PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item Um estudo sobre a história do ensino na Escola Estadual José Augusto Ferreira, em Caratinga/MG, de 1960 a 1980(UFVJM, 2019) Silva, Gisely Xavier da; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Santos, Gustavo Carvalhal; Amaral, Antônio Carlos VíctorA pesquisa aqui descrita tratou de um estudo sobre a história do ensino na Escola Estadual José Augusto Ferreira, no município de Caratinga/MG no período de 1960 a 1980. O que se percebe nas últimas décadas é que a educação passou por um processo de democratização, com mudanças legais que levaram educação para todos, sendo o cidadão portador de direito à educação pública gratuita. Contudo, índices revelam que a qualidade do ensino vem caindo e o reflexo é direto na sociedade e no mercado de trabalho. Por isto, buscou-se analisar o período áureo da educação brasileira, que foi da década de 1960 a 1980, décadas marcadas por um governo militar, onde não havia liberdade de expressão e manifestação, mas que houve um direcionamento para a formação intelectual, física e moral do cidadão. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura, apontando características históricas da educação brasileira, as transformações educacionais ocorridas nas décadas de 1960 e 1970, complementando o estudo com uma pesquisa realizada por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professores sobre suas percepções do processo educacional vivenciado na Escola Estadual José Augusto Ferreira. Como resultado das entrevistas foi possível perceber que tanto ex-alunos quanto ex-professores ressaltaram que a Escola Estadual José Augusto Ferreira possuía uma boa estrutura e profissionais com boa formação que se dedicavam ao ensino, oferecendo formação intelectual e ética, através de organização e estímulo ao pensamento crítico. Foi possível concluir que esse conjunto de fatores, aliados à participação ativa da família na educação dos filhos formaram o diferencial que lançou à sociedade cidadãos e profissionais qualificados.