PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item A formação docente continuada PNAIC 2013: uma análise da situação dos professores alfabetizadores de surdos(UFVJM, 2016) Mattos, Greyd Cardoso; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos Victor; Santos, Amédis Germano dosO Governo Federal instituiu em julho de 2012 o programa de formação continuada para professores alfabetizadores, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” com o objetivo principal de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Esse Programa teve início em 2013 e, em sua estruturação, as universidades parceiras foram responsáveis pela formação dos orientadores de estudos que, por sua vez, formavam os professores alfabetizadores em seus respectivos municípios, em encontros mensais de 8 horas. Toda a formação foi baseada nos Cadernos de Formação distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) a todos os participantes do Programa. Tendo como referência o objetivo principal do Programa e o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino, surgiu o problema deste trabalho: o “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” subsidiou a formação de professores alfabetizadores de surdos? Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e análise documental pelo método de Análise do Conteúdo. Durante a construção do referencial teórico, buscou-se investigar e discutir a formação de professores no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o processo de inclusão educacional do surdo no ensino regular. A partir dessa etapa, foram criadas três categorias de análise que subsidiaram a investigação dos Cadernos de Formação: Educação inclusiva, Surdez e Alfabetização de surdos. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa não ofereceu uma formação que atendesse às necessidades dos professores alfabetizadores de surdos. Nesse sentido, seu objetivo principal não alcançou todas as crianças. É sabido que o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino não é algo simples, contudo, se ele existe, é preciso criar estratégias para ele se realizar efetivamente. Caso contrário, se transforma em exclusão. Desse modo, o poder público deve criar mecanismos para melhorar esses tipos de programas e proporcionar uma formação continuada aos professores, garantindo a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino.Item Práticas docentes nos cursos de administração do Vale do Mucuri de 2006 a 2015(UFVJM, 2016) Leão, Cristhiane Rodrigues Soares; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos VictorO ensino superior no Brasil passa desde a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 por grandes mudanças, como o aumento nos números de cursos e Instituições de Ensino Superior – IES. Segundo os dados do Censo da Educação Superior em 2013, realizado pelo INEP, são mais 2.300 IES em todo Brasil. O curso de Administração é um exemplo dessa expansão, pois em 1960 existiam 31 instituições que ofereciam tal curso, e em 2013 esse número passou para mais de 1.500 IES e no Estado de Minas Gerais estão presentes 204 dessas instituições. Cresce também os estudos a respeito do processo ensinoaprendizagem e a avaliação do discente no ensino superior. É na escola que todos os aspectos do ser humano se socializam e quem conduz esse processo é o professor. A inovação na prática de ensino e de avaliação da aprendizagem está no compartilhamento com o aluno, tornando-o, além de sujeito principal na apropriação dos saberes da profissão, também um parceiro na construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as práticas docentes dos professores dos cursos de Administração do Vale do Mucuri entre 2006 e 2015, e sua correlação com sua formação profissional. Quanto à metodologia, a pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos foi descritiva e explicativa. Foi aplicado um questionário online com questões fechadas de múltipla escolha aos administradores que atuam como docentes em disciplinas do núcleo profissionalizante dos cursos presenciais em Administração do Vale do Mucuri. Ficou constatado que os mesmos apresentam três características importantes: não exercem a docência superior exclusivamente; sinalizaram que criam seu material didático; e procuram construir seu próprio conhecimento. Utilizam da aula expositiva para explanação do conteúdo, com apoio de slides de própria autoria. Realizam a avaliação da aprendizagem do discente através de provas escritas e trabalhos individuais e em grupo. Como resultado verificou-se que as práticas docentes nos cursos de Administração do Vale do Mucuri não têm correlação com perfil do professor, seja nos aspectos: formação, tempo de docência ou tipo de instituição que trabalha.