PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item A gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares(UFVJM, 2018) Santos, Allan Júlio; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lucide SilvaEsta pesquisa pretende trazer à luz e cooperar com o desenvolvimento da temática Gestão da Informação e do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias Públicas. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). Em face disto, o problema de pesquisa indaga quais os limites e possibilidades da aplicabilidade da Gestão da Informação e do Conhecimento pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) no desenvolvimento de produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica. Tem como objetivo analisar os limites e possibilidades da aplicabilidade da GIC pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) na conjuntura da administração de bibliotecas. Os aspectos investigados referem-se à análise das concepções, estratégias e efeitos do uso de instrumentos de GIC como subsídio à gestão de produtos e serviços biblioteconômicos. A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso do tipo único, com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa. A natureza das fontes examinadas é bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do Ciclo do Conhecimento Organizacional modelado por Choo (2011). Como métodos de apreciação dos dados são aplicados as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). A relevância da pesquisa e do problema investigado vincula-se ao aperfeiçoamento das práticas da Administração pública, em especial, daquelas orientadas para o ensino superior. Quanto aos aspectos contribuintes à teoria, relacionam-se nesta pesquisa, a generalização naturalística, a geração de sentido e o incremento teórico. No tocante aos resultados da investigação, reconhece-se que a GIC não se consolidou por completo na UFJF e em seu campus avançado. Não obstante a isto, percebe-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas organizacionais da UFJF/GV, em especial, na Biblioteca UFJF/GV. Apreende-se que as criações de significados para os agentes organizacionais da Biblioteca UFJF/GV demandaram maior flexibilidade nos processos representativos da informação gerencial , assim como é oportuna a continuidade de implementação de TIC´s nos demais órgãos da UFJF e do CDC. Como perspectivas futuras, entende-se que a incorporação de uma postura administrativa e indutiva, voltada aos princípios de propagação do conhecimento registrado devem ser cada vez mais conduzidos pelos bibliotecários e gestores do sistema CDC. Depreende-se também sobre a indispensabilidade da criação de um estudo de usuários institucionalizado que possibilite a prospecção das necessidades dos utentes da Biblioteca UFJF/GV e dos indicadores concernentes aos produtos e serviços ofertados pela UFJF/GV.