PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item Videoaulas no Youtube: um estudo sobre os formatos que geram maior engajamento do público(UFVJM, 2019) Silva, Welington dos Santos; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Alkmim, Giuliano Viana de; Reis, Douglas Sathler dosAs ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Professores e estudantes podem usufruir desses recursos para melhorar a experiência de aprendizado em sala de aula. A videoaula é um importante recurso didático que pode ser usado pelos professores por meio do site de vídeos Youtube. Alguns estudos comprovam a eficácia do uso de vídeos na educação, mas há pouco sobre qual o formato ideal de vídeos educativos. Neste trabalho foram estudados três formatos de videoaulas com o objetivo de identificar qual gera maior engajamento. Foram produzidas videoaulas divididas em minicursos e comparadas com videoaulas existentes que não seguiam o mesmo padrão, mas com o propósito semelhante. O formato de videolog foi o formato preferido dentre os testados conforme análise feita por meio do coeficiente de correlação de Pearson. O resultado deste trabalho possibilita aos professores a elaboração de videoaulas melhores, a fim de aumentar a motivação do estudante.