PPGER - Mestrado em Estudo Rurais (Dissertações)
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Item Entre sons e discursos: as representações da mulher e do homem rural na música sertaneja(UFVJM, 2023) Carvalho dos Anjos, Joênio; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Freire, Jose Carlos; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Santos, Rosselvelt JoséEsta dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e faz parte da linha de pesquisa: "Sociedade e Cultura no Mundo Rural". A pesquisa tem como problemática compreender como a música sertaneja, representou a mulher e o homem do universo rural no período histórico de 1950 a 1970, recorte histórico que abarca transformações e processos importantes na sociedade brasileira, entre elas, a urbanização e industrialização, êxodo rural (consequente aumento da população urbana e diminuição significativa da população rural), mecanização do campo (Revolução Verde), ascensão da ditadura civil-militar, entre outros processos espaço/sociais. Quanto às transformações no campo, a figura do trabalhador volante "Bóia-Fria", revelou como os processos de modernização do aparelho jurídico brasileiro, bem como das formas de uso, produção e detenção do poder, estão imbricadas, e conjugaram a expropriação dos homens e mulheres do mundo rural, uma vez mais. Para compreender e adentrar no campo da música sertaneja adotou-se a Análise do Discurso Crítica enquanto metodologia que possibilitou desvelar universos sociais, representações e estruturas enraizadas na sociedade, tais como o Patriarcado, enquanto mecanismo de caráter predatório, violento, misógino. As análises então realizadas contabilizaram 109 músicas, que abordaram a temática proposta. Deste total, 45 foram selecionadas, sendo que 24 se referem às mulheres e 21 contém elementos descritivos e representados para com o homem rural. Como estratégia metodológica, optou-se por aquelas canções, que apresentaram maior número de elementos como forma de aprofundar as análises sem prejuízo quantitativo ou qualitativo. As análises demonstraram como a música é um nítido exemplo da complexidade, a qual estabelece diálogo com a perspectiva da Indústria Cultural, enquanto aparato de controle, como também a mesma mostrou-se composta por críticas sociais de várias amplitudes. Quanto à representação da mulher, esta recai expressivamente sobre a mulher negra, a qual é violentada, objetificada, uma vez mais, bem como a transmissão através da sonoridade, de mensagens, ideologias, violências para com as mulheres. Desta maneira, o patriarcado transita também através de sons, imagens e o imaginário. Quanto a representação masculina, observa-se a presença de críticas sociais, bem como a menção de algumas figuras, tal qual, o caminhoneiro, o qual foi considerado e mencionado enquanto "soldado do progresso brasileiro". Outro elemento analisado nesta pesquisa é a mídia rádio, a qual também mostrou-se enquanto produto de mercado e parte da indústria cultural. O percurso bibliográfico permitiu compreender a notória presença desse meio de comunicação na sociedade com ênfase no número de estações de rádio na região sudeste brasileira. Desta forma, os dados reforçam a importância desta pesquisa, na compreensão das dinâmicas sociais, as representações espaço/sociais das mulheres e homens do mundo rural, seu processo migratório para os centros urbanos. Por fim, analisar temas de tamanho significado na sociedade contemporânea, constitui-se enquanto ação e prática de resistência.Item Liames das escolas rurais com a resistência da cultura caipira em comunidades camponesas no município de Diamantina-MG(UFVJM, 2022) Dias, Ana Paula Ferreira; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Cambraia, Rosana Passos; Fávero, Claudenir; Alentejano, Paulo Roberto Raposo; Acçolini, GrazieleO presente trabalho de mestrado procurou conhecer e compreender como o processo ensino e aprendizagem, na relação campo/rural, se encontram atualmente nos modelos de ensino e projetos pedagógicos das escolas localizadas no campo do município de Diamantina (Minas Gerais). Assim, buscamos considerar, por meio de um estudo bibliográfico sistematizado, os conceitos de Caipira e Camponês e sua relação com os processos educativos no campo. Acrescido de entender como a cultura e religiosidade, assim como a relação cultura e natureza, se fazem presentes entre os camponês-caipiras, e como são e/ou poderiam ser afirmativas de pertencimento do sujeito do campo no processo educativo do campo e sua interface com a Agroecologia. Elucidou as relações entre Cultura e os Projetos Políticos Pedagógicos no contexto da educação rural no município de Diamantina (Minas Gerais), para auxiliar, por meio das análises feitas, a Secretaria Municipal de Educação, em ações e parcerias para a consolidação de um projeto de educação do campo e para o campo. A pesquisa é de cunho qualitativo, com estudo de revisão da literatura narrativa e sistemática, somadas às pesquisas bibliográficas e documentais, além do levantamento de dados, para assim elaborar uma teorização consistente. Foram pesquisados materiais didáticos voltados à educação do campo e os conjuntos de leis federais, estaduais e municipais sobre a educação diferenciada do campo. Realizamos o aprofundamento teórico sobre a cultura caipira, educação e a relação natureza e cultura. Concluímos que o conceito de caipira e de camponês não se opõem, ao contrário, se complementam; o princípio educativo não escolar, em relação às crianças do campo, se dá, primeiramente, pela religiosidade e cultura caipira, assim, a produção de alimento e a alimentação são parte fundantes do processo educativo; que há ausência de uma discussão teórica aprofundada do conceito de cultura caipira nos processos educativos das escolas do campo e no campo no município de Diamantina (Minas Gerais). Nas análises em que aprofundamos a questão dos aspectos curriculares e a Cultura, enquanto conjunto de saberes que podem ser dialogados em sala de aula, percebemos que os currículos examinados das três escolas do campo de Diamantina (Minas Gerais), apesar de demonstrar interesse na valorização da cultura do alunado, não tem consolidado que cultura é essa, só havendo menção às culturas indígena e quilombola, previstas nos temas transversais, não fazendo referência ao modo de vida principiador da cultura caipira.