PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item Assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé: uma análise do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica(UFVJM, 2022) Marques, Nara Faria Silva; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Gomes Pereira, João Antônio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Márcio Coutinho deObjetivou-se nesse estudo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade das políticas públicas. Os resultados apontam que houve uma redução no orçamento no período de 2017 a 2019, diminuindo o número de benefícios Dentre os 158 requerimentos analisados, 18,35% são beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, e entre esses, 62% são do gênero feminino, 58,6% se autodeclararam pardas e todos os beneficiários possuem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, o que reflete o efeito positivo do PNAES na tentativa reduzir a desigualdade social. Com relação aos índices de evasão escolar, rendimento acadêmico e retenção, a assistência estudantil influenciou diretamente nos dois primeiros índices, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento acadêmico.Item Capacitação de gestores escolares: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Santos, Priscila Barbosa dos; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiango, Ronan PereiraNo âmbito da administração pública, a educação figura como uma de suas principais funções. Tendo em vista a importância dessa função, grande responsabilidade é atribuída à gestão escolar e à atuação do gestor. Apesar disso, observa-se que o dirigente escolar encontra-se muitas vezes desprovido da qualificação necessária para o exercício das atividades de gestão, em virtude das lacunas do seu processo de formação inicial e das deficiências comumente constatadas em seu processo de capacitação, quando não da ausência desse processo. A capacitação de gestores escolares é considerada, por estudiosos da área de gestão escolar, como condição fundamental à implementação de políticas públicas e de reformas na área educacional. Assim, no âmbito desse estudo, questiona-se como ocorre a capacitação dos gestores das escolas estaduais do município de Teófilo Otoni, localizado no interior do estado de Minas Gerais (MG). Esta pesquisa objetivou, então, analisar a capacitação recebida pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino do referido município. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu a realização de entrevista do tipo semiestruturada. Os sujeitos selecionados para participarem da pesquisa foram os diretores de nove escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município e que oferecem concomitantemente os níveis de ensino que compõem a educação básica. Os dados coletados foram tratados utilizando-se a técnica denominada análise de conteúdo. Observou-se que a formação acadêmica inicial dos diretores entrevistados pouco contribui com a atuação deles enquanto gestores. A capacitação empírica foi elencada por eles como o que mais dá suporte para o exercício das atividades de gestão. Quanto à capacitação oficial, cinco dos sete entrevistados participaram do Programa de Capacitação à Distância de Gestores Escolares (Progestão), tendo sido esse o único programa de capacitação de gestores escolares oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Não houve participação dos gestores em nenhum outro programa de capacitação oficial ou extraoficial. Assim, estão apresentadas, neste trabalho, a caracterização do Progestão, bem como as percepções dos diretores quanto ao programa. Os entrevistados acreditam que a formação acadêmica individual, somada à experiência profissional, não é suficiente para prepará-los para o exercício da gestão escolar. Assim, fomentou-se um debate acerca da contribuição da capacitação na atuação do gestor público na educação.Item As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG(UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira daEste estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.Item Competências para cargos de gestão em instituição pública de ensino superior na percepção dos docentes da FACSAE/UFVJM – campus de Teófilo Otoni-MG(UFVJM, 2016) Kumaira, Chams Maria; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Oliveira, Altamir Fernandes de; Vieira, Naldeir dos SantosEste estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias para o desempenho das atividades dos cargos de gestão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Teófilo Otoni-MG, na percepção dos seus docentes, o que se configura como um tema clássico da Administração e da Gestão de Pessoas aplicado na esfera privada ainda incipiente no contexto do setor público educacional. A metodologia qualitativa e quantitativa utilizada constou de um estudo de caso com coleta de dados realizada por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionário. Como resultados, delineou-se o perfil acadêmico profissional dos docentes da FACSAE e o levantamento das competências requeridas aos cargos de gestão; mesmo restritos a um conjunto de atributos percebido como ideal, é relevante para se conhecer as reais demandas para o desenvolvimento de pessoas e qualificação para a função gerencial, com destaque para os conhecimentos sobre a estrutura administrativa e legal da UFVJM e suas unidades, os processos e rotinas de trabalho; para as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações interpessoais; para as atitudes como ética, relacionamento e cooperação. Tais resultados sinalizam para o planejamento de um programa de formação de gestores em instituições educacionais que contemplem temas como Gestão e Orçamento Público, Legislação, Ética e Relações Interpessoais. Espera-se que a presente discussão contribua para o desenvolvimento das competências gerenciais dentro das universidades, no intuito de tornar melhor a qualidade e eficiência dos serviços prestados.Item Efeitos do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na rede estadual de ensino em Bocaiúva/MG(UFVJM, 2015) Pimenta, Danielle Christine Leite; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiando, Ronan Pereira; Canoas, Silvia SwainO Programa Dinheiro Direto nas Escolas – PDDE é um programa federal de financiamento da educação básica, gerenciado pelo FNDE, cujo propósito é descentralizar o repasse financeiro, fazendo-o diretamente às escolas, na perspectiva de ampliar a autonomia dessas unidades e de promover a gestão participativa. Com o objetivo de analisar os efeitos do PDDE em duas escolas estaduais do Município de Bocaiuva-MG, no período de 2007 a 2013, buscou conhecer o processo de descentralização financeira para as escolas, analisar se a aplicação do PDDE alcança suas finalidades principais e conhecer as estratégias de adequação do PDDE para elevação do IDEB. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, cujo instrumento utilizado na obtenção dos dados foi a análise documental. Quanto aos seus fins, e quanto aos procedimentos, classifica-se como bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, sendo que as informações foram agrupadas por temas em comum e divididas em categorias. O estudo demonstrou que os recursos descentralizados pelo PDDE baseiam-se normalmente em critérios quantitativos em sobreposição aos qualitativos e se destinam muito mais à manutenção de despesas do dia a dia do que em investimentos permanentes. Quando há a destinação de uma parcela extra, baseada em aspectos qualitativos da educação, tal parcela não se transforma em estratégias para perpetuação da qualidade identificada. Em relação ao processo de descentralização administrativa, no âmbito da educação, visando à participação coletiva e a gestão democrática, tendo como objetivo final o aumento dos níveis de qualidade da educação, encontra-se implantado. Entretanto, há importantes desafios a serem enfrentados para sua efetivação. Além disso, no contexto pesquisado, não há uma relação direta dos recursos do PDDE e nem de sua parcela adicional ao êxito do desempenho superior dos alunos das escolas pesquisadas, em relação às metas do IDEB. Antes, os projetos isolados, realizados em cada escola, podem estar contribuindo para a promoção da qualidade da educação registrada nos índices do IDEB no período analisado.Item Espelho, espelho meu, existe alguém mais abandonado do que eu?: práticas curriculares e posições de sujeito demandadas em um contexto de abrigo(UFVJM, 2016) Santos Júnior, Milton Chaves dos; Ribeiro, Vândiner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Vândiner; Aguiar, Alexandre Silva; Almeida, Ivana CarneiroEsta dissertação analisa como as práticas curriculares do abrigo investigado demandam certas posições de sujeito por meio do discurso do acolhimento que ao mesmo tempo fragilizam e fortalecem as crianças e os adolescentes em vulnerabilidade social. A metodologia inspira-se na análise do discurso foucaultiana e elementos da etnografia tais como: observação em diário de campo, conversas informais e entrevista semiestruturada. A análise teórica articula um conjunto de conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, sendo alguns deles centrais: discurso, poder-saber, processos de subjetivação e posição de sujeito, além do conceito de currículo em uma visão pós-crítica. O manejo dessas ferramentas conceituais caminha rumo à investigação do discurso do acolhimento, que diz respeito ao processo de ajuda protetiva à criança e ao adolescente abandonados divulgado nas práticas curriculares do abrigo em questão. O problema central desta pesquisa é: como o discurso do acolhimento à criança e ao adolescente em vulnerabilidade social está divulgado nas práticas curriculares do abrigo investigado e quais posições de sujeito são demandadas nesse discurso. Para isso, pesquiso como a criança e o adolescente são nomeados, caracterizados e inventados no currículo desse abrigo. Investigo também as ações individuais e coletivas presenciadas em situações do cotidiano e as relações de poder-saber ali imbricadas. O argumento geral desenvolvido é o de que há no currículo da instituição investigada um constante enfrentamento de verdades discursivas sobre o acolhimento. Desse modo, os processos de subjetivação nas práticas curriculares, enquanto local de produção e criação de significados sociais, demarcam especialmente as posições de sujeito menor abandonado, coitadinho, delinquente, amaldiçoado, de direitos e resiliente. A metáfora da história da branca de neve entra em cena nesta investigação, enxergando o espelho da personagem bruxa como o currículo do abrigo Resiliência, ou seja, o local onde os discursos estão divulgados. A bruxa, por sua vez, é o reflexo das crianças e adolescentes marcados pelo abandono, sendo a personificação da maldade do sujeito bruxa a representatividade das posições de sujeito produzidas em meio a relações de poder e saber.Item Evasão escolar e o programa poupança jovem: um estudo de caso no município de Teófilo Otoni, MG(UFVJM, 2016) Ferreira, João Cesar Souza; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho de; Oliveira, Altamir Fernandes dePolíticas Públicas, tem como intuito reparar os desequilíbrios sociais existentes e que o Estado não alcançou, a proposição dessas políticas no Brasil é típica dos anos 50 e 60 enquanto forma de intervenção do Estado, sobretudo no setor privado. Com o fim do modelo de Bem estar Social, e o início do Estado Democrático, as políticas públicas, perdem esse caráter intervencionista do setor privado e passa a ter suas ações direcionadas para os indivíduos. Essas proposições de políticas públicas passam pela normatização jurídica e controle dos órgãos governamentais, como forma de mediar sua aplicação e alcance dos objetivos propostos. As políticas públicas sobretudo na reforma gerencial do Estado passam a serem regidas por princípios que norteadores como meio de alcance da eficiência e melhor utilização dos recursos públicos. Na área educacional a política pública, tem como norte alcançar os indicadores que são estipulados pelas Organizações Internacionais, a partir de estudos mundiais, e assim estabelece acordos e compromissos estipulando metas desejáveis. Nesse prisma Minas Gerais nos últimos anos na área educacional, mais precisamente sobre o índice de evasão escolar, iniciou a adoção de medidas para a redução desse indicador, norteada por diversos estudos que apontavam as causas do aumento do índice de evasão escolar, dentre essas medidas, implementou como Política o Programa Poupança Jovem (PPJ) para promover a redução o índice de evasão escolar. Nessa voga por reconhecer a importância das políticas públicas educacionais e a necessidade de evidenciar o efeito que estas políticas causam na educação, o estudo procurou compreender se o PPJ influenciou na redução do índice de evasão escolar no ensino médio no município de Teófilo Otoni, nas escolas por ele atendida.Item Transparência fiscal na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE da Escola Estadual de Caraí/MG.(UFVJM, 2016) Melo Júnior, Salvador Soares de; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Capobiango, Ronan Pereira; Almeida, Ivana CarneiroA transparência na Administração Pública é um princípio contemporâneo que tem como finalidade garantir que o cidadão tenha acesso a informações claras e tempestivas acerca dos atos e gastos públicos. Este princípio visa instrumentalizar o cidadão para que ele possa exercer o controle social das atividades realizadas pelos gestores públicos, fiscalizando não somente a regularidade na gestão, mas, também, observando se a destinação dos recursos, além de lícita, tem sido adequada. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a transparência fiscal da aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE/FNDE na Escola Estadual de Caraí, localizada no município de Caraí-MG. A coleta de dados se deu pela realização de entrevistas com a comunidade escolar da unidade de ensino. Observou-se que a maioria dos entrevistados não apresentou bom conhecimento sobre este princípio, fazendo confusão entre a transparência e a publicidade na administração pública, principalmente os membros responsáveis pela efetivação da transparência na unidade escolar. Evidenciou-se que os gestores ainda ficam presos aos instrumentos mais antigos de transparência, fazendo pouca utilização dos recursos tecnológicos para essa finalidade, o que somado à falta de conhecimento, prejudicou o Controle Social exercido pela Comunidade Escolar. Com base no modelo analítico, adotado para essa pesquisa, a transparência na gestão do PDDE da EE de Caraí pode ser considerada “BOA. Entretanto, cabe salientar que essa transparência se encontra em fase de implantação e que, por esse motivo, necessita de futuras adequações.Item Universidade empreendedora: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2016) Orsetti, Patrícia Neves; Almeida, Ivana Carneiro; Roa, Juan Pedro Bretas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Roa, Juan Pedro Bretas; Quintela, Mirelle Cristina de Abreu; Covre, André LuizConhecimento gera inovação, que promove desenvolvimento. Com isso, a universidade enquanto ambiente de inovação em potencial, por ser um espaço de construção e disseminação de conhecimento, ocupa um papel fundamental no desenvolvimento de regiões e países. Nesse contexto, surge a concepção de universidade empreendedora, cujo conceito agrega uma missão de desenvolvimento econômico e social. Sob este enfoque, o presente trabalho propõe investigar se a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, possui características de universidade empreendedora. O estudo foi orientado pelos cinco elementos de transformação para uma universidade empreendedora observados por Clark (1998) e foi proposta ainda, uma análise da região onde a Universidade está inserida. O procedimento metodológico proposto é de natureza qualitativa e fez-se o uso do estudo de caso no campus Juscelino Kubitschek da UFVJM. Identificou-se que a UFVJM apesar de apresentar algumas características que se enquadram nos elementos propostos para a análise, não pode ser ainda considerada uma universidade empreendedora em sua totalidade. Foi possível perceber também que a Região onde o campus JK está inserido, possui peculiaridades que mostram que para a UFVJM ser empreendedora precisa construir uma relação voltada às especificidades da sociedade e setor produtivo locais, considerando suas características e diferentes possibilidades de parceria. A partir dos resultados obtidos, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da interação universidade-sociedade visando o desenvolvimento regional.