Browsing by Author "Ribeiro, Mirtes"
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Item Avaliação acadêmica acerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de Graduação da Saúde(UFVJM, 2013) Soares, Viviane Antunes Rodrigues; Ribeiro, Mirtes; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maia, Tarsis de Mattos; Oliveira, Wellington de; Ribeiro, MirtesDiante das significativas mudanças no cenário nacional para a concretização do SUS, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em saúde são concebidas como uma das estratégias para que as instituições formadoras subsidiem uma formação profissional condizente com a realidade e as necessidades de saúde da população. Nesse contexto, a opinião acadêmica é essencial para compreendermos o entendimento dos estudantes quanto às habilidades e competências que esperam adquirir em sua formação básica em saúde, assim como também suas aplicabilidades no cenário atual de ensino. Esse estudo teve como objetivo identificar a opinião acadêmica acerca das competências e habilidades gerais definidas pelas DCN dos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O desenho escolhido para delinear o presente estudo foi o transversal, sendo a população constituída por 135 acadêmicos do último período dos cursos de graduação da área da saúde da UFVJM (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia) durante o segundo semestre do ano de 2012. No total foram recebidas 62 respostas, resultando em índice de retorno dos questionários de 45,92%. Após análise dos dados foi possível estabelecer o perfil dos acadêmicos que responderam os questionários, em que 48,38% (15) pertenciam ao curso de Enfermagem, 48,14% (15) de Farmácia, 48,14% (13) de Fisioterapia, 66,66% (8) de Nutrição e 34,21% (13) de Odontologia. Empatia foi a variável que, unanimemente, apresentou razoável grau de importância no processo de ensino pelos acadêmicos participantes. Identificou-se diferenças significativamente estatísticas entre os cursos apenas nas variáveis Liderança no trabalho em equipe multiprofissional e Liderança, dado p<0,004 e p<0,034, respectivamente. Em todos os cursos Atenção à Saúde e Tomada de decisões apresentaram os maiores índices tanto para o que se esperava ser ensinado quanto para o que foi ensinado. Destaca-se que as competências e habilidades gerais Administração e gerenciamento e Comunicação apresentaram predominantemente os piores índices na perspectiva do ensino nos cursos de graduação na área da saúde da UFVJM. Os resultados demonstrados nesse estudo evidenciaram a necessidade de refletirmos sobre o perfil da formação dos profissionais em saúde, tendo em vista as reais demandas e necessidades de saúde da população, em especial no que diz respeito os processos de gestão.Item Avaliação da gestão da rede de atenção à urgência e emergência na atenção primária à saúde(UFVJM, 2019) Silva, Zilmar Geralda de Almeida; Ribeiro, Mirtes; Barroso, Heloisa Helena; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela OliveiraObjetivo: Analisar os serviços de Atenção Primária à saúde para o atendimento de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório transversal com abordagem quanti-qualitativa sob análise de questionários adaptados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que foram aplicados aos gestores municipais e gerentes de unidades de saúde de municípios da região de saúde de Diamantina. Para adequação dos instrumentos de avaliação foi realizado um teste piloto no município com menor população. A análise dos dados quantitativos foi feita através do programa Sphinx Survey edição léxica, Versão 5.0.1.4, e incluiu análise descritiva e estatística. A análise dos dados qualitativos foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: De acordo com os gestores e gerentes 77,8% dos municípios não possuem condições efetivas de atendimento de Urgência e Emergência devido à inexistência de capacitação da equipe, e em 33,3 % dos municípios por falta de recursos materiais. Destes municípios 33,3% não possuem Unidade de Saúde aberta 24horas por dia para o atendimento à população, como também não conta com a presença de equipe completa em período integral. De acordo com os gestores, apenas 44,4% dos municípios realizaram ações de educação permanente em saúde em urgência e emergência, embora a totalidade dos gestores tenha autonomia para fazê-lo. Dentre os entraves enfrentados pelas equipes referentes à disponibilidade de materiais, 44,4% delas não têm condições de suporte ventilatório pediátrico por não possuírem ressuscitador manual pediátrico, e 78% não apresentam condições de proporcionar vias aéreas definitivas em crianças por não possuírem todos os materiais necessários. Quanto às opiniões de gestores e gerentes, estas convergem para a importância e a necessidade tanto dos atendimentos dos casos de Urgência e emergência na Atenção Primária, bem como da viabilização dos recursos físicos e materiais, e da Educação Permanente em Saúde dos profissionais. Conclusão: Os achados permitiram descrever a realidade da rede de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde na Região de Saúde de Diamantina. As limitações encontradas indicam a necessidade de investimentos em processos de qualificação das equipes, melhorias da infraestrutura e recursos materiais no acolhimento às situações emergenciais; bem como otimização dos processos de gestão.Item Estudo de caso: conhecimento dos estudantes de farmácia sobre o Sistema Único de Saúde(UFVJM, 2017) Barbosa, Cynthia Antunes; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Rezende, Déborah Braga Oliva Audebert; Oliveira, Wellington deA homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia por meio dos seus princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação dos farmacêuticos propôs mudanças significativas na concepção e no modelo de educação, com conteúdo para a formação direcionada para a realidade sócio econômica do país. A concepção do ensino passou ser pautada para a formação de indivíduos com respostas às necessidades concretas da população, direcionada para pesquisa com competências para a produção de novas ideias e conhecimentos, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, além da sua preparação voltada para o mercado de trabalho, ficando sob a responsabilidade das instituições de ensino superior em desenvolver currículo e projeto político pedagógico para o atendimento desta proposta. Desse modo, considerando a formação de recursos humanos farmacêuticos para atuação no SUS e reflexões sobre o cenário vivenciado, o estudo objetiva identificar o conhecimento de estudantes do curso de graduação em farmácia sobre o SUS e sua relação com a matriz curricular da instituição de ensino. Como objetivos específicos, buscou-se identificar na matriz curricular os conteúdos de formação profissional para atuação no SUS segundo as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e relacionar o conhecimento dos estudantes com o conteúdo de formação profissional da matriz curricular de uma instituição da cidade de Montes Claros-MG. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um questionário aplicado aos estudantes do curso de farmácia e um formulário check list com vista a identificar as variáveis na estrutura curricular do curso de farmácia e no plano de ensino da disciplina. A análise de dados ocorreu em dois momentos, no primeiro foi empregada a análise estatística descritiva e o Teste Exato de Fisher e o segundo foi marcado pelo emprego da Análise de Conteúdo. Foi possível verificar que a maioria dos estudantes do curso de farmácia não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS. Embora a instituição de ensino possua uma política pedagógica, com intenção interdisciplinar, em atendimento as diretrizes curriculares, aos princípios e diretrizes do SUS, considera-se que exista a necessidade de mudanças nos processos produtivos, necessariamente relacionados com a mobilização e reorganização interna da instituição.Item Estudo do perfil e das percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde sobre a formação e o desenvolvimento profissional(UFVJM, 2013) Fernandes, Aline Graziele; Ribeiro, Milton Cosme; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Moysés, Neuza Maria Nogueira; Araújo, Alisson; Ribeiro, Milton CosmeEste estudo tem por objetivo conhecer o perfil e as percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde acerca da formação e do desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa e foi realizado com profissionais do departamento de vigilância em saúde de um município do Centro-Leste de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2013. Consistiu em duas etapas, sendo: 1) Aplicação de um questionário estruturado com dados sócios demográficos, de atuação e formação/desenvolvimento profissional; 2) Entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro com perguntas norteadoras. Após a realização das entrevistas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para a análise dos resultados. Na primeira etapa, a amostra foi composta de 55 trabalhadores e na segunda de 20. Dentre outros, verificaram-se os seguintes resultados: 58,2% dos entrevistados têm como cargo agente de combate a endemias; 61,8% são contratados; 69,1% ganham até dois salários mínimos; 41,8% possuem escolaridade de nível médio; 50% dos profissionais de nível superior são graduados na área de ciências da saúde; 41,8% nunca participaram de cursos de capacitação; 78,2% dos profissionais entrevistados disseram ser capacitados para as ações que desenvolvem; 58,2% dos profissionais atribuíram o conceito “bom” para o seu conhecimento em relação à vigilância em saúde. Obtiveram-se as seguintes categorias empíricas: entendimento de vigilância em saúde - prevenção de riscos e doenças para a saúde da população; importância das ações educacionais - conhecimento adquirido por meio da capacitação e atualização dos profissionais para a melhoria do trabalho na área de atuação; dificuldades - desconhecimento da gestão quanto à vigilância em saúde e inexistência de recursos financeiros; facilidades - interesse do servidor em se capacitar; levantamento dos temas: atuação dos agentes de endemias, educação em saúde para a população, imunização, vigilância sanitária nos estabelecimentos e curso básico de vigilância em saúde. Dentre outros achados, foi possível identificar a necessidade de implementação de ações educacionais, voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional e relacionadas à vigilância em saúde para os trabalhadores da área, com o intuito de propiciar a transformação dos processos de trabalho para a efetivação da vigilância em saúde.Item Motivos da não vacinação contra a Febre Amarela na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina - Minas Gerais(UFVJM, 2021) Jesus, Kesley Duarte de; Ribeiro, Mirtes; Barroso, Heloisa Helena; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ribeiro, Gabriela de CássiaIntrodução: A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, de curta duração e gravidade variável, causada por um vírus do gênero Flavivírus e transmitida por mosquitos-fêmeas infectados. Pode ser de dois tipos: febre amarela urbana e silvestre. Manifesta-se por insuficiência hepática e renal, podendo matar. É um dos maiores desafios para autoridades de saúde pública, por se tratar de uma zoonose, de difícil erradicação, responsável por grandes números de mortes entre o século XVIII e o início do século XX. Não há tratamento etiológico específico e uma das formas de prevenção mais importante é a vacinação. Objetivo: Analisar os motivos informados de moradores da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina da não vacinação contra a Febre Amarela. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo, ecológico, com análise quantitativa do banco de dados secundários dos 33 municípios, que pertencente à Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, referente aos vacinados registrados do ano 2000 a 2019 no SIPNI e do MRC realizado no período de janeiro de 2017 a outubro de 2019. A amostra de 412.801 pessoas, contou com a participação de indivíduos com faixa etária a partir dos nove meses. A análise de dados foi feita através do programa Excel e no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0, e incluiu a análise descritiva das variáveis em questão, teste de Mann-Whitney para variação das medianas quando possível. Os demais dados foram analisados por meio da diferença numérica e de percentual considerando as variáveis envolvidas. Resultado: O estudo apontou na Regional um percentual ascendente de doses acumuladas, com transição de resultados heterogêneos à homogeneidade entre os municípios. E a cobertura vacinal do MRC se mostrou adequada, que refletiu à meta preconizada pelo PNI (95%), exceto a faixa etária de 20 a 59 anos (92,50%) abaixo do preconizado que precisa de intervenção. As análises estatísticas mostraram que não houve uma variação significativa entre as médias dos motivos para não vacinação entre os anos de 2017 e 2018 (Z= -400; p =0,689), 2018 e 2019 (Z=-971; p=0,332) e entre 2017 e 2019 (Z= -204; p=0,838), destaque para perda do comprovante, falta de tempo e desconhecimento sobre a vacina, vem reafirmar que os motivos são os mesmos nos três anos com médias homogêneas. A maioria da população entrevistada que não estava vacinada, e poderia receber a vacina, foi vacinada, nesta proporção obteve-se uma variação inferior a 1% (2017-0,39%; 2018-0,57%; 2019- 0,75%). O MRC como ferramenta útil, fornece subsídios para intervenção e com essa informação, a necessidade de se priorizar ações, tais como atividade de educação/informação e ou política pública, o mesmo se aplica a implentação de Procedimento Operacional Padrão. Conclusão: O estudo realizado identificou perdeu/sem o comprovante, falta de tempo e desconhecimento da vacina pelo MRC como os principais motivos informados por moradores municípios da SRS Diamantina da não vacinação contra a Febre Amarela, elementos difultadores à adesão, para intervenção.Item Necessidades formativas dos egressos do curso de enfermagem na área do envelhecimento(UFVJM, 2020) Marques, Giselia Aparecida; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela Oliveira; Araújo, Christiane MottaAs necessidades curriculares e formativas na área de saúde do idoso e no atendimento das demandas específicas do processo de envelhecimento, para profissionais da área da saúde, em especial para os enfermeiros, são indispensáveis para uma formação adequada e atualizada com foco no novo perfil da população brasileira. Além disso, a população idosa em crescimento, apresenta fator de risco para diversas patologias, entre elas o novo coronavírus, que tem despertado a necessidade de reestruturação e melhorias na formação profissional voltadas a proteção, saúde e bem-estar do idoso. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as necessidades formativas levantadas pelos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, após sua inserção na prática profissional. Os sujeitos do estudo foram constituídos de 20 enfermeiros formados na UFVJM, que trabalham em serviços de saúde no município de Diamantina/MG. Este estudo de abordagem descritiva e qualitativa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM, parecer sob número 3.562.996. No primeiro momento foi realizado um extensivo levantamento bibliográfico, a fim de fornecer melhor compreensão do processo de transição demográfica, do envelhecimento da população e a relação das competências profissionais necessárias para o cuidado ao idoso na área de enfermagem. Para o levantamento das demandas profissionais necessárias na área do idoso, segundo a ótica dos próprios enfermeiros foi realizado uma entrevista semiestruturada aos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, formados no período de 2008 a 2018. A metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise de conteúdo para compressão dos dados, onde os discursos foram transcritos na integra e posteriormente categorizados em unidade de registro e unidade de sentido. Na análise dos dados observou que a abordagem sobre o envelhecimento na graduação é de extrema importância, bem como seu reflexo na prática profissional. Os entrevistados apontaram que os conteúdos abordados durante as disciplinas foram generalistas e superficiais, gerando grande insegurança no início da atuação profissional. Desta forma, essa pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da saúde do idoso e do processo de envelhecimento atualmente, especialmente devido aos fatores de risco associados ao idoso e da situação de isolamento social devido à pandemia do COVID-19. Bem como, fomentar a construção dos currículos do curso de enfermagem com abordagens mais aprofundadas nessa temática, tanto na teoria quanto na prática clínica.Item Um olhar além dos números: análise do perfil epidemiológico da violência interpessoal e autoprovocada notificada do município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil(UFVJM, 2020) Dória, Giselle Aparecida; Cury, Geraldo Cunha; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Ribeiro, Mirtes; Senna, Maria Inês Barreiros; Pereira, Diogo Neves; Miranda, João Luiz deA relevância em aprofundar estudos sobre o complexo fenômeno da violência baseia-se no fato de ser imprescindível o envolvimento dos profissionais de saúde sobre a temática, uma vez que há o reconhecimento da violência como problema de saúde pública, por outro lado, há uma subnotificação que gera uma invisibilidade, dificultando o seu enfrentamento. A notificação das violências, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), consiste numa das mais colaborativas ações que profissionais de saúde podem desempenhar no combate à violência. O presente estudo objetivou realizar um diagnóstico situacional local do perfil epidemiológico da violência interpessoal e autoprovocada notificada no município de Diamantina (MG), a partir de indicadores das notificações, utilizando-se dados do Sinan, por meio das fichas de notificação, no período 2013 a 2019. Houve 509 notificações de violência durante o período trabalhado, que totaliza sete anos, representando um aumento de 390% de 2013 a 2019. No que se refere às unidades de saúde notificadoras dos casos de violência, constatou-se que os hospitais locais foram responsáveis por 481 (94,5%) notificações durante este período. Em relação ao sexo das vítimas, observou-se que, em média, 439 (90%) casos atingiram as mulheres e a raça predominante foi a negra, com 392 (74,9%) notificações, considerando o somatório de pardos, com 303 (57,9%) e pretos 89 (17,0%) casos, porcentagem esta semelhante nos sete anos analisados. No que se refere ao tipo de violência, a violência física foi a prevalente dentre as notificações no período estudado, com 288 casos (33,9%), seguida da violência sexual, que apresentou 285 casos (33,6%) casos notificados. Necessário salientar que o total de registros de violência segundo o tipo, difere do total de casos notificados no total, pois em alguns casos são preenchidos diferentes tipos de violência para um mesmo episódio de notificação, gerando, uma sobreposição de informação. Na análise por faixa etária, observou-se uma maior incidência dos casos de violência na faixa de 10 a 14 anos, 136 casos notificados (26,7%). Ao estudar o comportamento destes dados, foi possível inferir sobre uma subnotificação dos casos pela Atenção Primária do município, comprometendo o retrato estatístico da violência e a oferta adequada de uma linha de cuidado à vítima. Além disso, os resultados revelam a importância da caracterização do perfil das violências para direcionamento de intervenção e elaboração de políticas públicas intersetoriais para o enfrentamento da violência nesta região.Item Orientações para sala de vacina e imunização(2020) Barbosa, Bárbara Ribeiro; Guedes, Camila de Fátima; Barroso, Heloisa Helena; Costa, Jéssica Sabrina; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Gonçalves, Moisés Willian Aparecido; Miranda, Luciana Ferreira de Miranda; Ribeiro, MirtesEste guia tem como objetivo fornecer instrumentos de consulta rápida para profissionais que atuam na sala de vacina. São apresentadas orientações gerais sobre os imunobiológicos, tais como: rede de frio, organização da sala de vacinas e das caixas térmicas, tratamento e descarte correto das vacinas. Listamos as principais vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização (PNI), indicações, esquemas de aplicação, dose, validade, modo de conservação, composição da vacina, contraindicações, eventos adversos, vias de administração e locais de aplicação. Importante ressaltar que a área da imunização é dinâmica, onde ocorrem atualizações constantes. Fique atento no calendário e nos esquemas vacinais, este já atualizado em novembro de 2020.Item Processos administrativos disciplinares e seus impactos na saúde do servidor público(UFVJM, 2020) Santos, Antônio César dos; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Oliveira, Altamir Fernandes de; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, MirtesEste estudo se situa na linha de pesquisa Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde. O principal objetivo do texto é caracterizar os impactos dos processos administrativos disciplinares (PAD) na saúde dos servidores docentes da UFVJM, a partir dos relatos médicos e dos relatos dos próprios trabalhadores contidos nos autos processuais. A pesquisa teve ainda, como objetivos específicos, aferir o número de processos administrativos disciplinares concluídos na UFVJM no período de agosto de 2011 a agosto de 2019, identificando as principais características dos processos concluídos no período em tela, além de tipificar os atestados médicos contidos nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se a abordagem quali-quantitativa. Destaca-se neste estudo que o PAD tem sido utilizado como mecanismo de gestão de conflitos entre os sujeitos e a Administração e que o trabalho exercido junto às comissões de PAD se traduz em fator predisponente para o sofrimento e adoecimento do trabalhador no contexto atual do trabalho docente realizado na universidade pública brasileira. Diante dos resultados encontrados, acredita-se que a pesquisa possa contribuir para o direcionamento de ações pela UFVJM, no sentido de amenizar os sofrimentos desencadeados nos trabalhadores em decorrência da sua participação na atividade disciplinar na universidade.Item Saúde do adolescente e o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde(UFVJM, 2015) Mata, Renan Neves da; Araújo, Alisson; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Botti, Nadja Cristiane Lappann; Ribeiro, Liliane do Consolação CamposEstudo composto de referencial teórico (revisão narrativa) acompanhado de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas. A revisão narrativa foi realizada com consulta em bases de dados científicos, abrangendo o período dos últimos dez anos (2005-2015), com a qual se objetivou identificar as publicações relativas à temática: formação do profissional de saúde para atender o adolescente no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Optou-se por realizar a coleta do material de forma não sistemática, o banco de dados foi sendo complementado com os materiais encontrados, pela busca de citações nas publicações inicialmente identificadas, órgãos governamentais e autores relevantes na área. Os artigos encontrados abordavam no campo da saúde do adolescente, predominantemente, temas como: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, violência, gravidez na adolescência. Foram escassos os estudos que buscaram contextualizar a formação dos profissionais de saúde para atender essa clientela, em especial por meio da APS, fato que ressalta a importância deste trabalho. No tocante a pesquisa qualitativa foi estudada a perspectiva dos profissionais que atuam em Estratégia de Saúde da Família (ESF) acerca de seu processo de formação profissional, durante a graduação, para cuidar dos adolescentes. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Participaram 11 trabalhadores da atenção primária à saúde de municípios da Microrregião de Diamantina/MG. Os dados foram obtidos por meio de 11 entrevistas abertas e analisados conforme a Análise de Conteúdo. As informações convergiram para três categorias: 1)o preparo na graduação para atender os adolescentes na ESF; 2)assistência insatisfatória prestada ao adolescente; 3)perspectivas para a melhora da formação e dos profissionais. O processo de ensino adotado nas universidades apresenta reflexos claros na assistência prestada pelos profissionais, que se sentem despreparados para atender o público que vivencia a fase da adolescência. Nesse sentido, é fundamental o diálogo contínuo entre instituições de ensino, Sistema Único de Saúde, e comunidade, para que as fragilidades no processo de formação e assistência em saúde possam ser reconhecidas e superadas.Item Serviços de alimentação: boas práticas de manipulação de alimentos durante a pandemia de COVID19(UFVJM, 2021) Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Abreu, Aline Afonso; Paulista, Andressa Stefany Guimarães; Queiroz, Nathaly Nara Araújo; Ribeiro, Mirtes; Ferreira, Vanessa Alves; Neves, Kelly da Rocha; Soares, Helen Cristina Soares e; Pires, Ivy Scorzi Cazelli