Browsing by Author "Freire, Jose Carlos"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Entre sons e discursos: as representações da mulher e do homem rural na música sertaneja(UFVJM, 2023) Carvalho dos Anjos, Joênio; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Freire, Jose Carlos; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Santos, Rosselvelt JoséEsta dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – PPGER, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e faz parte da linha de pesquisa: "Sociedade e Cultura no Mundo Rural". A pesquisa tem como problemática compreender como a música sertaneja, representou a mulher e o homem do universo rural no período histórico de 1950 a 1970, recorte histórico que abarca transformações e processos importantes na sociedade brasileira, entre elas, a urbanização e industrialização, êxodo rural (consequente aumento da população urbana e diminuição significativa da população rural), mecanização do campo (Revolução Verde), ascensão da ditadura civil-militar, entre outros processos espaço/sociais. Quanto às transformações no campo, a figura do trabalhador volante "Bóia-Fria", revelou como os processos de modernização do aparelho jurídico brasileiro, bem como das formas de uso, produção e detenção do poder, estão imbricadas, e conjugaram a expropriação dos homens e mulheres do mundo rural, uma vez mais. Para compreender e adentrar no campo da música sertaneja adotou-se a Análise do Discurso Crítica enquanto metodologia que possibilitou desvelar universos sociais, representações e estruturas enraizadas na sociedade, tais como o Patriarcado, enquanto mecanismo de caráter predatório, violento, misógino. As análises então realizadas contabilizaram 109 músicas, que abordaram a temática proposta. Deste total, 45 foram selecionadas, sendo que 24 se referem às mulheres e 21 contém elementos descritivos e representados para com o homem rural. Como estratégia metodológica, optou-se por aquelas canções, que apresentaram maior número de elementos como forma de aprofundar as análises sem prejuízo quantitativo ou qualitativo. As análises demonstraram como a música é um nítido exemplo da complexidade, a qual estabelece diálogo com a perspectiva da Indústria Cultural, enquanto aparato de controle, como também a mesma mostrou-se composta por críticas sociais de várias amplitudes. Quanto à representação da mulher, esta recai expressivamente sobre a mulher negra, a qual é violentada, objetificada, uma vez mais, bem como a transmissão através da sonoridade, de mensagens, ideologias, violências para com as mulheres. Desta maneira, o patriarcado transita também através de sons, imagens e o imaginário. Quanto a representação masculina, observa-se a presença de críticas sociais, bem como a menção de algumas figuras, tal qual, o caminhoneiro, o qual foi considerado e mencionado enquanto "soldado do progresso brasileiro". Outro elemento analisado nesta pesquisa é a mídia rádio, a qual também mostrou-se enquanto produto de mercado e parte da indústria cultural. O percurso bibliográfico permitiu compreender a notória presença desse meio de comunicação na sociedade com ênfase no número de estações de rádio na região sudeste brasileira. Desta forma, os dados reforçam a importância desta pesquisa, na compreensão das dinâmicas sociais, as representações espaço/sociais das mulheres e homens do mundo rural, seu processo migratório para os centros urbanos. Por fim, analisar temas de tamanho significado na sociedade contemporânea, constitui-se enquanto ação e prática de resistência.