Browsing by Author "Pereira, Diogo Neves"
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Item Áreas de conhecimento da Enfermagem em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo na UNEB Campus XII(UFVJM, 2023) Lima, Jorge Henrique Bezerra de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)As Áreas do Conhecimento constituem-se como um aglomerado de conhecimentos inter-relacionados e coletivamente construídos, centralizados de acordo com a natureza do objeto de investigação para ensinar, pesquisar e praticar. As Áreas de Conhecimento da Enfermagem subsidiam a organização de toda a esfera que rege essa ciência no que diz respeito ao processo de formação na graduação, além de embasar e legitimar o que a Enfermagem domina, executa e pesquisa. O estudo objetivou investigar as Áreas de Conhecimento abordadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII – Guanambi/BA. Trata-se de um estudo de caso de natureza predominantemente quantitativa, realizado a partir de um levantamento documental dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos do curso de bacharelado em Enfermagem Do Departamento de Educação (DEDC) da UNEB, Campus XII. Os dados foram gerados por meio do acesso aos TCC disponíveis na biblioteca pública da UNEB. Com a obtenção de 144 trabalhos defendidos entre 2011 e 2019, foi construído um banco de dados a partir da montagem de planilhas no programa Microsoft Excel. Com base nesse banco de dados, foram elaboradas tabelas que agregavam as informações e realizados cruzamentos das variáveis usando o mesmo programa. A área de conhecimento Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso foi a mais abordada nos trabalhos realizados. Os aspectos mais importantes que impactam nas áreas de conhecimento abordadas, centralizam-se na influência da área de pesquisa e atuação dos docentes e na vinculação com a matriz curricular do curso. Espera-se que os resultados desta pesquisa favoreçam especificamente o curso de bacharelado em Enfermagem da UNEB, Campus XII, proporcionando outras possibilidades no usufruto das ferramentas metodológicas que motivam o acadêmico a pesquisar.Item Do Banco Mundial ao Vale do Jequitinhonha: entre a pobreza e o desenvolvimento(UFVJM, 2021) Lopes Neto, Antônio Augusto; Mattos, André Luís Lopes Borges de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mattos, André Luís Lopes Borges de; Stocco, Aline Faé; Pereira, Diogo Neves; Sprandel, Márcia AnitaEste texto buscar interpretar o surgimento do Vale do Jequitinhonha a partir das práticas e do discurso do desenvolvimento. Entretanto, nosso objetivo é explorar uma dimensão pouco abordada na pesquisa acadêmica sobre a região, que concerne ao papel desempenhado por entidades multilaterais na elaboração de estratégias de combate à pobreza e de desenvolvimento. Esta abordagem, portanto, à luz da bibliografia relacionada ao tema, pretende analisar a atuação do Banco Mundial em Minas Gerais, autor e financiador do “Projeto de Redução da Pobreza Rural em Minas Gerais”, executado pelo Estado entre os anos de 2005 e 2011. O projeto em questão foi inteiramente executado no Norte e Nordeste do estado de Minas Gerais, abarcando toda a região do Vales do Jequitinhonha e Mucuri.Item Educação farmacêutica na escola entre pais de alunos do ensino fundamental(UFVJM, 2019) Carvalho, Marcony Raimundo Figueiredo de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Bonadiman, Heron Laiber; Santos, Delba FonsecaA realização do presente estudo tem por base o conhecimento sobre a utilização de medicamentos em crianças e adolescentes através da compreensão de como pais de alunos do ensino fundamental promovem o uso de medicamentos em seus filhos. Seu objetivo é compreender como os cuidadores regulam a utilização de medicamentos em crianças e jovens na idade escolar: condutas mais comuns, seguimento da posologia, medicamentos utilizados, fontes dos medicamentos, associações e expectativas em torno dos medicamentos, tempo de tratamento, além da observação em relação à automedicação. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa e análise de conteúdo temática. Foi realizado na Escola Municipal Jorge Mascarenhas, localizada no município de Araçaí, Minas Gerais. Participaram desde estudo pais de alunos no ensino fundamental 1, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os dados foram obtidos através da realização de grupos focais no contexto da utilização racional de medicamentos e de acordo com os hábitos e culturas dos pais. Os dados do estudo foram submetidos à análise de conteúdo, procurando identificar as problemáticas debatidas durante as sessões dos grupos focais. Dentre os vários resultados alcançados, a pesquisa indicou um alto consumo de medicamentos por crianças e adolescentes mediado pelos pais, sendo importante a introdução de práticas para a construção de uma saúde pública focada no cidadão e em suas relações com o meio em que vive, como forma de melhoria da qualidade de vida. Sendo assim, a partir do estudo conseguiu-se o delineamento de proposta de ação em educação farmacêutica a ser desenvolvida no contexto pesquisado, o Projeto Farmácia com Alegria. Este é baseado nos resultados do estudo, servindo como instrumento para a Educação Farmacêutica nas escolas.Item O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente(UFVJM, 2019) Pereira, Juliana Andrade; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique Andrade; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Barbosa, Henrique Andrade; Pereira, Diogo Neves; Soares, Wellington DaniloObjetivo: Compreender o processo de formação profissional de enfermeiros do campo da docência. Matérias e Métodos: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa e com abordagem em história oral. Foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2019. Para o processo de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Foram incluídos enfermeiros docentes, atuantes nas seguintes áreas: curso de graduação em Enfermagem; curso técnico; e nos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde. A amostra foi por cotas, sendo composta por 14 enfermeiros docentes que foram divididos por especialidades sendo: uma graduada, três especialistas, três residentes, três mestres, três doutores e uma pós-doutora. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para coleta de dados, realizada na Universidade Pública, durante o turno matutino, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 3.085.605/2018. O estudo está organizado em revisão de literatura, no qual se buscou traçar o que é história da enfermagem, história da enfermagem moderna, história da enfermagem no Brasil, Ana Neri, formação do enfermeiro (a), bacharelado, licenciatura, ser professor (a), ser professor na enfermagem, competência do enfermeiro docente e profissional, enfermeiro docente e seu processo de formação. Resultados e Discussão: Os discursos dos entrevistados retratam aspectos únicos, singulares que revelaram as percepções variadas acerca da temática do estudo. Nesta perspectiva, é relevante ressaltar que existem algumas diferenças na formação dos enfermeiros na área da docência. A maioria dos entrevistados afirma que não tinha a enfermagem como à primeira escolha em relação ao curso de graduação, alguns queriam medicina, odontologia ou algum curso na área da saúde, e que a identificação com a profissão surgiu com o passar dos períodos. E em relação à formação pedagógicos os entrevistados relatam que não tiveram disciplinas na graduação volta para a docência que a formação deles eram para atuar como enfermeiro assistencial. Os enfermeiros docentes entram nesta nova profissão por diversos motivos e ao longo do tempo vão criando os seus próprios métodos de ensino e buscam capacitações, especializações, mestrado e doutorado. Considerações Finais: Salienta-se com este estudo que a identidade do enfermeiro assistencial ou do enfermeiro docente está em processo de transformação constante, que a identidade profissional é algo que a cada dia se modifica por este motivo torna-se necessários novos estudos com outras abordagens metodológicas.Item Escolha de trajetórias profissionais por acadêmicos de medicina: um estudo de seus principais fatores, motivações e processos(UFVJM, 2022) Ruas, João Pedro Paulino; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Sant'Anna, Paulo Afranio; Ferreira, Paulo Rogers da SilvaEste estudo se situa na linha de pesquisa Ensino, Saúde e Cultura do Programa de Pós- Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seu objetivo central é caracterizar os principais fatores que influenciam na escolha da trajetória profissional a ser seguida por acadêmicos de medicina após a conclusão da graduação. Diante deste cenário, os objetivos secundários são entender a relação dos fatores sociodemográficos com as escolhas, identificar qual o momento da graduação o acadêmico define essa trajetória e as principais oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho na região de realização do estudo. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com acadêmicos do 9° ao 11° período da instituição de ensino superior UNIFIPMoc que estão estagiando no Hospital Santa Casa de Montes Claros, abordando todo o processo envolvido na escolha das suas trajetórias profissionais. Estas abordagens favoreceram uma compreensão mais ampla de fatores influenciadores intrínsecos e extrínsecos que foram organizados no campo da prática profissional, no campo da formação, no campo das relações interpessoais e no campo social, embasados no conhecimento de todo processo estrutural da formação médica e do contexto sociocultural regional. Conclui-se que são vários os aspectos internos e externos que se atualizam enquanto processos percebidos na escolha das trajetórias que, analiticamente, foram trabalhados como categorias. Estas categorias operam sempre de maneira associada e foram organizadas em campos para melhor análise. Apesar que no contexto do estudo o campo social obteve um maior destaque, em cada contexto concreto esses processos ganharão características específicas. Dessa forma, se o mesmo estudo for realizado com outros estudantes, diferenças serão encontradas.Item Fatores associados à cura da tuberculose no Norte de Minas Gerais, 2009 a 2018(UFVJM, 2021) Brito, Siderllany Aparecida Vieira Mendes de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Pereira, Diogo Neves; Senna, Maria Inês BarreirosEssa dissertação é composta por uma introdução, uma revisão integrativa de literatura e por um estudo sobre os fatores associadoas à cura da Tuberculose (TB). O objetivo do trabalho foi trazer à luz discussões acerca dos fatores associados à cura da TB pulmonar no Norte de Minas Gerais/Brasil. Ademais, apresenta o padlet de TB, elaborado como produto que trabalha a integração ensino-serviço. No percurso metodológico da revisão integrativa de literatura, fez-se busca em publicações científicas de 2016 a 2021, que objetivou evidenciar conceito de cura e fatores associados à cura no tratamento da TB. Os dados foram coletados mediante busca nas bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs e Scopus utilizando os descritores: tuberculose, tratamento e cura, em português e inglês. No outro estudo, de abordagem transversal e analítica que utilizou dados de notificações de pacientes residentes em 53 municípios registradas nos anos de 2009 a 2018 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). Para tanto foram realizados teste de Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, para valores esperados menores de cinco, e por regressão logística binária calculado odds ratio e intervalos de confiança de 95% para todas as variáveis significativas p<0,20. O objetivo foi verificar existência de associações entre a variável situação de encerramento (cura/não cura) e sexo, idade, raça, escolaridade, populações especiais, fatores de risco/comorbidades e variáveis de assistência programática, propostas em modelo teórico de eixos de vulnerabilidades. Os resultados da pesquisa mostraram que foram encontrados cinco artigos que embasaram a revisão feita a partir deles. Por outro lado, foram analisados 1237 casos novos de tuberculose pulmonar que evidenciaram, neste estudo, que ser do sexo feminino, ter ensino médio completo, ser beneficiário de transferências governamentais de renda, não ser HIV positivo, não ser alcoolista, ser diabético, fazer tratamento diretamente observado aumentam as chances de cura da tuberculose pulmonar. Contudo, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados, que os produtos são especialmente úteis nas práticas do trabalho do programa regional de controle de tuberculose e almeja-se que contribuam para estratégias efetivas para o controle da tuberculose.Item História, cultura e saúde: um estudo na comunidade quilombola de Quartel do Indaiá(UFVJM, 2021) Nascimento, Victoria Brant Araújo; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Hemmi, Ana Paula Azevedo; Guimarães, Melissa MonteiroEste estudo se situa na linha de pesquisa Ensino, Saúde e Cultura do Programa de Pós- Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seu principal objetivo é caracterizar os aspectos históricos e culturais que permeiam o contexto da comunidade quilombola de Quartel do Indaiá e que têm influência sobre a saúde da sua população. Diante deste cenário, o objetivo secundário é entender a dinâmica do uso de plantas medicinais, por ser uma prática milenar que sofreu mudanças no decorrer dos anos, sendo um ponto importante no entendimento do processo saúde-doença. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e com abordagem qualitativa. Foram realizadas inserções na comunidade, com caráter etnográfico, que permitiram a observação das suas principais características e peculiaridades, bem como seus aspectos culturais e socioeconômicos. Além disso, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade, abordando principalmente o uso de plantas medicinais. Estas abordagens aliadas favoreceram uma compreensão mais ampla da comunidade e uma maior riqueza de detalhes e interpretações. Conclui-se que houve historicamente uma mudança significativa no contexto da comunidade, não somente no que tange o uso de plantas medicinais, mas também as relações sociais e a apropriação da cultura local. Percebe-se que ocorreu uma desvalorização da mesma no decorrer dos anos, justificada por diversos marcos históricos e sociais. Diante dos resultados encontrados, argumenta-se ser necessária a valorização dos costumes locais pelos profissionais de saúde, a partir de abordagens empáticas, a fim de estabelecer relações mais respeitosas com a cultura da comunidade.Item Um olhar além dos números: análise do perfil epidemiológico da violência interpessoal e autoprovocada notificada do município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil(UFVJM, 2020) Dória, Giselle Aparecida; Cury, Geraldo Cunha; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Ribeiro, Mirtes; Senna, Maria Inês Barreiros; Pereira, Diogo Neves; Miranda, João Luiz deA relevância em aprofundar estudos sobre o complexo fenômeno da violência baseia-se no fato de ser imprescindível o envolvimento dos profissionais de saúde sobre a temática, uma vez que há o reconhecimento da violência como problema de saúde pública, por outro lado, há uma subnotificação que gera uma invisibilidade, dificultando o seu enfrentamento. A notificação das violências, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), consiste numa das mais colaborativas ações que profissionais de saúde podem desempenhar no combate à violência. O presente estudo objetivou realizar um diagnóstico situacional local do perfil epidemiológico da violência interpessoal e autoprovocada notificada no município de Diamantina (MG), a partir de indicadores das notificações, utilizando-se dados do Sinan, por meio das fichas de notificação, no período 2013 a 2019. Houve 509 notificações de violência durante o período trabalhado, que totaliza sete anos, representando um aumento de 390% de 2013 a 2019. No que se refere às unidades de saúde notificadoras dos casos de violência, constatou-se que os hospitais locais foram responsáveis por 481 (94,5%) notificações durante este período. Em relação ao sexo das vítimas, observou-se que, em média, 439 (90%) casos atingiram as mulheres e a raça predominante foi a negra, com 392 (74,9%) notificações, considerando o somatório de pardos, com 303 (57,9%) e pretos 89 (17,0%) casos, porcentagem esta semelhante nos sete anos analisados. No que se refere ao tipo de violência, a violência física foi a prevalente dentre as notificações no período estudado, com 288 casos (33,9%), seguida da violência sexual, que apresentou 285 casos (33,6%) casos notificados. Necessário salientar que o total de registros de violência segundo o tipo, difere do total de casos notificados no total, pois em alguns casos são preenchidos diferentes tipos de violência para um mesmo episódio de notificação, gerando, uma sobreposição de informação. Na análise por faixa etária, observou-se uma maior incidência dos casos de violência na faixa de 10 a 14 anos, 136 casos notificados (26,7%). Ao estudar o comportamento destes dados, foi possível inferir sobre uma subnotificação dos casos pela Atenção Primária do município, comprometendo o retrato estatístico da violência e a oferta adequada de uma linha de cuidado à vítima. Além disso, os resultados revelam a importância da caracterização do perfil das violências para direcionamento de intervenção e elaboração de políticas públicas intersetoriais para o enfrentamento da violência nesta região.Item Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo(UFVJM, 2018) Pereira, Diogo Neves; Silva, Hemerenciana Maria da; Mendes, Maurício TeixeiraEste livro é uma empreitada de descoberta individual e de valorização social de uma comunidade do campo. Em seu decorrer serão explorados alguns dos múltiplos traços e laços que compõem esta comunidade. Mirada desde diferentes perspectivas, Padre João Afonso aparecerá em sua complexidade e fortuna. Evidentemente, sem qualquer pretensão de esgotamento de sua configuração. Ao contrário, o que se achará serão frestas por onde olhar, convites a se aproximar e saber mais profundamente por outros meios. Este resultado só foi possível com a colaboração de uma profusão de autores bastante heterogêneos. De maneira geral, o que os une são seus vínculos com a comunidade de Padre João Afonso. Por outro lado, este resultado é fruto de uma tríplice articulação institucional. Primeiro, por parte do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Segundo, por parte do Projeto de Extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades, fomentado pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFVJM. Terceiro, por parte da Escola Estadual Padre João Afonso, localizada nesta comunidade. De maneira geral, o que os une são os princípios e os objetivos sintetizados no ideal de Educação do Campo.Item Paiol: conhecendo uma comunidade quilombola(UFVJM, 2020) Quaresma, Anne Karine Pereira; Pereira, Diogo Neves; Gomes, Nayara PereiraEste livro é fruto de uma linda caminhada que começou no início de 2019 e concluiu no fim do tumultuado ano de 2020. Percorrer toda a extensão do território do Paiol e conhecer um pouco sobre a vida cotidiana dos moradores foi uma das inúmeras propostas do Projeto de Extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades. Através das ações desenvolvidas na comunidade foi possível compreender o motivo pelo qual os paiolenses são tão fortes, persistentes e acolhedores. A obra apresenta a comunidade sob diferentes prismas: seus integrantes, sua história, sua cultura, seus cotidianos, seus objetos, suas plantas, suas paisagens e muito mais.Item Política de assistência estudantil na UFVJM: um olhar para a Licenciatura em Educação do Campo(UFVJM, 2019) Andrade, Adilceia Aparecida Pacheco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Ramalho, Mara Lúcia; Castro, Carlos Henrique Silva de; Pereira, Diogo NevesA educação superior, sobretudo a pública, cumpre um papel de relevância para o repertório sociocultural e econômico do indivíduo e da sociedade. Nos últimos anos, houve uma ampliação do acesso das camadas populares ao ensino superior brasileiro, visando à redução das desigualdades sociais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), possibilitou a ampliação de vagas no sistema educacional atendendo a população do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Rio Doce, Norte e Nordeste de Minas Gerais. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da política de assistência estudantil para os estudantes do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM. Como recorte temporal, definimos o período de 2013 a 2019. Para a coletar os dados, realizamos pesquisas documentais e entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso, contemplados pela política de assistência estudantil da UFVJM. As reflexões mostram que são inúmeros os desafios enfrentados pelos estudantes da LEC/UFVJM para permanecerem na universidade. A pesquisa nos permitiu ver que a democratização do ensino superior não se consolidará somente com o acesso à universidade gratuita e que a política de assistência estudantil é indissociável do processo de garantia de direito à educação. Dessa forma, a assistência estudantil se apresenta como possibilidade de inclusão no ensino superior por meio de suporte financeiro aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade social, fomentando a equidade social no âmbito formativo e auxiliando na construção de uma educação justa e transformadora.Item Processos administrativos disciplinares e seus impactos na saúde do servidor público(UFVJM, 2020) Santos, Antônio César dos; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Oliveira, Altamir Fernandes de; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, MirtesEste estudo se situa na linha de pesquisa Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde. O principal objetivo do texto é caracterizar os impactos dos processos administrativos disciplinares (PAD) na saúde dos servidores docentes da UFVJM, a partir dos relatos médicos e dos relatos dos próprios trabalhadores contidos nos autos processuais. A pesquisa teve ainda, como objetivos específicos, aferir o número de processos administrativos disciplinares concluídos na UFVJM no período de agosto de 2011 a agosto de 2019, identificando as principais características dos processos concluídos no período em tela, além de tipificar os atestados médicos contidos nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se a abordagem quali-quantitativa. Destaca-se neste estudo que o PAD tem sido utilizado como mecanismo de gestão de conflitos entre os sujeitos e a Administração e que o trabalho exercido junto às comissões de PAD se traduz em fator predisponente para o sofrimento e adoecimento do trabalhador no contexto atual do trabalho docente realizado na universidade pública brasileira. Diante dos resultados encontrados, acredita-se que a pesquisa possa contribuir para o direcionamento de ações pela UFVJM, no sentido de amenizar os sofrimentos desencadeados nos trabalhadores em decorrência da sua participação na atividade disciplinar na universidade.Item As representações sociais de professores sobre saúde: um estudo de caso em escolas públicas de Belo Horizonte(UFVJM, 2016) Rezende, Kátia Souza; Sant´Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant´Anna, Paulo Afrânio; Rocha, Maria Isabel Antunes; Pereira, Diogo NevesA escola se apresenta como um campo fértil para a implementação de propostas, estratégias e ações de promoção da saúde, tornando-se lugar de interlocução entre saúde e educação. As ações de saúde que são desenvolvidas nas escolas podem ser compreendidas a partir da concepção de saúde que circula neste espaço. O Programa Saúde na Escola (PSE) é visto como elemento que altera o cotidiano escolar, fazendo emergir representações sociais sobre saúde atravessadas pelas ações de saúde que são realizadas neste espaço. Estas representações, por sua vez, influenciam as atividades, percepções, valores, julgamentos e decisões dos professores no âmbito da saúde. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo identificar as Representações Sociais sobre saúde dos professores de três escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte e seu impacto no desenvolvimento do Programa Saúde na Escola. Para tanto, foram realizados três grupos focais com os professores das três escolas estudadas. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, que permitiu identificar o processo de mudança de paradigma marcado de um lado, por ações de saúde na escola ancoradas no modelo biomédico e de outro, por uma perspectiva ampliada de saúde que considera os fatores biopsicossociais. Ao analisar a constituição dessas duas marcas de sentido, observou-se que ambas geram atitudes distintas e antagônicas. O estudo aponta que a escola, enquanto instituição de regulação social revela-se conservadora, dissociada das transformações que ocorrem na sociedade. Portanto a Teoria da Representação Social enquanto conhecimento compartilhado pelo grupo favorece o processo pelos quais os indivíduos em interação social, constroem explicações acerca dos objetos sociais. O caminho percorrido pelo estudo permitiu a identificação dos pontos de ancoragem e objetivação dos professores das três escolas estudadas. Tal constatação implica fazer uma leitura com auxílio do contexto sociocultural elaborado e compartilhado pelo grupo de pertença. Assim, é possível perceber como as representações se estabelecem.Item As representações sociais dos médicos brasileiros, dos usuários e dos gestores das ESF(s) e da mídia sobre o Programa Mais Médicos(UFVJM, 2016) Rocha, Jucimere Fagundes Durães; Sant'Anna, Paulo Afrânio; Vieira, Maria Aparecida; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant'Anna, Paulo Afrânio; Dias, Orlene Veloso; Pereira, Diogo NevesCriado em 2013, o Programa Mais Médicos integra um conjunto de políticas de formação de recursos humanos para a saúde com políticas educacionais nos cursos médicos, estímulo à pesquisa aplicada ao Sistema Único de Saúde e implementa medidas que asseguram a distribuição de médicos em regiões prioritárias por meio da chamada imediata de médicos brasileiros e estrangeiros. No entanto, desde a criação e implantação, os órgãos de classe médica se posicionam de maneira contrária, situação esta amplamente divulgada na mídia. Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender as representações sociais da mídia, dos médicos brasileiros, gestores e usuários das Estratégias de Saúde da Família sobre o Programa Mais Médicos. Para a realização do estudo optou-se pelo estudo tipo básico, documental e de campo, exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantiqualitativa cujo referencial teórico foi a Teoria das Representações Sociais. O cenário do estudo foi um município do norte de Minas Gerais. Os participantes do estudo foram 50 médicos brasileiros, 84 gestores e 208 usuários das Estratégias de Saúde da Família e o corpus de análise da mídia televisionada foi composto por 55 matérias dos Jornais Nacional e SBT Brasil exibidas no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. A coleta de dados foi feita utilizando teste de evocação de palavra e perguntas abertas. Os dados foram analisados por meio dos Softwares Ensemblesde Programmes Permettant l’Analyse des Evocations 2005 (EVOC®) e Classification Hiérarchique Classificatoire et Cohésitive - CHIC® (Versão 4.1). Os dados coletados por meio das perguntas abertas foram analisados pela técnica de análise do conteúdo de Bardin. Diante dos achados deste estudo, percebe-se que o Programa Mais Médicos tem suscitado polêmicas, acirrado debates, controvérsias, resistência e conflitos ideológicos entre os atores sociais. Esse contexto motivou reações e provocou a construção de representações sociais nos atores sociais implicados em sua trama, com interesses diversos e contraditórios, o que levou à elaboração de representações sociais sobre o Programa Mais Médicos divergentes de aceitação e reprovação pelos atores sociais envolvidos.Item O uso de plantas medicinais por diabéticos acompanhados pela estratégia saúde da família(UFVJM, 2018) Fonseca, Franciele Fagundes; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Hemmi, Ana Paula Azevedo; Dias, Orlene VelosoPesquisar a respeito do uso de plantas medicinais por pessoas com doenças crônicas como a diabetes é uma tarefa fundamental para a gestão do serviço realizado, uma vez que seu entendimento pode proporcionar uma melhora na qualidade do serviço prestado na Estratégia Saúde da Família. O objetivo do estudo é compreender o uso de plantas medicinais por pessoas com diabetes acompanhadas pela equipe de Saúde da Família no município de Montes Claros, MG. Investigar acerca desta temática poderá contribuir para a reflexão dos gestores e servidores em relação ao uso correto das plantas medicinais, divulgação dessas informações para os usuários, diminuição de gastos e melhorar o acesso da população ao tratamento. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. Foi utilizada a técnica de grupo focal e como referencial metodológico a análise de conteúdo temática. A coleta de dados envolveu o desenvolvimento de quatro grupos focais no período de agosto a setembro de 2017. Participaram deste estudo usuários do sistema público de saúde cadastrados e assistidos pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) com diabetes tipo 2. Os dados foram obtidos por meio da realização de grupos focais no contexto da Estratégia Saúde da Família do município de Montes Claros e posteriormente submetidos à análise. A partir da análise das transcrições das entrevistas e dos relatórios produzidos ao longo da pesquisa emergiram quatro categorias conceituais e treze subcategorias relacionadas ao uso das plantas medicinais. Observou-se, de maneira geral, que os usuários da Estratégia Saúde da Família em sua maioria fazem ou já fizeram uso de alguma planta medicinal. Também foi possível identificar a importância dos aspectos sociais que envolvem o uso das plantas medicinais e os fatores que influenciam seu consumo. Foi sugerida a criação de grupos de Educação Permanente, cursos e desenvolvimento de cartilhas educativas que valorizem a cultura popular.