PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item O curso de Pedagogia na modalidade a distância e a interface com os planos municipais de educação: territórios de Januária, Pompéu e Turmalina - MG (2014 a 2019)(UFVJM, 2020) Landazuri, Daniela dos Santos; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO presente trabalho tem como objetivo compreender como o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, na modalidade EaD, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais se articula com as legislações vigentes e com os Planos Municipais de Educação dos Municípios de origem dos cursistas com matrícula ativa. Para a consecução do objetivo partiu-se de um referencial teórico prioritariamente fundamentado nos estudos de Gatti (2011), Libâneo (2005) e Nóvoa (1995). Quanto à metodologia, no percurso da pesquisa documental foram analisados cinco marcos legais: o Decreto-Lei nº 1.190/1939; o Parecer nº 251/1962; o Parecer nº 252/1969, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDBEN) nº 9.394/96 e a Resolução CNE/CP nº1/2006 (BRASIL, 2006) e utilizando a técnica análise de conteúdo, foram construídas duas categorias de análise que buscaram a averiguação das contradições e similaridades dos Planos Municipais de Educação dos três municípios selecionados para a pesquisa: Januária, Pompéu e Turmalina e a articulação do Projeto Político Pedagógico do curso em questão com as demandas legais e regionais do municípios selecionados. Os resultados indicam que o Projeto Político Pedagógico corre o risco de se tornar genérico e deixar lacunas na formação do ingressante no curso de Pedagogia, devido à pouca articulação com as demandas regionais e locais e da necessidade dos municípios analisados de revisar os Planos Municipais de Educação, já que não foram encontrados nos planos de Pompéu e Turmalina estratégias objetivas em busca do alinhamento entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica.Item Desafios dos planos municipais de educação no território da região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais (2014-2019)(UFVJM, 2021) Pereira, Wilmara das Graças; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eA presente pesquisa tem por finalidade analisar os planos municipais de educação, no período de 2014 a 2019, dos municípios localizados no território da região Metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais, quais sejam Confins, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo com vistas a responder se existe relação entre as ações propostas no Plano Municipal de Educação – PME (objeto da pesquisa), com a concretização das ações divulgadas e/ou registradas nos meios de comunicação como sites, jornais, revistas, atas, fichas de avaliação e monitoramento, entre outros. Para a organização do marco teórico, necessário para a consecução dos objetivos partiu-se de um referencial prioritariamente fundamentado nos estudos de Cury (2011), Didonet (2001) e Saviani (2010) e de outros autores que dialogam com a temática em pauta. Assim, pode-se afirmar que a construção do texto que compõe a dissertação em questão, se serviu de pressupostos da realidade educacional, enfatizando considerações e críticas implícitas na discussão dos pesquisadores referenciados no estudo. Como pressupostos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental e se serviu de uma análise de conteúdo. Como resultado, foi possível compreender que o PME, pode ser considerado um importante instrumento para a realização do diagnóstico das demandas educacionais do município, tendo em vista o seu caráter integrador das diversas instituições educacionais, portanto, um motivador da organização de políticas públicas educacionais. No entanto, quando se busca identificar a relação entre as demandas registradas no diagnóstico do PME e a execução dos programas e projetos educacionais no município, percebe-se a existência de uma lacuna, que traz como ponto central o desafio de construir uma unidade nos municípios pesquisados, em relação às metas do PNE (2014), às demandas diagnósticadas no PME com o desenvolvimento de programas e projetos. Diante de tal percepção, o estudo em questão desvela a necessidade eminente de se intensificar a formação dos gestores municipais, no sentido de melhor compreensão, dos elementos que poderão viabilizar o alinhamento entre os marcos constitucionais e infraconstitucionaise a concretização das ações.Item Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e o projeto político pedagógico do curso de licenciatura na Educação do Campo – Unimontes: articulações possíveis?(UFVJM, 2020) França, Maria Nunes de; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo– Educampo, ofertado no período de 2007 a 2012, na Universidade Estadual de Montes Claros, possui consonância com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Para isso, tem-se como objetivos específicos compreender o contexto social e político brasileiro relacionado à Educação do Campo, entre o ano de 1998 e 2012, e a relação sócio-histórica educacional estabelecida entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, nesse período, bem como identificar o perfil dos alunos ingressos no curso superior em Licenciatura em Pedagogia do Campo. E, por fim, apontar os principais fundamentos propostos pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, relacionando com as propostas registradas no PPP do Educampo. A metodologia utilizada partiu de uma análise documental, que tomou de apoio o Projeto Político Pedagógico do Educampo articulado com as Diretrizes da Educação do Campo e as legislações que versam sobre o tema. Foram utilizados como aportes teóricos e metodológicos autores como Arroyo (2007), Molina e Jesus (2009), Caldart (2010), Fernandes (2004), Santos (2013), Machado (2009), Cury (2005) Gonh (2011), Moura (2011), Vendramini (2015), Vasconcelos (2011) e Freire (1993) entre outros. Como resultados, observou-se que os objetivos do Educampo atentam para formação continuada, bem como assegura a perspectiva de desenvolvimento autogestionário, conforme a Resolução nº 03/97 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os objetivos do PPP consideram as ações produtoras culturais como lastro da formação docente e propõem a realização de pesquisas para obtenção de conhecimentos diversos, articulando teoria e a capacidade criativa por meio de atividades no estágio curricular supervisionado atrelado à prática pedagógica. Por fim, apregoam a ideia de Desenvolvimento Sustentável como ação das atividades pedagógicas no processo de formação dos professores do campo ao definir nas ações curriculares a ação-reflexão-ação e a perspectiva de transformação da realidade do campo conforme determinado pelas Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002). Com resultados foram também encontradas divergências entre os objetivos do PPP e as Diretrizes da Educação do Campo. Não foi encontrado no PPP, de forma explicita, a questão da autonomia como critério da formação docente como requisito para atuar no espaço escolar sob a perspectiva de uma gestão escolar democrática. Não vislumbra também, de forma clara e objetiva, a atenção à preparação do docente para atender as demandas dos movimentos sociais relacionados à comunidade. Concluiu-se, portanto, que os objetivos postos pelo Projeto Político Pedagógico do Educampo atenderam parcialmente os princípios que lastreiam as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.Item A educação matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros(UFVJM, 2019) Soares, Maria das Dores de Freitas; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eConsiderando a importância da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da formação do cidadão trabalhador, objetivamos, por meio desta pesquisa, investigar elementos que possam estar relacionados ao desempenho na Educação Matemática dos alunos dos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Montes Claros. Como objetivos específicos, buscamos analisar dados deste instituto, no Campus Montes Claros, sobre o desempenho dos alunos dos cursos concomitantes e subsequentes na disciplina de matemática; identificar as práticas pedagógicas realizadas no campo da matemática e, ainda, fornecer elementos para as práticas a serem adotadas na Educação Matemática nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do IFNMG – Campus Montes Claros. Para tanto, investigamos diversos aspectos da realidade dos sujeitos envolvidos, contemplando o percurso escolar dos discentes e as experiências vivenciadas por eles e pelos docentes dos cursos técnicos. O arcabouço teórico é fundamentado em autores que pesquisam sobre a formação docente, como Arroyo (2000), Fiorentini e Nacarato (2005), Libâneo (2011), Nóvoa (1995) e Tardif, (2014); D‟Ambrosio (1999; 2002; 2006), Fiorentini (2012) e Jaramillo (2003), sobre a Educação Matemática; Araújo e Frigotto (2015), Brandão (1981), Frigotto (2012), Rehen (2009) e Saviani (2007), sobre a Educação Profissional; dentre outros. Os documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2012), também foram fontes importantes de pesquisa. A produção do material empírico desta pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, e foi realizada por meio de análise documental e de entrevista semiestruturada – escrita e oral (gravada em áudio) – envolvendo discentes e docentes de dois cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente: Técnico em Eletrotécnica, e Técnico em Segurança do Trabalho. A partir do referencial teórico e da análise dos resultados obtidos, concluímos que este trabalho contribuirá para futuras reflexões sobre a Educação Matemática, fornecendo elementos para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre as práticas pedagógicas, avaliação e currículo, que possam ser aplicados nos cursos técnicos, modalidades concomitante e subsequente, do IFNMG – Campus Montes Claros.Item A formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensão(UFVJM, 2018) Souza, Maria Prisilina de; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Maria Nailde Martins; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eEsta pesquisa tem como objetivo geral mapear ações de extensão desenvolvidas pela UFVJM para a formação continuada dos profissionais da educação básica no período de 2013 a 2016, buscando verificar se essas ações têm atendido o território de atuação da UFVJM. O referencial teórico aborda a questão das Políticas Públicas e da Formação dos Profissionais da Educação a partir dos seguintes temas: a) História da formação de professores no Brasil; b) Formação inicial e continuada de professores no Brasil; c) Modelos de formação de professores: d) Gestão democrática no Brasil; e) Formação de gestores pedagógicos; f) Histórico da Extensão Universitária no Brasil e na UFVJM. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental, no levantamento de ações de extensão registradas na Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC/UFVJM durante o período que analisamos. A abordagem qualitativa destes documentos foi realizada em três momentos: seleção dos documentos, acesso e a análise. Após a análise dos registros de ações na PROEXC, optou-se por pesquisar todas as ações de extensão para formação continuada dos profissionais da educação básica, considerando a contribuição que esta pesquisa trará para a Instituição objeto de estudo. A partir de tal processo, chegou-se a duas categorias de análise e à definição dos eixos temáticos norteadores da discussão. A primeira aborda a institucionalização da extensão como um caminho para a formação continuada dos profissionais da educação em território brasileiro e na UFVJM. A segunda aponta possíveis relações entre as políticas públicas nacionais e estaduais para a formação continuada e as atividades extensionistas da UFVJM. O estudo demonstrou que a formação continuada dos Profissionais da Educação Básica foi contemplada nas ações de Extensão Universitária da UFVJM no período de 2013 a 2016. Evidenciou-se, também, que as temáticas tratadas nas referidas ações desvelam, entre outras questões, uma aparente relação e/ou interação com as políticas públicas nacionais e estaduais vigentes, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, que abre a possibilidade de diálogo da educação com as diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim às Diretrizes da Extensão da UFVJM e possibilitando um diálogo multi, inter e transdisciplinar com a comunidade acadêmica.Item A formação de professores da educação básica: a realidade do povo Pataxó da Aldeia Guarani(UFVJM, 2020) Figueiredo, Josinei Vilarino; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge de Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eA Educação Básica Indígena, direito elementar da etnia indígena, preconizado na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN nº 9394/96, apesar dos diversos avanços, ainda esbarra em dificuldades, sobretudo no processo de formação dos professores. Nesse contexto, o trabalho em questão tem o objetivo de analisar o processo de formação dos professores da Educação Básica, da Escola Indígena Pataxó Bacumuxá, em Carmésia/MG.Para analisar essas questões se fez necessário realizar pesquisa de campo descritiva, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 66 professores da referida escola, além dos caciques (lideranças) das três aldeias do município: Guarani, Imbiruçu e Kãmã Mirã, enfatizando então as questões de relações de poder na comunidade e o reflexo no contexto escolar. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi um questionário estruturado, além de observação do cotidiano dessa escola e registro de inspiração etnográfica, posto que o foco era elucidar a própria interpretação que o indígena faz de sua formação profissional. As anotações foram feitas em um diário de campo e serviram, também como fonte de análise. O aporte teórico e documental que subsidiou nosso estudo foram: as legislações educacionais que amparam a Educação Escolar Indígena e as obras de Santos (2009), Grupione (2006), Luciano (2006), Pereira (2009), Gerken et al (2004), dentre outras. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a importância da Universidade Federal de Minas Gerais na formação acadêmica do professor indígena. Foram constatados os avanços que essa modalidade de educação já alcançou, como o direito a uma escola diferenciada, com professores índios. Identificamos também os desafios persistentes, como a ausência de material didático específico à educação escolar indígena e outras oportunidades de formação superior para os professores. Destarte, com esse estudo esperamos contribuir para a consolidação da modalidade Educação Indígena no município de Carmésia/MG, bem como para a ampliação da formação docente superior e continuada dessa etnia e a discussão de toda a complexidade que envolve a temática. Concluímos, portanto, que no município em que o estudo se efetivou, essa formação vem acontecendo gradativamente, mas ainda esbarra em percalços consideráveis.Item Metodologias de ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas e desafios para professores em São Francisco – MG(UFVJM, 2020) Silva, Adailton Cardoso da; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO presente estudo, intitulado Metodologias de ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas e desafios para professores em São Francisco – MG, teve como objetivo principal identificar as principais metodologias de ensino propostas pela Educação Matemática e suas contribuições para o desenvolvimento do discente do 5º ano do Ensino Fundamental, de modo a melhorar a eficiência da aprendizagem para o 6º ano da etapa, na Escola Municipal do Bom Menino, situada em São Francisco – MG. As principais discussões teóricas se deram no âmbito das tendências metodológicas para a Educação Matemática. Baseamos no pensamento construtivista da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, pelos quais reconhecemos o estudante como o construtor da sua aprendizagem. Buscando aprofundar os estudos, foi desenvolvida a pesquisa de campo, baseada em Gil (2002) Lakatos e Marconi (2003). A pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória e, para tal, ocorreram observações em sala de aula de Matemática e entrevista com professores que atuam com a disciplina no ano de escolaridade. Identificamos que as atividades lúdicas, os jogos e a resolução de situações problemas contribuem para exercitar a autonomia do pensamento e da prática Matemática, possibilita apresentar conteúdos com potencial significativo durante o uso dessas metodologias. Desse ponto, é importante começar o estudo do objeto matemático com situações que envolvam o cotidiano do estudante, àquilo que ele consiga visualizar, para que seja suporte para um novo saber.Item Percepções dos professores de matemática sobre a educação de tempo integral na Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto - Minas Gerais(UFVJM, 2020) Lima, Iracema Neves; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO Tempo Integral apresenta-se como espaço de desafio e ao mesmo tempo como possibilidade na formação dos professores de Matemática. Para tanto, analisa-se a percepção desses professores quanto a sua formação para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, na Educação integral/integrada da Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Estado de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como aporte teórico: Justino (2016), Figueiredo (2017), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Arroyo (2014), entre outros. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa documental e de campo por meio de entrevista semiestruturadas e observação das conversas entre professores em período de recreio, na sala dos professores, ou corredores da escola. Os dados foram categorizados, conforme a análise de conteúdo, de acordo com a forma de tratamento em pesquisa qualitativa. Como registro fez-se anotações no caderno de campo, gravações em áudio e/ou vídeo durante a entrevista semiestruturada, o que nos possibilitou reunir elementos para responder aos questionamentos. As contribuições teóricas utilizadas neste trabalho reforçam a importância, a centralidade e a complexidade da formação de professores que atuavam na Educação de Tempo Integral. Os resultados indicam uma distância entre a formação inicial e a prática docente no eixo integrador denominado: Acompanhamento Pedagógico na disciplina de Matemática frente ao propósito da educação integral/integrada. Dessa forma, conclui-se que ainda há necessidade de debater as políticas de formação, a qualidade dos processos formativos, as políticas públicas e os programas educacionais, bem como os currículos que asseguram a condição de assumirmos um profissional da educação capaz de se posicionar de forma crítica, reflexivo.Item O Transporte Escolar Público nos municípios do Médio Jequitinhonha: um olhar para as políticas de formação para os motoristas(UFVJM, 2023) Prates, Viviane Patrícia Costa; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpetuo Socorro de Lima; Neves, Leonardo Santos; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO presente estudo tem a sua origem em eixos estruturantes da Linha de Pesquisa 2 – Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM; e tem como objetivo analisar as políticas públicas implantadas no território da Microrregião de Araçuaí, no período de 2018 e 2019, em prol da orientação e/ou formação dos motoristas do transporte escolar vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, com um olhar para a qualidade social da educação. Trata-se de uma pesquisa documental, pautada na perspectiva de Cellard (2012), que se serve de uma abordagem qualitativa e de uma análise de conteúdos desenvolvida na perspectiva de Franco (2006). Os dados analisados se serviram de documentos constitucionais e infraconstitucionais informados pelos municípios, objeto do estudo: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa em Minas Gerais. Como aporte teórico, esse trabalho se fundamenta dentre outros em Amabile (2012); Santos (2008); Freire (1997); Peroni (2015); Rodrigues (2020); Santos (2021); Flasch (2012); Silva (2009). Ao final das análises, chegou-se à organização de três categorias: A formação e/ou orientação do motorista escolar: lacunas e perspectivas; Arcabouço legal: do nacional ao regional; A organização de rotas para o Transporte Escolar nos municípios: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa/MG. Essa organização possibilitou que fossem construídos direcionamentos, no sentido de compreender a problemática: As políticas públicas implantadas no território da microrregião de Araçuaí, no contexto de 2018 e 2019, apresentam elementos que caracterizam um diálogo com orientações e/ou formação dos motoristas do transporte escolar, da frota própria, vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, dessa localidade, com um olhar para a qualidade social da educação? Assim, a pesquisa desvelou que o aprimoramento da qualidade social da educação, ofertada aos usuários do serviço de Transporte Escolar, demanda uma prática de ações intersetoriais; melhoria da comunicação entre o gestor da Secretaria Municipal de Educação, os diretores das escolas e usuários do Transporte; que a gestão pública, por meio de parcerias com Institutos Federais, Universidades, autoescolas e outros órgãos afins, promova a formação continuada do motorista do transporte escolar. A partir desta pesquisa, conclui-se que o Transporte Escolar é um programa que fortalece as políticas de acessibilidade dos estudantes às instituições escolares, mas necessário se faz que os municípios utilizem meios científicos para construir indicadores que favoreçam a organização de políticas de formação do motorista escolar, com impacto na qualidade social da educação.Item A violência escolar e a gestão de escolas públicas: percepção de gestores escolares em Montes Claros - MG(UFVJM, 2021) Dias, Gercilene de Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; Oliveira, Altamir Fernandes de; Sant'Anna, Antônio GeniltonA violência é vivenciada em diversos espaços e realidades da sociedade atual. Trata-se de um fenômeno complexo que pode ser estudado a partir de diferentes enfoques teóricos. No contexto escolar, a violência traz consequências diretas e indiretas aos envolvidos, sejam alunos, professores demais funcionários das escolas e familiares. A violência tem efeito sobre a atividade pedagógica, especialmente nas escolas públicas e afeta não somente a vida pessoal, mas pode ter efeitos para a prática profissional. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo compreender como a violência escolar afeta a gestão das escolas. O método utilizado foi o estudo de caso interpretativo envolvendo quatro escolas públicas estaduais do Município de Montes Claros-MG. Foram realizadas entrevistas com os diretores sobre a violência intra e extramuros das escolas, bem como seus efeitos nas práticas de gestão e no alcance dos objetivos educacionais. Este estudo inclui a análise de base de dados da Segurança Pública do município, de 2014 a 2019, e documentos relacionados à Segurança e Educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de violência, sobretudo moral ou psíquica, permanece elevada nas escolas envolvidas neste estudo. Contudo, tais ocorrências, se não relacionadas a danos físicos, parecem ser tomadas como parte da realidade escolar. Os entrevistados apontam que na sua percepção a violência nas escolas seja menor atualmente; embora dados da segurança apontam um entorno violento, o que afeta a comunidade escolar. Considerando os dados levantados, sinaliza-se para a necessidade de registros mais acurados relacionados a situações de conflitos e de violência nas escolas tanto no âmbito da escola, onde eventuais registros são lançados em livros de ocorrência, quanto no âmbito da segurança pública. Os resultados demonstram a importância de aprofundar a discussão sobre o tema e refletir sobre medidas necessárias para apoiar a gestão de escolas públicas.