PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item Ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos aplicadas ao controle patrimonial escolar: um estudo de caso na Superintendência Regional de Ensino Diamantina/MG(UFVJM, 2019) Almeida, Waldimar Adriano de; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Ramalho, Mara Lúcia; Pereira, João Antônio Gomes; Tameirão, Cinthya Rocha; Meireles, Eduardo; Lima, Michele Bernardino deO progresso de uma sociedade está ligado diretamente à identificação e solução dos seus principais problemas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os processos de bens patrimoniais desenvolvidos pelos Analistas Educacionais (ANE) da Superintendência Regional de Ensino Diamantina (SRE/DTNA), cujos documentos estão arquivados no setor de Infraestrutura Escolar, com intuito de conhecer a realidade da Carga Patrimonial das escolas pertencentes a tal regional. O recorte temporal desta análise foi de 2015 a 2017, com o mapeamento dos dados de todas as escolas registrados nos Processos de Alienação, Doação, Inventário e de Furtos e Roubos; processos esses regulamentados pelo Decreto n.45.242 (MINAS GERAIS, 2009). O mapeamento dos quatro tipos de processos seguiu uma sequência anual e envolveu todas as escolas naquele período, iniciando com 123 unidades e encerrando com 119 escolas, portanto não foi utilizada amostragem na análise. Os dados coletados nos processos foram inseridos em planilhas no Excel e transferidos para o programa PAST 2.0, que agrupa os itens por semelhanças e características de proximidade. Possibilitando a visualização dos resultados de forma compacta e dinâmica, assim a identificação de variáveis positivas e negativas fica evidenciada na Carga Patrimonial das escolas da SRE/DTNA. Neste contexto, o controle dos ciclos de vida dos processos seguiu uma organização e padronização, obtidos por meio da Teoria de Organizações e Métodos e principalmente com a base teórica descrita no Project Management Body of Knowledge Guia PMBOK (2017). Por consequência com as informações tabuladas e descritas estatisticamente os gestores poderão traçar estratégias, para melhorar o ambiente físico escolar que compreende as salas de aula, diretoria, pátio, auditórios e demais espaços. Com intuito de aplicar e manter de forma consciente os recursos públicos adequados à prática educacional. Sendo alguns dos principais resultados identificados no presente estudo à necessidade de ações de segurança no ambiente escolar, bem como a regularização, no sistema, da Carga Patrimonial presente nas escolas dessa regional, uma vez que existe uma grande diferença entre a carga real presente nas escolas e aquela registrada no sistema do Estado de Minas Gerais.