilidades que a maioria não possui. Dessa forma, algumas pesquisas buscaram apresentar propostas que pudessem aprimorar a aprendizagem dos conceitos que envolvem o pensamento computacional. Uma das alternativas seria a adoção de jogos ou elementos de jogos na prática docente. Com a literatura recente apresentando os benefícios desta alternativa, é válido discutir como se dá o interesse dos estudantes em relação ao assunto. Assim, ao realizar este estudo, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Como é a aceitação dos estudantes com relação ao uso de uma metodologia gamificada baseada em RPG de mesa no desenvolvimento do Pensamento Computacional?”. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar a aceitação do RPG de mesa como metodologia gamificada para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da perspectiva dos discentes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG - Campus Araçuaí. Metodologicamente, a primeira etapa desta pesquisa foi a realização do mapeamento sistemático da literatura. Em seguida, houve a adaptação do material do RPG de mesa e dos problemas do projeto CS Unplugged Classic para aplicação de oficinas online com os estudantes do curso. Na última etapa, o instrumento para coleta de dados foi estruturado com base no modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) e as respostas dos participantes foram tabuladas e discutidas por meio da estatística descritiva e de formalizações numéricas para pesquisas e dados qualitativos. Os resultados apontam para uma aceitação substancial dos estudantes em relação ao RPG de mesa, sendo a metodologia percebida como dinâmica e intuitiva. Além disso, os participantes se sentiram mais dispostos a resolver problemas relacionados à Computação e perceberam melhorias na forma de pensar os problemas. Em paralelo, os estudantes também concordaram substancialmente que houve melhoria no interesse pelo conteúdo relacionado a Computação. Com base nos resultados, considera-se que a principal contribuição deste trabalho é demonstrar aos docentes que o RPG de mesa pode ser considerado uma ferramenta válida para gamificar o desenvolvimento do pensamento computacional. Ademais, espera-se que as discussões apresentadas sirvam como ponto de partida para ideias de adaptação e implementação de jogos no estilo de RPG de mesa como metodologia de ensino do Pensamento Computacional e dos conceitos de Computação.